O meu nome é Luis Oliveira e sou de Penafiel, onde estudei até ao 12º ano de escolaridade.
Desde pequeno que vivo dividido entre o mundo da música (toco clarinete e recentemente comecei a estudar direção de orquestra) e a informática. Como na altura de concorrer para a faculdade não tinha completado o conservatório optei por vir para o Mieic e assim que acabar o curso pretendo conciliar o estudo da música com o trabalho. As minhas áreas de interesse são computação móvel, web development, bases de dados, engenharia de software e metodologias ágeis. Talvez pela experiência que vou tendo enquanto maestro, gosto de liderar as equipas de trabalho a que pertenço.
Paralelamente à faculdade, faço parte de uma instituição de utilidade pública (Associação Musical e Recreativa de Lagares) da qual sou vice-presidente e colaborador com a banda e escola de música da mesma. Sou viciado em música erudita e adoro passar algum tempo a descobrir mais sobre este mundo. Gosto de namorar, ler e bons desafios mentais.
Sou do Futebol Clube do Porto.
Pequeno jogo em que, através do rato ou do teclado, se controla a cabeça do cientista, mundialmente conhecido, Isaac Newton de forma a apanhar o máximo de maçãs possíveis que caem do céu. O jogo tinha como objetivo o uso dos vários periféricos do computador: placa gráfica (modo gráfico), teclado, rato, altifalantes e relógio de tempo real (e temporizador). O jogo foi desenvolvido com recurso à linguagem C e Assembly, utilizando como sistema operativo Windows 98.
Unidade curricular: Laboratório de Computadores
Desenvolvimento do conhecido jogo Batalha Naval, na linguagem Java com interface gráfica para 1 ou 2 jogadores. No modo de jogo para 2 jogadores, existia a possiblidade de jogar no mesmo computador ou em rede.
Unidade curricular: Laboratório de Programação Orientada a Objetos
Desenvolvimento do jogo Blob Wars com motor de jogo em Prolog e interface gráfica em OpenGL, em que a comunicação entre os dois módulos ocorria por um protocolo de sockets criado para o efeito. O jogo disponilizava os modos de jogos para 1 ou 2 jogadores.
Unidade curricular: Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica
Estruturação e desenvolvimento de um sistema de uma plataforma web que possibilitasse a gestão de um inventário. Este projeto começou com a pesquisa de requisitos, seguida da estruturação da arquitetura. O produto final permitia a total gestão (com todas as funcionalidades implementadas, backoffice e frontoffice) de um inventário.
Unidade curricular: Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web
Criação de uma rede social para dispositivos móveis (Android) que consistia na partilha e pesquisa de locais de interesse em qualquer ponto do mundo. Existia também uma aplicação Web que funcionava como suporte.
Unidade curricular: Sistemas Distribuidos
Criação de um sistema que permita interligar os vários tipos de transportes públicos com uma componente de boleias, de forma a fornecer sempre um trajeto ao utilizador, estando disponível quer em Webapp ou plataforma Android.
Unidade curricular: Laboratório de Desenvolvimento de Software
O projeto Augmented Wine, desenvolvido em parceria com a Gaianima, teve como finalidade proporcionar um novo conceito e experiência, relativos à visita de eventos, recorrendo à Realidade Aumentada.
A plataforma a desenvolvida era constituída por uma aplicação Android e outra Web.
A aplicação Android possibilitava visitar eventos de forma interativa, recorrendo à Realidade Aumentada, de forma a que os visitantes possam, em tempo real, visualizar e encontrar pontos de interesse. Nos pontos de interesse era possível: Consultar informação; Visualizar imagens; Aceder a conteúdo web. Outras funcionalidades incluem: Percurso de Quizzes; Visualizar informação, imagens e vídeos recorrendo a markers de Realidade Aumentada; Partilha de informação personalizada em redes sociais.
A aplicação Web tinha uma função de backoffice, servindo para gerir eventos e consultar estatísticas de utilização da aplicação Android.
Unidade curricular: Laboratório de Gestão de Projetos