Intervenientes

    Dr. A. Ferreira Alves

    Consultor de Recursos Humanos

    “O Engenheiro Informático da FEUP enquanto profissional: impacto, expetativas e tendências”


    70 anos. Reformado, mas ativo. Licenciatura em Psicologia. Especialização em Psicosociologia. Cursos de pós-graduação nas áreas da Gestão e Alta Direção de Empresas. Carreira profissional dedicada ao “Mundo Empresarial”.

        Eng. Ana Isabel Freitas

        LEIC 2001

        “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (I) – Gestão e Liderança”


        Ana Freitas concluiu a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação em 2006.
        Hoje reúne mais de oito anos de experiência em Gestão de Projetos Internacional (com equipas multi-culturais e particular destaque para o Reino Unido), nas áreas da Saúde e Retalho, obtida em diversos projetos de desenvolvimento e implementação de software.

        No inicio de carreira, realizou um Estágio Curricular na Modelo Continente, na área de Scorecards de Gestão, como Analista de Negócio e Gestora de Projecto, que foi avaliado com 20 valores.

        Durante os 2 anos seguintes, continuou a gerir projectos nas áreas mais diversas da área tecnológica da Sonae, nomeadamente em Business Intelligence e CRM. Exerceu igualmente a função de Gestão de Produto.

        Em 2008, integra a equipa da ALERT como Gestora de Projecto. Após alguns meses a trabalhar no mercado nacional, assume a Gestão do primeiro projecto no Reino Unido, mercado no qual continuou a trabalhar até 2014. Em 2011, acumula a função de Gestão de Projecto com Gestão de Programa e Coordenação de Projectos no Mercado inglês.

        Em Fevereiro de 2014, transita para a Tlantic SI, onde assume a função de Gestão de Projectos de desenvolvimento, customização e implementação de software para retalho em várias áreas de negócio e tecnologias, com principal destaque para a área de Mobilidade.

            Eng. Bárbara Costa

            LEIC 1994

            “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (II) – Empreendedorismo”

             

            Fiz parte da primeira leva de engenheiros informáticos da FEUP, entrando para a LEIC em 1994.
            Em 1999, ano em que terminei a licenciatura, comecei a trabalhar na IBS Portugal como programadora. Desempenhei depois funções de coordenação de equipas de desenvolvimento e gestão técnica de produto. Quando em 2007 a IBS decidiu alienar a área de negócio do software de gestão de recursos humanos, passei a trabalhar na uMan@work, ainda com funções técnicas.

            Actualmente integro a equipa da Sysnovare – Innovative Solutions, como gestora de produto e consultora em soluções de Business Process Modeling e de Gestão de Capital Humano.

                Eng. Eduardo Espinheira

                LEIC 1996

                “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (I) – Gestão e Liderança”


                Eduardo Espinheira, é Licenciado (2003) e Mestrado (2009) em Eng. Informática e Computação, pela FEUP e tem um MBA (2011) pela Católica
                Porto Business School. Durante a faculdade foi trabalhador estudante, tendo no final do curso tido a oportunidade de trabalhar na JuniFEUP durante e depois do estágio curricular.
                Ao longo da carreira desempenhou funções de: analista funcional, programador, gestor de projeto, comercial, técnico de recursos humanos, e consultor de gestão. Especializou-se em projetos de mudança organizacional e implementação de melhorias na área de qualidade, operações e desenvolvimento de software.

                    Eng. Filipa Moura

                    LEIC 2004

                    “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (II) – World Wide Jobs”


                    Entrei para a LEIC em 2004.
                    Em 2007, juntamente com um grupo de colegas do meu ano, e em parceria com a SHARE, integrei um projecto que visava a restruturação do site de uma câmara municipal.
                    Em 2008 ganhei o prémio Microsoft Great Minds Great Efforts e fui a primeira Microsoft Student Partner para o MEIC durante o ano lectivo 2008/2009. Ainda em 2008 candidatei-me ao programa ERASMUS e passei o primeiro semestre do 5 ano na Universidade de Tecnologia (TU) de Viena, Áustria.
                    Em Fevereiro de 2009 regressei para concluir a tese de mestrado que desenvolvi durante o meu estágio curricular na ALERT. Continuei na ALERT integrada na equipa de Arquitectura Técnica de Segurança durante mais um ano, encarregue por implementar Single Sign On em todos os produtos.
                    Em Setembro de 2010 comecei a trabalhar na UBS em Londres como Java Developer, progredindo até Java Tech Lead. O meu dia-a-dia passava por gerir a equipa de java developers, reunir com clientes para levantamento de requisitos, entrevistar candidatos e, ainda, ser mentora de vários estagiários.
                    Em Março de 2013 mudei-me para a Yahoo. O meu dia-a-dia está mais ligado a novas tecnologias como Map Reduce, que correm sobre Hadoop e usam Hive e HBase. Actualmente comecei a trabalhar com Storm e estou encarregue de migrar toda a infraestructura existente para Storm.

