Arquitectura

 

A arquitectura de um sistema caracteriza o relacionamento e a comunicação entre os diversos módulos do próprio sistema e permite visualizar o seu comportamento global de uma forma simplista e de alto nível, não obstante identificar todos os processos e procedimentos chave inerentes ao seu funcionamento. Através deste tipo de arquitectura transparece o primeiro contacto do leitor com o sistema na sua globalidade, permitindo assim a partir da sua observação identificar e estruturar as principais actividades e intervenientes directamente relacionadas com o projecto. O processo de desenvolvimento inerente a todo este projecto é constituído por três fases distintas e sequencialmente espaçadas no tempo, criando assim as camadas primordiais sobre as quais todo o trabalho se assenta.

Relativamente à selecção do conteúdo multimédia e subsequente recolha dos dados biométricos, este foi um processo bastante moroso não só pela necessidade de convidar pessoas de fora do âmbito deste projecto a realizarem a sessão experimental como também pelo facto de que foi ainda necessário providenciar um espaço com as condições pretendidas para a realização das referidas sessões experimentais. No que concerne ao processamento dos dados biométricos, esta etapa ocorreu de certa forma paralelamente à execução das sessões experimentais com o objectivo de tentar prever e caracterizar possíveis padrões registados nos dados recolhidos através da monitorização em tempo real. Após a conclusão da fase de recolha e dados, o processamento e posterior análise desenvolveu-se sem atrasos e culminou no desenvolvimento de uma ferramenta de classificação automática do estado emocional predominante do sujeito durante a totalidade da sessão experimental. Na Figura 1 seguidamente apresentada está uma representação genérica e global da arquitectura de todo o sistema.


Figura 1: Arquitectura Global do Sistema