O Departamento de Engenharia Civil possui os seguintes órgãos de gestão: 

  • o Conselho do Departamento; 
  • o Diretor do Departamento; 
  • a Comissão Executiva. 

É órgão consultivo do DEC o Conselho de Professores Catedráticos.

 

 

O Conselho do Departamento é constituído por 30 membros que incluem: o Coordenador do Departamento; o Coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC); o Coordenador do Programa Doutoral em Engenharia Civil (PRODEC); os Coordenadores das Unidades I& D reconhecidas pela FCT sediadas na FEUP, que sejam membros do departamento; os Coordenadores de Secção; representantes dos professores e investigadores doutorados, eleitos pelos pares. 

A Comissão Executiva do Departamento é constituída por: o Coordenador do Departamento que preside; cinco docentes ou investigadores doutorados do DEC, nomeados pelo Coordenador do Departamento, sendo um dos membros o Vice-Coordenador do Departamento ao qual compete substituir o Coordenador do Departamento nas suas funções, em caso de ausência ou impedimento temporário deste. 

O conselho de Professores Catedráticos é um órgão consultivo do DEC para as questões de natureza científica e pedagógica, sendo constituído por todos os professores catedráticos do Departamento em efetividade de funções. 

O Departamento de Engenharia Civil está organizado em: 

  • Secções; 
  • Núcleos de Investigação; 
  • Serviços Centrais. 


No âmbito das Secções existem também os Laboratórios. 
As Secções são os elementos de base da estrutura do Departamento, a cada uma delas corresponde uma área científica e pedagógica e um quadro de pessoal docente. 

Os Núcleos de Investigação do DEC correspondem atualmente às Unidades de I& D inseridas no programa de financiamento plurianual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com atividade centrada no DEC. 

Os Laboratórios do DEC são unidades de experimentação de apoio ao ensino graduado e pós-graduado, à investigação e à prestação de serviços ao exterior, cuja atividade se desenvolve em articulação com as Secções da mesma área científica. 

Os Serviços Centrais apoiam de forma organizada o funcionamento do Departamento, tendo cada serviço um responsável nomeado pela Comissão Executiva.

 

Conheça o nosso corpo docente, os nossos investigadores e o corpo técnico:
Ver mais