Metodologia

 

A realização experimental de testes no sentido de detectar o estado emocional do sujeito previamente estimulado é sustentada em metodologias já estudadas e testadas no sentido de majorar a qualidade dos resultados obtidos.

A pesquisa de um método capaz de realizar tal tarefa culminou na escolha de uma biblioteca de imagens, IAPS – International Affective Picture System (Lang & Bradley, 2005), em que as mesmas, previamente seriadas de acordo com os parâmetros em estudo, tal como o tipo de sujeito, o estado emocional ou o tipo de estudo pretendido, são capazes de induzir diferentes estados emocionais no sujeito.

Em conjunto com a referida biblioteca de imagens (IAPS), a selecção de imagens será apoiada num software desenvolvido por António Gomes (Gomes, 2007), o IAPS Wizard. Este programa permite escolher um número limitado de imagens a partir da biblioteca IAPS tendo em conta alguns parâmetros predefinidos.

Após uma criteriosa selecção das imagens e do sujeito, a realização da experiência implica ainda que o espaço onde irá decorrer seja controlado, no sentido de impedir que quaisquer factores externos à experiência interfiram nesta alterando assim os resultados finais.

Os métodos atrás referidos são essenciais para optimizar a qualidade dos dados obtidos aquando da sua recolha. No entanto, é necessária uma atenção especial se a captação dos dados for realizada através do EEG. Este processo abre portas a um novo desafio que tem sido muito investigado ao longo das últimas décadas, o posicionamento dos eléctrodos. No sentido de facilitar a comparação de resultados de investigações distintas espalhadas pelo mundo, as várias sociedades neurológicas existentes desenvolveram um sistema de posicionamento de eléctrodos mundialmente aceite, o International 10-20 electrode placement system (Jasper, 1958) (International 10-20 System, 1998).

No que consente ao tratamento dos dados obtidos, o software usado será preferencialmente o que está adaptado e aconselhado ao dispositivo de recolha de dados considerado. Desta forma, a utilização do BioExplorer permitirá a recolha dos dados proveniente do EEG, assim como o Office Medic será também usado na recolha de dados obtidos através do oxímetro.

Referências Bibliográficas:

- Lang, P. J., & Bradley, M. M. (2005). International Affective Picture System (IAPS): Affective ratings of pictures and instruction manual. Technical Report A-6. University of Florida. Gainesville, FL.

- Gomes, A. (2007). Recolha e Armazenamento de Dados de Equipamentos Biométricos . Porto: FEUP.

- Jasper, H. H. (1958). The ten twenty electrode system of International Federation. Electroencephalography and clinical Neurophysiology, (pp. 917-975, Vol 10).

- International 10-20 System. (1998). Obtido em Setembro de 2007, de http://members.aol.com/aduial/1020sys.html