Outras Personalidades

Informações

Informações e estatísticas, juntamente com gráficos serão colocadas neste local. etc etc etc

:: PIERRE-SIMON LAPLACE

laplace Pierre-Simon Laplace nasceu a 23 de Março de 1749 em Beaumont-en-Auge, Normandia, França e morreu a 5 de Março de 1827 em Paris, França.

O pai de Pierre-Simon Laplace, Pierre Laplace, estava confortável, professionalmente, no comércio da cidra. A mãe de Laplace, Marie-Anne Sochon, proveio de uma família de agricultores razoavelmente próspera que possuía terreno em Tourgéville.

Laplace frequentou uma escola de convento Beneditino em Beaumont-en-Auge entre as idades de 7 a 16 anos. O pai de Laplace esperava que este fizesse carreira na Igreja. Aos 16 anos entrou na Universidade de Caen. Como ainda pretendia entrar na Igreja, ele enveredou no estudo da teologia. Contudo, durante os seus dois anos na Universidade de Caen, Laplace descobriu os seus talentos para a matemática e a sua paixão pela cadeira. O crédito para isto vai largamente para dois professores matemáticos de Caen, C. Cadbled e P. Le Canu.

Laplace saiu de Caen sem tirar o curso e partiu para Paris. Levou com ele uma carta de introdução para d’Alembert de Le Canu, o seu professor em Caen. Apesar de Laplace ter apenas 19 anos quando chegou a Paris ele depressa impressionou d’Alembert. D’Alembert começou a dirigir os estudos de matemática de Laplace, tentou também encontrar-lhe uma posição de forma a ganhar dinheiro suficiente para suportar-se em Paris. Laplace foi apontado professor de matemática na Escola Militar.

O primeiro conjunto de papéis matemáticos foi apresentado à Academia das Ciências em 28 de Março de 1770 em Paris. Este primeiro trabalho, lido à Sociedade mas não publicado, era relativo ao máximo e ao mínimo das curvas onde melhorou os métodos de Lagrange. O seu próximo trabalho para a Academia seguiu-se rapidamente, e em 18 de Julho de 1770 ele leu o papel sobre equações diferenciais.

O primeiro trabalho de Laplace a ser imprimido foi sobre o cálculo integral, o qual traduziu para Latim e publicou em 1771. Também em 1771, Laplace lançou outro papel Recherches sur le calcul intégral aux différences infiniment petites, et aux différences finies para o Mélanges de Turin que continha equações que eram importantes para a mecânica e para a astronomia da física.

Em 31 de Março de 1773 Laplace foi eleito adjunto na Academia das Ciências. Nesta altura já tinha lido 13 trabalhos para a Academia em menos de três anos, trabalhos de grande qualidade e com uma grande variedade de tópicos.

Não só fez grandes contribuições para as equações diferenciais mas também examinou aplicações para a matemática da astronomia e para a teoria da probabilidade, dois grandes tópicos nos quais trabalhou durante a sua vida. Num papel lido à Academia em 27 de Novembro de 1771 ele fez um estudo dos movimentos dos planetas o qual seria o primeiro passo para a sua obra de arte relativa à estabilidade do sistema solar. A reputação de Laplace aumentou firmemente durante os 1770’s.

A década de 1780 foi o período no qual Laplace produziu os resultados mais profundos, os quais fizeram Laplace um dos mais importantes e influentes cientistas que o mundo conheceu. Não foi conseguido, contudo, com boas relações com os seus colegas. Laplace não era modesto nas suas habilidades e realizações e falhou em reconhecer o efeito da sua atitude nos seus colegas. Tinha um conhecimento alargado de todos os cientistas e dominava todas as discussões na Academia.

Laplace fez uma excursão para uma nova área da ciência com Lavoisier. Embora Laplace retornasse logo ao estudo da matemática da astronomia, este trabalho com Lavoisier marcou o início de uma terceira área de pesquisa importante para Laplace, nomeadamente o seu trabalho em física, particularmente na teoria do calor.

Em 1784 foi apontado como examinador na Royal Artillery Corps, e nesta posição examinou e passou em 1785 Napoleão Bonaparte. A recompensa do muito trabalho que tinha como examinador, em fazer relatórios, foi ficar conhecido entre os ministros do governo e outras posições de poder em França.

