Dissertação 2008/2009

MIEEC– Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

 

Caracterização da Produção de Centrais Mini-Hídricas

Mini-hídrica da Mesa do Galo

 

No século XX, nomeadamente nas décadas de setenta e oitenta, devido aos choques petrolíferos ocorridos, o conceito e a visão relativa à energia sofreu uma alteração, instalando-se uma preocupação global em dar uma maior valia às energias provenientes de recursos designados renováveis.

A fonte de energia eléctrica descentralizada que emergiu com grande dinamismo e com total confiança foi a energia proveniente da água. Porém, as melhores localizações para a instalação deste tipo de energias já se encontravam ocupados desde os finais do século XIX e inícios do século XX pelas centrais hidroeléctricas de elevada potência, não existindo muitas mais alternativas, foi nesta perspectiva que brotou o interesse pelas centras Mini-Hídricas.

A utilização destas fontes de energia está subjacente a um princípio de regularidade, visto que, as centrais Mini-Hídricas por serem maioritariamente a fio de água (produção designada regular), não causarão problemas aquando da sua interligação com o sistema eléctrico nacional.

Visto desta perspectiva, pode parecer que se envergou por um caminho de fácil domínio, contudo, associado às produções Mini-Hídricas existe um conjunto de factores que, de forma directa podem influenciar nessa previsão como por exemplo: “ características dos solos, evapotranspiração real, escoamento, temperatura,  …”

Sendo tudo isto ainda um pouco abstracto, espera-se que,  no final desta dissertação, seja possível especializar alguns destes factores e realizar a caracterizar da produção de centrais Mini-Hídricas.

 

Copyright 2004-2009 Hélder Teixeira

 FEUP


Contador de Visitas

Início