Engenharia num minuto

Ciente do papel fundamental que as Instituições de Ensino Superior e as Unidades de Investigação têm na disseminação do conhecimento científico junto da população, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) tem vindo a assumir como visão estratégica a difusão da ciência e tecnologia pelo grande público, encarando as suas atividades de extensão como um elemento essencial ao desenvolvimento do meio envolvente.

Trata-se de uma missão que tem vindo a ser levada a cabo através de diversas  iniciativas de promoção e divulgação científica e tecnológica, como por exemplo, da disseminação alargada da ciência e tecnologia através dos OCS graças à colaboração regular dos docentes da FEUP na qualidade de especialistas junto dos Meios de Comunicação Social generalistas que solicitam explicações práticas sobre problemas da atualidade que afetam a sociedade em geral, de forma a que os públicos não científicos possam perceber de forma clara e simples, as grandes questões que influenciam o seu dia a dia e a sua qualidade de vida.

Com base nestes pressupostos, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto assume-se hoje como promotora de um projeto ao Programa MEDIA CIÊNCIA, de Apoio à produção de conteúdos para divulgação científica e tecnológica nos média, tendo obtido um financiamento de 100%. Trata-se de um projeto de criação de conteúdos de ciência e tecnologia, dirigido ao público em geral e de natureza não comercial, para difusão através da Comunicação Social, nomeadamente da RTP Informação, do Público Online e da Rádio Nova.

Este projeto assentou na parceria com outras entidades promotoras de ciência e tecnologia, nomeadamente dos Institutos de Interface sedeados no Campus da FEUP e dos laboratórios de investigação – que envolvem cerca de 500 investigadores. A “Engenharia num minuto” é uma rubrica fortemente multidisciplinar e transversal, envolvendo docentes/investigadores, especialistas e assente em 9 grandes áreas das seguintes engenharias: Minas, Química, Mecânica, Civil, Informática e Computação, Electrónica e Computadores, Gestão Industrial, Física, Metalurgia e Materiais.

O objetivo do projeto passa por disseminar o conhecimento científico junto de públicos mais vastos e não especializados, desmistificando a complexidade da Ciência e da Tecnologia, simplificando o conceito de engenharia, mostrando que está em todo o lado, ao longo da vida do ser humano, promover a cultura científica alargada e promover a interação entre a sociedade e os especialistas.

http://paginas.fe.up.pt/~engmin/


Vincere: Ciências e Engenharia em português

O projeto “Ciências e engenharia em português: vídeo e interação”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretendeu capacitar os docentes da FEUP na criação autónoma de conteúdos vídeo para apoio às suas aulas, criar conteúdos vídeo como recursos pedagógicos e avaliar o impacto da utilização desses vídeos na aprendizagem dos estudantes. Considerando que os vídeos podem libertar tempo na aula para outras atividades, em particular para interatividade na sala de aula, foi implementado e avaliado o peer instruction. Estas atividades inserem-se numa estratégia de desenvolvimento da qualidade do ensino e de inovação e capacitação institucional com o objetivo de um maior sucesso da aprendizagem.

http://paginas.fe.up.pt/~lea/projvincere/ 


Põe as Mãos na Massa

http://paginas.fe.up.pt/~dec/noticias/concurso-interescolar-poe-maos-na-massa