Recolha bibliográfica e pormenorização do plano de trabalhos
Eficiência Energética em Motores Eléctricos porquê?
Os motores eléctricos consomem 2 Triliões de kWh cada ano, o que significa que 2/3 de toda a eléctricidade, consumida a nível mundial, é utilizada para alimentação de motores eléctricos [1]
O acréscimo de 1% nos níveis de eficiência de um motor iria poupar:
- 20 Biliões kWh anualmente
- 1,4 Biliões de Dólares considerando o preço do kWh a 7 cêntimos
- O equivalente a cerca 36,5 Milhões de barris de óleo [1]
Um motor eléctrico é um conversor de energia, convertendo energia eléctrica em energia mecânica. Por esta razão, um motor eléctrico deve ser sempre considerado, como conectado a um aparato ou uma máquina, com características de operação específicas, as quais ditam as características de carga de arranque e de funcionamento do motor.
Como tal, a seleção do motor mais apropriado para uma particular aplicação é baseada em inumeros factores:
- os requisitos do equipamento acoplado (como por exemplo o seu arranque e aceleração, velocidade, carga e ciclo de funcionamento)
- condições de funcionamento
- eficiência do motor
- factor de potência do motor
- custo inicial do motor
Por vezes, estes factores conflituam entre si. A eficiência do sistema acoplado é a combinação de todas as eficiências, de todos os componentes do sistema.
Para além do motor, estes componentes incluem:
- o equipamento acoplado (tal como ventoinhas, bombas e compressores)
- componentes de transmissão (tais como correias, engrenagens e embraiagens)
Outros componentes que não fazem parte do sistema acoplado irão afectar a eficiência global do sistema, tais como:
- refrigeradores
- evaporadores e condensadores de ar condicionado
- tubagens acopladas com bombas
- condutas e defletores associados a ventoinhas
- controladores (controladores de velocidade AC e controladores do factor de potência)
Good Energy Management - traduz-se por uma aplicação, bem sucedida, do controlador do motor, motor e componentes acoplados que resulte num mínimo consumo de energia.
Uma vez que os motores não apresentam todos a mesma eficiência, deve ser prestada uma consideração cuidadosa à sua seleção e aplicação!
Uma correcta seleção e aplicação de motores de indução polifásicos, com rotor em gaiola de esquilo, envolve a consideração de vários factores, que afectam a instalação, a operação e a manutenção. Os passos básicos para a seleção de um motor consistem em determinar:
- o fornecimento de potência
- velocidade
- ciclo de funcionamento, ou duty-cycle
- tipo de motor
-
Voluntary Agreement of CEMEP - Acordo Voluntário do CEMEP
A Comissão Europeia e o CEMEP desenvolveram um esquema de classificação da classe de rendimento de motores eléctricos, com um empreendimento voluntário dos seus fabricantes, com o intuito de reduzir a venda de motores com a eficiência padrão atual (EFF3).
Os principais objectivos dos fabricantes de motores eléctricos europeus são:
- Maiores benefícios, da parte do cliente, devido a uma poupança dos encargos energéticos
- Transparência de mercados para clientes e usuários
- Escolha mais fácil do motor para o usuário
- Eliminação de processos legislativos longos
Descrição do Acordo Voluntário
.
.
.
.
.
.
.
- Ferramenta de classificação da classe de rendimento de motores eléctricos, de acordo com os valores de rendimento nominal estipulados no Voluntary Agreement
- Ferramenta de cálculo das caracteristicas de motores eléctricos, de acordo com os CESRE (Circuito Equivalente Simplificado Referente ao Estator) e CEERE (Circuito Equivalente Exacto Referido ao Estator) - Motor de Indução Trifásico
Referências:
[1] - www.copper-motor-rotor.org
|