Contexto Internacional

  

 

 

 

 

 

Quando se iniciou o ano de 1870 a telegrafia tinha atingido já um papel preponderante nas comunicações: existiam aparelhos fiáveis, tinham-se lançado cabos submarinos, e havia êxito comercial.

Durante esta década, em que ocorrerá a publicação da ideia do Prof. Adriano de Paiva sobre a aplicação do selénio na telescopia eléctrica, vão ocorrer factos significativos, que poderão auxiliar a caracterizar a obra daquele professor da Academia Politécnica do Porto.

Em 1873 James C. Maxwell (1831 - 1879) publica o seu tratado &endash; Treatise on Electricity and Magnetism &endash;, obra vasta e de leitura pouco acessível, mas que fornecia as ferramentas matemáticas para a investigação e representação de muitos fenómenos, que ocorriam no âmbito da comunicação (telegrafia) e no âmbito da conversão de energia, e que fundamentariam algumas tecnologias emergentes, como as rádio-comunicações.
Alguns aspectos dessa teoria encontravam-se meramente latentes e necessitaram da ulterior colaboração de outros físicos &endash; os ''Maxwellianos'' G. F. FitzGerald, Oliver J. Lodge, Oliver Heaviside, Heinrich Hertz &endash; que contribuíram para esclarecer e realçar muitos aspectos da Teoria de Maxwell.

Em 1876 Oliver Heaviside (1850 - 1925), que tinha trabalhado vários anos como telegrafista, publicou um artigo ''On the Extra Current'' onde apresentou a equação matemática que rege a distribuição da tensão ao longo de uma linha telegráfica com parâmetros distribuídos &endash; a equação dos telegrafistas. O estudo da propagação ao longo de uma linha telegráfica iria permitir melhorar a qualidade da comunicação.

Também em 1876 Graham Bell (1847 - 1922), requereu em 14 de Fevereiro uma patente para um sistema de transmissões eléctricas simultâneas por meio telefónico. Nesse ano na exposição de Filadéfia o telefone foi apresentado ao público, com grande sucesso. Embora G. Bell não tivesse conhecimentos de electricidade no momento do desenvolvimento do telefone, o futuro contacto com investigadores, como S. Bidwell, durante a sua visita a Londres (Maio de 1878), permitiram-lhe apercerber-se da importância do comportamento fotocondutor do selénio, permitindo transformar uma variação da iluminação na emissão de som com a utilização de um telefone. Estas experiências levaram ao desenvolvimento em 1880 do fotofone, que permitia conversas telefónicas através da luz.

No contexto internacional, quer no âmbito teórico quer no âmbito das aplicações, estavam em curso grandes movimentos inovadores tanto científicos como técnicos, que foram responsáveis pelo desenvolvimento das Comunicações Eléctricas no século seguinte.


Manuel Vaz Guedes
Setembro-1998