Outras Personalidades

Informações

Informações e estatísticas, juntamente com gráficos serão colocadas neste local. etc etc etc

:: Barão Jean Baptiste Joseph Fourier

fourier (21/03/1768 – 16/05/1830) – Ilustre cientista francês nascido na pequena cidade de Auxerre. Com apenas 8 anos, ficou órfão de pai, e nesse mesmo ano ingressou na escola militar recomendado pelo bispo da cidade. Foi aqui que Fourier se começou a destacar, nomeadamente o seu talento para as letras visto que com somente 12 anos já escrevia as homilias dos padres das redondezas e com 13 anos dedicava o seu tempo livre a ler pesados tomos de matemáticas e físicas.

Foi considerado uma criança sobredotada, o que lhe valeu um convite para professor com apenas 16 anos. No ano de 1789 renuncia aos seus votos no mosteiro beneditino de Saint-Benoit-sur-Loire e aderiu com entusiasmo à causa da Revolução. Aquando da fundação da Écòle Polytechnique recebeu um convite para leccionar a cadeira de fortificações e, depois, a de análise matemática.

Durante vários anos foi conferencista da referida escola e mais tarde desenvolveu trabalhos matemáticos como a teoria para calcular raízes irracionais das equações algébricas, trabalho este começado vários anos antes por Sir Isaac Newton. No ano de 1798 é convidado por Napoleão a participar numa expedição ao Egipto em companhia de Gaspard Monge e Berthollet cujo objectivo era desenvolver estudos arqueológicos o que fez com que Fourier aprofundasse o seu conhecimento e se tornasse um especialista em egiptologia, como também, ajudar a estabelecer instalações educacionais. No período em que esteve no Egipto, trabalhou como engenheiro dirigindo uma fábrica de armas do exército francês.

No ano de 1802 regressa à França e a mando do Imperador francês exerceu cargos políticos durante 13 anos. Em 1817 foi eleito para a Academia das Ciências francesa (Académie des Sciences), cargo este que lhe tinha sido negado um ano antes pelo rei Luís XVIII. Nesta instituição Fourier ocupou a pasta de secretário perpétuo das seções de matemática e física. Mas é em 1822 que Fourier lança a sua obra mais notável, " Théorie Analytique de la Chaleur " (Teoria Analítica do Calor), cujas investigações começaram em 1807.

Mas o motivo que tornou Fourier imortal, principalmente na área da electrotécnica foi o "desenvolvimento de uma função qualquer em série de senos e co-senos de arcos múltiplos", que veio dar origem à expressão vulgarmente conhecida por Série de Fourier.

Através dos seus estudos da transmissão de calor, Fourier consegue chegar à Equação de Laplace em coordenadas esféricas. O mérito de ter criado este novo instrumento matemático, de extraordinária fecundidade, com o qual as funções periódicas descontínuas pudessem ser apresentadas por meio de funções contínuas, coube a Fourier, embora o assunto já tivesse merecido a atenção de Euler, D'Alembert, Daniel Bernoulli e Lagrange.

Sempre activo cientificamente e a publicar até ao fim dos seus dias, Fourier acaba por falecer em Paris a 16 de Maio de 1830, vítima de um aneurisma cerebral.

Referências:

[Aurélio Campilho– Instrumentação Electrónica. Métodos e Técnicas de Medição]

[WIKIPEDIA]