SEJA BEM VINDO



Este website foi desenvolvido no âmbito da Dissertação - "Estudo e Contextualização Do Polígrafo Quanto À Análise de Voz, ECG e EDR" - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.



BREVE DESCRIÇÂO DO TEMA



Esta Dissertação irá englobar o estudo de alguns componentes em foco no uso de um polígrafo.

Na análise de cada componente será feita uma captação dos sinais (na FPCEUP), resposta fisiológica, a um conjunto de estímulos.

Estes estímulos criam um conjunto de situações possíveis (ver tabela seguinte):



Estímulos / Reacção
Visual
Com Resposta
Situação 1
Sem Resposta
Situação 2


Os estímulos a serem usados são internacionalmente aceites pela comunidade científica e podem ser enquadrados numa escala de -5 a 5 em que -5 representa um estímulo muito desagradável, 0 representa um estímulo neutro e por fim 5 representa um estímulo agradável.

Para além das medições fisiológicas (ECG e EDR) que serão sempre capturadas e gravadas o examinado vai ainda pronunciar-se sobre o grau de agradabilidade do estímulo (na escala anteriormente mencionada) e ainda dizer uma palavra - "imagem".



O grupo de voluntários é constítuido por dez pessoas do sexo masculino e dez pessoas do sexo femínino. Estes voluntários fazem todos parte da comunidade UP.

O consentimento Informado desenvolvido para este teste pode ser consultado aqui, o Inventário pode ser consultado aqui e por fim o Procedimento desta experiência pode ser consultado aqui.

Figura 1.1 – Diagrama 1.



Dissertaçao 2011/2012 - "Estudo e Contextualização do Polígrafo Quanto ao Estudo da Voz, ECG e EDR"



Versão provisória a ser avaliada da Unidade Curricular Dissertação:

Download da Versão Provisória da Dissertação





Resumo da Versão provisória da Dissertaçao - "Estudo e Contextualização do Polígrafo Quanto ao Estudo da Voz, ECG e EDR"



Este estudo consiste na investigação de alguns componentes em foco e testes necessários ao uso e implementação de um polígrafo.

Foi levado a cabo um levantamento do estado da arte correspondente ao estudo de um polígrafo e ainda ao tipo de reações fisiológicas a estímulos visuais. Além disso foram feitos alguns contactos com docentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) com o objetivo de levar a cabo uma cooperação entre as duas faculdades, podendo assim validar os testes a que o indivíduo voluntário, simulando um examinado, é sujeito.

Uma vez que o tema “polígrafo” como mecanismo de deteção de veracidade de respostas não é, de uma maneira geral, aprovado pela comunidade científica, foi decidido estudar as reações fisiológicas normalmente analisadas no mesmo teste a estímulos visuais, nomeadamente, imagens aprovadas pelo International Affective Picture System (IAPS).

O conceito consiste na avaliação da reação de um individuo quando confrontado com uma imagem de natureza agradável, desagradável ou neutra, tenha reações fisiológicas diferentes. É o tipo de resposta que este apresentará que será analisado em função dos sinais de ECG, EDR e de Voz. O procedimento engloba uma fase em que o individuo não apresenta qualquer tipo de resposta e, ainda, outra fase que apresenta uma resposta oral da palavra ‘imagem’ e, simultaneamente, uma avaliação subjetiva do estímulo que acabou de presenciar. Foi feita uma análise entre o que o individuo voluntário apresentou em forma de reações fisiológicas e o que respondeu subjetivamente.

O sinal de Eletrocardiograma (ECG) será processado e analisado quanto ao jitter, frequência cardíaca, período médio, entre outros parâmetros. O sinal de Eletrodermografia (EDR) será processado e analisado quanto à rapidez de resposta e ainda quanto à intensidade. O sinal de Voz será processado e analisado quanto ao jitter e frequência fundamental.

Foram recolhidos sinais de vinte voluntários, os quais foram processados através de algoritmos desenvolvidos em ambiente Matlab, para recolher características que foram estatisticamente tratadas para garantir a validade dos resultados.

O Abstract da Versão Provisória da Dissertação



Principais Conclusões da Versão provisória da Dissertaçao - "Estudo e Contextualização do Polígrafo Quanto ao Estudo da Voz, ECG e EDR"



Neste subcapítulo serão apresentadas as principais contribuições para este estudo, bem como uma breve descrição das contribuições secundárias.

Verificou-se a existência de uma correspondência entre a classificação subjetiva e a classificação objetivas do IAPS, que remete para a escolha das imagens serem aprovadas cientificamente, assim como as respostas dos voluntários que refletem essa categorização.

Verificou-se ainda que um voluntário reage de forma mais significativa ao primeiro conjunto de estímulos que são mostrados, evidenciando uma diminuição da resposta eletrodérmica ao longo do tempo. Constatou-se ainda, que existe uma tendência para a diminuição da velocidade de reação ao estímulo, com o Momento em que é mostrado. Como para cada reação existe uma reposição, verificou-se uma tendência de diminuição da velocidade de reposição para o mesmo caso.

Também se verificou que o voluntário apresenta uma resposta eletrodérmica mais significativa e mais rápida ao estímulo para a segunda Parte – parte em que o voluntario tem necessidade de expressão verbal. Equivalentemente, o voluntario para a mesma parte, apresenta uma reposição eletrodérmica mais rápida. Provou-se que o mínimo da primeira zona de análise do estímulo não varia com a necessidade de resposta. Estes factos poderão ser considerados num cenário de poligrafia para que as suas leituras sejam mais precisas e sem interferências.

Contrariamente ao que seria esperado, verificou-se que nenhum parâmetro do ECG varia de forma estatisticamente significativa com o Tipo (agradável, desagradável e neutro) de estímulo que lhe é apresentado. Para o Momento em que os estímulos são apresentados verificou-se que a perturbação da frequência cardíaca vai diminuindo ao longo do tempo. Em relação às BPM, batidas por minuto, constata-se que existe um crescimento da resposta cardíaca para a segunda parte, o que evidencia o aumento da frequência cardíaca quando o voluntário necessita de falar. Estes factos encontrados poderão ser muito importantes não só num cenário de poligrafia, pelas mesmas razoes explicadas anteriormente, mas também para um cenário de leitura eletrocardiográfica, num cenário clínico.

Os resultados considerados complementares poderão ainda ser uteis na interpretação estatística de trabalhos nesta área. Estes poderão ser consultados no Capitulo 6, como por exemplo a influência do Género, Momento ou da Parte na Classificação Subjetiva.

Os objetivos propostos no âmbito desta dissertação, que se encontram definidos no Capítulo 1 foram na sua maioria atingidos.


Esta dissertação foi orientada pelo Prof. Aníbal Ferreira, Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Toda a documentação que foi produzida ao longo dos últimos meses de trabalho está disponível para consulta, bem como o relatório desenvolvido na Unidade Curricular de Preparação para a dissertação.