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Dissertação

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Recolha bibliográfica e pormenorização do plano de trabalhos


Eficiência Energética em Motores Eléctricos porquê?


Os motores eléctricos consomem 2 Triliões de kWh cada ano, o que significa que 2/3 de toda a eléctricidade, consumida a nível mundial, é utilizada para alimentação de motores eléctricos [1]


O acréscimo de 1% nos níveis de eficiência de um motor iria poupar:

- 20 Biliões kWh anualmente

- 1,4 Biliões de Dólares considerando o preço do kWh a 7 cêntimos

- O equivalente a cerca 36,5 Milhões de barris de óleo [1]


Um motor eléctrico é um conversor de energia, convertendo energia eléctrica em energia mecânica. Por esta razão, um motor eléctrico deve ser sempre considerado, como conectado a um aparato ou uma máquina, com características de operação específicas, as quais ditam as características de carga de arranque e de funcionamento do motor.


Como tal, a seleção do motor mais apropriado para uma particular aplicação é baseada em inumeros factores:

- os requisitos do equipamento acoplado (como por exemplo o seu arranque e aceleração, velocidade, carga e ciclo de funcionamento)

- condições de funcionamento

- eficiência do motor

- factor de potência do motor

- custo inicial do motor


Por vezes, estes factores conflituam entre si. A eficiência do sistema acoplado é a combinação de todas as eficiências, de todos os componentes do sistema.

Para além do motor, estes componentes incluem:

- o equipamento acoplado (tal como ventoinhas, bombas e compressores)

- componentes de transmissão (tais como correias, engrenagens e embraiagens)


Outros componentes que não fazem parte do sistema acoplado irão afectar a eficiência global do sistema, tais como:

- refrigeradores

- evaporadores e condensadores de ar condicionado

- tubagens acopladas com bombas

- condutas e defletores associados a ventoinhas

- controladores (controladores de velocidade AC e controladores do factor de potência)


Good Energy Management - traduz-se por uma aplicação, bem sucedida, do controlador do motor, motor e componentes acoplados que resulte num mínimo consumo de energia.

Uma vez que os motores não apresentam todos a mesma eficiência, deve ser prestada uma consideração cuidadosa à sua seleção e aplicação!


Uma correcta seleção e aplicação de motores de indução polifásicos, com rotor em gaiola de esquilo, envolve a consideração de vários factores, que afectam a instalação, a operação e a manutenção. Os passos básicos para a seleção de um motor consistem em determinar:

- o fornecimento de potência

- velocidade

- ciclo de funcionamento, ou duty-cycle

- tipo de motor

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Voluntary Agreement of CEMEP - Acordo Voluntário do CEMEP

A Comissão Europeia e o CEMEP desenvolveram um esquema de classificação da classe de rendimento de motores eléctricos, com um empreendimento voluntário dos seus fabricantes, com o intuito de reduzir a venda de motores com a eficiência padrão atual (EFF3).


Os principais objectivos dos fabricantes de motores eléctricos europeus são:

- Maiores benefícios, da parte do cliente, devido a uma poupança dos encargos energéticos

- Transparência de mercados para clientes e usuários

- Escolha mais fácil do motor para o usuário

- Eliminação de processos legislativos longos


Descrição do Acordo Voluntário

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- Ferramenta de classificação da classe de rendimento de motores eléctricos, de acordo com os valores de rendimento nominal estipulados no Voluntary Agreement


- Ferramenta de cálculo das caracteristicas de motores eléctricos, de acordo com os CESRE (Circuito Equivalente Simplificado Referente ao Estator) e CEERE (Circuito Equivalente Exacto Referido ao Estator) - Motor de Indução Trifásico



Referências:

[1] - www.copper-motor-rotor.org


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