Assiduidade e Pontualidade


 

A assiduidade é um dever que consiste em comparecer regular e continuamente ao serviço, e a pontualidade é um dever que consiste em comparecer ao serviço dentro das horas que forem designadas. (Artº 3º, nº 11, do Decreto-Lei nº 24/84, de 16 de Janeiro).

Na FEUP o Regulamento de Horários é aplicado a todo o pessoal Não-docente quer seja funcionário, agente e em regime de contrato de trabalho a termo.

No SiFEUP na sua página pessoal do lado direito da página encontra o Módulo Assiduidade, onde deverá justificar todas as irregularidades, verificar a assiduidade e marcar as férias.

A assiduidade e a pontualidade são deveres de todos os colaboradores da FEUP, e existe a obrigatoriedade de marcação de ponto em 4 períodos, à entrada e à saída, e no período de almoço.

Foram adoptadas pela FEUP as seguintes modalidades de horário: Horário Flexível; Horário Rígido e Horário Desfasado, que estão dependentes das funções que vai desempenhar e da sua Chefia.

Na modalidade de horário flexível, existem plataformas que são obrigatórias, e preferencialmente são: das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Se não cumprir este horário, é obrigatória a justificação pela Chefia. Para além das plataformas fixas, dependentes da concordância da sua Chefia, tenha o cuidado de gerir o seu tempo de forma a totalizar as horas de trabalho, de 7/8 horas diárias, portanto 35/40 horas semanais.

Qualquer dúvida sobre a Assiduidade pode consultar as FAQ's da DRH no SIFEUP, mas primeiro deve se validar.