Outras Personalidades

Informações

Informações e estatísticas, juntamente com gráficos serão colocadas neste local. etc etc etc

:: JEAN-BAPTISTE BIOT

Biot

  • :: Nascimento - Paris 1774
  • :: Faleceu - Paris 1862
  • :: Nacionalidade - Francês
  • :: Ocupação - Físico, Astrónomo, Matemático e               :: Professor

Jean_Baptiste Biot nasceu em 1774 , na cidade de Paris, França, foi 1797 e 1800 leccionou matemática na Escola Central de Beauvais, foi professor também de física e matemática no Collège de France onde, em 1809, leccionou também astronomia. Notabilizou – se essencialmente no domínio da matemática aplicada, óptica, elasticidade electricidade e claro magnetismo onde juntamente com o Físico Félix Savart divulgou uma lei de extrema importância, a conhecida lei de Biot-Savart que descreve o magnetismo gerado pela corrente eléctrica que percorre um cabo.

Teve também grande relevância no trabalho que desenvolveu sobre a polarização da luz ao atravessar uma solução química, e na óptica foi um dos principais propulsores da teoria corpuscular da luz.

Mas foi sem dúvida a lei de Biot-Savart que mais notabilizou e deu reconhecimento a este físico-matemático. Em 1820 Jean-Baptiste biot Biot juntamente com o seu compatriota Félix Savart definiram e demonstraram matematicamente que é possível quantificar em módulo, direcção e sentido o campo magnético gerado por um cabo percorrido por determinada corrente de intensidade I (A);

 

Fig.1 - Direcção e sentido do campo magnético (linhas circulares e equipotenciais) / regra da mão direita, para determinação do sentido dessas linhas de campo;

 

Durante o século XVIII muitos cientistas tentaram encontrar uma conexão entre a electricidade e o magnetismo.

Foi isto que Biot fez, juntamente com Savart através de constantes observações de comportamentos de campos magnéticos com a circulação da corrente tentaram exprimir a relação entre corrente no condutor e campo magnético exterior gerado.

Essa expressão permite-nos calcular para uma porção infinitesimal de comprimento do condutor dl calcular o seu correspondente valor de campo magnético infinitesimal dB(T) em qualquer ponto exterior ao condutor sua direcção e sentido:

biot

Onde µ0 é a permeabilidade magnética do vazio;

i a corrente que percorre o condutor;

r a distância do condutor ao ponto onde queremos saber esse magnetismo infinitesimal;

r^ será o fasor que dará a direcção e sentido do magnetismo no ponto P pretendido, este fasor tem modulo 1;

biot

Assim o campo magnético B será dado pela integração da expressão em cima indicada, em qualquer ponto a uma distância r do condutor temos B:

Assim o campo magnético B é obtido pela definição de integral por sucessivos contributos infinitesimais de comprimentos do condutor que contribui com um campo infinitesimal.

 

Mas tudo iniciou com Hans Christian Oersted (1777-1851), em 1820, que mostrou que uma bússola sofria deflexão quando era colocada perto de um fio percorrido por uma corrente. Por outro lado era conhecido que campos magnéticos produzem deflexão em bússola, o que levou Oersted a concluir que correntes eléctricas induzem campos magnéticos. Com isto ele havia encontrado, então, uma conexão entre electricidade e o magnetismo. biot Ele observou também, que os campos magnéticos produzidos por correntes eléctricas, em um fio rectilíneo, tinham a forma de círculos concêntricos como mostra a Fig.1(a). O sentido destas linhas é indicado pelo norte da bússola ou por outra forma que é conhecida como a regra da mão direita, a qual é mostrada esquematicamente na Fig.1(b).

As linhas de campo são circulares e de módulo igual em pontos cujas distâncias ao condutor sejam iguais. Assim a regra da mão direita diz-nos que se apontarmos com o dedo polegar no sentido da corrente e rodarmos os dedos da mão para dentro, o sentido das linhas de campo será igual ao sentido de rotação dos dedos.

Fig.2 - Campo gerado por um pedaço infinitesimal de fio condutor, percorrido por uma corrente i;

 

Então o que a lei de Biot-Savart nos diz tal como podemos ver na figura e concluir pela expressão do integral é que:

• O campo magnético gerado pelo pedaço infinitesimal dl de fio é perpendicular ao fio e ao vector r que une o pedaço dl e o ponto P;

• No ponto P o campo é inversamente proporcional à distância perpendicular do ponto P ao fio condutor, no entanto é directamente proporcional á corrente percorre o fio, estando aqui a relação eléctrica e magnética quantificada a que Jean-Baptiste Biot e Félix Savart pretendiam chegar;

• É directamente proporcional ao seno do ângulo θ representado na figura.

 

Referências:

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias

http://www.sbfisica.org.br/rbef/Vol20/Num1/v20_56.pdf

http://paginas.fe.up.pt/~villate/electromagnetismo/pioneiros/biot.html