Laplace foi promovido para uma posição superior na Academia das Ciências em 1785. Dois anos depois Lagrange parte de Berlin para se juntar a Laplace como membro da Academia da Ciência em Paris. Assim, os dois grandes matemáticos juntaram-se em Paris e, apesar de uma rivalidade entre eles, cada um beneficiou das ideias que iam fluindo do outro. Laplace casou em 15 de Maio de 1788. A sua mulher, Marie-Charlotte de Courty de Romanges, era vinte anos mais nova do que Laplace. Tiveram dois filhos.

Laplace foi feito membro do comité da Academia das Ciências para estandardizar pesos e medidas em Maio de 1790. Este comité trabalhou no sistema métrico e advogou a base decimal. Em 8 de Agosto de 1793 a Academia das Ciências foi suprimida. O comité dos pesos e medidas foi o único permitido a continuar mas depressa Laplace e outros membros foram postos fora do comité.

Em 1795 foi fundada a École Normale com o objectivo de treinar professores escolares e Laplace deu lá cursos incluindo um de probabilidades. A escola sobreviveu apenas quatro meses. Em 1795 a Academia das Ciências foi reaberta como Institut National des Sciences et des Arts. Também em 1795 foi fundado o Bureau des Longitudes com Lagrange e Laplace como os matemáticos entre os seus membros fundadores.

Laplace apresentou a sua famosa hipótese nebular em 1796 na Exposition du systeme du monde. A Exposition consistia em cinco livros. Exposition du systeme du monde foi escrita como uma introdução não matemática para o mais importante trabalho de Laplace, Traité de Mécanique Céleste cujo primeiro volume apareceu três anos depois. Em 1786 tinha provado que as excentricidades e inclinações das órbitas de uns planetas para outros eram sempre pequenas, constantes e auto corrigiam-se. Este e muitos outros resultados formaram a base para o seu grande trabalho, Traité de Mécanique Celeste, publicado em cinco volumes. Neste trabalho Laplace foi fortemente influenciado por Lagrange e Legendre.

Sobre o poder de Napoleão, Laplace foi membro, depois chanceler, do Senado, e recebeu a Legion of Honour em 1805. Laplace tornou-se Conde do Império em 1806 e foi apelidado de Marquês em 1817. A primeira edição de Théorie Analytique des Probabilités de Laplace foi publicada em 1812 e foi dedicada a Napoleão. Muito do trabalho de Laplace feito entre 1817-19 aparece na edição de 1820 da Théorie Analytique.

À volta de 1804 Laplace parece ter desenvolvido uma aproximação à física que seria muito influente por alguns anos. O desejo de Laplace em desempenhar um papel de líder em física levou-o a tornar-se membro fundador da Sociedade de Arcueil em 1805. Entre os matemáticos que eram membros deste grupo de cientistas estavam Biot e Poisson. O grupo advogou fortemente uma aproximação matemática à ciência com Laplace na posição principal.

Depois da publicação do quarto volume da Mécanique Céleste, Laplace continuou a aplicar as suas ideias de física para outros problemas tais como refracção dupla (1809), a velocidade do som (1816), a teoria do calor e fluidos elásticos (1821). Contudo, durante este período, a sua posição dominante na ciência de França chegou a um fim e outros com diferentes teorias físicas começaram a crescer em importância.

A Sociedade de Arcueil, depois de alguns anos com muitas actividades, começou a ficar menos activa com as reuniões e estas acabaram completamente em 1813. Muitas das teorias físicas de Laplace foram atacadas por outros cientistas mas este manteve a confiança nessas teorias escrevendo papéis relativos a elas quando já tinha mais de 70 anos de idade.

Na altura em que a sua influência diminuía, a sua única filha morreu a dar à luz em 1813. A criança, contudo, sobrevive e é através dela que há descendentes de Laplace. O seu filho viveu até aos 85 anos mas não teve filhos.

Na manhã de 5 de Março de 1827 Laplace morre. Poucos eventos levariam a Academia a cancelar uma reunião mas cancelaram-na nesse dia como um marco de respeito por aquele que foi um dos maiores cientistas de todos os tempos.

Bibliografia:

http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Laplace.html