Travancinha ( )

 

Travancinha é uma aldeia do centro do pais, na qual eu cresci até entrar na FEUP, quando tinha 18 anos. Esta aldeia fica situada no distrito da Guarda concelho de Seia, bem juntinho à Serra da Estrela a cerca 380 m de altitude. Tem como anexas as povoações do Casal e do Vale do André.

Historia:

Como muitas povoações beirãs, também Travancinha apresenta vestígios de um velho Castro e uma calçada romana, conhecida actualmente por "Canada das Cerejeiras" que se desenvolve na direcção do Casal, para além de existirem sepulturas cavadas na rocha. Mas não é só por estes achados que se afirma que Travancinha é uma povoação antiga, também é pelas origens do seu nome que deriva do diminutivo arcaico "travanca", concluindo-se assim que esta povoação é anterior à fundação da nossa Nacionalidade.

Travancinha já aparece referida nas ordens régias de D. Sancho I, sabendo-se que sua filha, Infanta D. Mafalda possuía casais em Travancinha que depois doou à Ordem de Avis. Já em 1359 existia no Casal a Comenda de Ordem de Avis, pertencendo também Travancinha à ordem. O casal de Travancinha foi outrora um concelho com foral concedido por D. Manuel I, no ano de 1514 especificamente no dia 21 de Fevereiro. No "Cadastro da População do Reino" vem registado o concelho do Casal com um total de 293 moradores sendo Travancinha a segunda maior povoação com 59 moradores.

Travancinha pertenceu à Vila do Casal até Novembro de 1836 data em que esta foi extinta passando depois ambas as freguesias a pertencer ao concelho de Ervedal da Beira. O concelho do Casal possuía Câmara Municipal, Tribunal e Cadeia. A perpetuação desse tempo está patente no seu Pelourinho. Em 24-10-1855 este concelho também foi extinto, passando as freguesias a integrar o concelho de Seia, sendo esta a situação actual.

Associações:

Existe uma colectividade, Sporting Clube de Travancinha filial nº74 do Sporting Clube de Portugal. Fundado em 1-1-1936 disponibiliza aos associados um espaço de convívio, com bar aberto e sala de jogos. Outrora existiram também com o seu apoio um grupo de teatro e um rancho folclórico. A sua actividade principal sempre foi o futebol, participando frequentemente nos Distritais da Guarda. A sua equipa utiliza o equipamento igual ao dos leões de Alvalade. No entanto apoiou também a participação em torneios de ping-pong, futebol salão ou atletismo. As actividades apoiadas/organizadas por esta associação são diversas, como por exemplo torneios de tiro aos pratos, radiomodelismo, torneios de pesca, para além das outras já referidas. Para além do espaço do bar, do salão de espectáculos (dividido com a junta de freguesia) e de alguns terrenos circundantes a estes, possui um campo de jogos na zona da Borseda.

Existem duas irmandades de inspiração católica. Irmandade de Nossa Senhora das Virtudes e Irmandade do Sagrado Coração de Jesus.

Desconhece-se a data da fundação da Irmandade da Nossa Senhora das Virtudes, mas é tida como certa a sua existência pelo menos já desde o fim do século XIX. Esta irmandade tem por objectivo prestar culto a Nossa Senhora das Virtudes, a sua indumentária é constituida por opas brancas. A tradicional festa de culto é realizada anualmente no segundo Domingo de Agosto. Esta Irmandade administra a Capela de Nossa Senhora das Virtudes e o recinto anexo, constituido por área de pinhal e por um descampado onde se realizam as duas feiras anuais: S. Miguel e dos Santos.

A Irmandade do Sagrado Coração de Jesus realiza uma festa anual, no 2º/3º Domingo de Setembro, de culto ao Sagrado Coração de Jesus. A sua indumentária é constituida por opas brancas e cabeção ou romeiraem azul celeste. Desconhece-se a data da fundação desta irmandade, mas sabe-se da sua existência já no princípio do século passado.

Fonte:

Fontes A. Rocha, "Testemunho para a história de Travancinha" - 1986

Informação Geográfica:

Latitude(DMS):
Longitude(DMS):
Altitude(m)
40° 25' 0N
7° 49' 0W
406

 

Última actualização: | ©2004 Carlos Figueiredo
Site optimizado para 1024x768 a sua resolução é x