                        Eng. Gonçalo Mata

                        LEIC 1994

                        “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (I) – Outros percursos”

                         

                        Gonçalo Gil Mata é Partner da MIND4TIME – Excellence Training & Coaching, uma empresa dedicada à investigação, desenvolvimento e implementação de práticas de excelência e alta performance.

                        LEIC da 1a fornada – 1994-99, acumulou vasta experiência em gestão de projeto e desenvolvimento de produto na área de Software Development, tendo mais tarde abandonado por completo essa área profissional.

                        Em 2007 realizou o projeto BUENAYORK, que deu origem ao livro com o mesmo nome, onde atravessou o continente americano de moto, a solo, partindo de Buenos Aires até Nova Iorque. Levou 7 meses a percorrer os 40.000 km da aventura, atravessando 15 países.

                        Especializou-se então em Performance Organizacional, Produtividade Pessoal e Interpessoal, Comunicação, Liderança e Psicologia Motivacional. Atualmente Executive Coach certificado pela European Coaching Association, acumula certificações avançadas em Business, Life e Team Coaching, tendo treinado pessoalmente com nomes de relevo mundial como Robert Dilts, David Allen, Joseph O’Connor e Michael Neill, entre outros.

                        Orador convidado em múltiplos eventos motivacionais, colabora ainda com várias escolas de negócios, integrando atualmente a equipa de Leadership Stream do Lisbon MBA, na Universidade Católica Portuguesa. Encontra-se atualmente a escrever o seu 2º livro sobre Performance, publicando regularmente sobre o tema, a nível nacional e internacional.

                            Eng. Helena Leite

                            Cardmobili

                            “O Engenheiro Informático da FEUP enquanto profissional: impacto, expetativas e tendências”


                            Helena Leite é CEO da CardMobili, uma empresa de tecnologia para a área da carteira digital e pagamentos móveis desde 2009.
                            Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, pela Universidade do Minho (1994) concluiu posteriormente o Programme for Management Development da IESE Business School (2008).
                            O percurso profissional inicia-se na Direcção de Sistemas de Informação da Sonae Distribuição e prossegue na Enabler onde desempenhou funções de Diretora de Desenvolvimento Organizativo na empresa portuguesa e também ao nível do centro corporativo com responsabilidades sobre as filiais internacionais.
                            No processo de aquisição da Enabler pela multinacional Wipro Technologies lidera o programa de comunicação e integração das duas organizações, ficando posteriormente responsável pela prática de Organizational Change Management participando em projetos internacionais de grandes clientes de retalho.
                            Casada, tem 2 filhos e vive no Porto.

                                Eng. Ivo Timóteo

                                MIEIC 2007

                                “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (I) – Outros percursos”


                                Ivo Timóteo nasceu e cresceu no Porto e em 2007 ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Durante o curso esteve ligado ao LIACC, aos campeonatos de programação (medalha de Bronze na SWERC 2010) e recebeu duas bolsas de mérito da UP. No último semestre do mestrado visitou a Universidade de Edinburgh onde realizou a sua tese de mestrado co-orientado pelo Professor Eugénio Oliveira e o Dr Michael Rovatsos (Universidade de Edinburgh). De imediato foi aceite na Universidade de Cambridge onde se encontra a realizar o seu doutoramento em ciência dos computadores na área da aprendizagem computacional.

                                    Eng. João Aradas

                                    LEIC 2004

                                    “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (I) – Outros percursos”

                                     

                                    João Aradas é Consultor Sénior na Deloitte na indústria de Serviços Financeiros mais concretamente na linha de serviço Enterprise Architecture. Após terminar os seus estudos na FEUP, em 2009, juntou-se à Deloitte na área de integração tecnológica.

                                    Suportado por um compreensivo conhecimento da industria financeira, o João especializou-se em controlo operacional participando em grandes projectos nesta área. Também participou em projectos na área de operacionalização de departamentos de IT, transformação do IT e integração.

                                        Eng. João Paredes

                                        LEIC 2003

                                        “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (II) – Empreendedorismo”


                                        João Paredes é membro fundador e actual Presidente do Conselho Executivo do Instituto Onda Technology.
                                        Ingressou na Faculdade de Engenharia em 2000, na Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Em 2003 ingressou na Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação na mesma Faculdade. Durante o seu percurso na FEUP, fundou, em 2001 e dirigiu até 2005, o grupo de projectos Chefax I&D, responsável, entre outros projectos, pela criação original da distribuição de Linux FEUPLive. Foi presidente do NeACM, o Núcleo Estudantil da Association for Computing Machinery na FEUP de 2002 a 2005. Foi também o responsável pela criação do projecto Mirrors da FEUP.
                                        Foi engenheiro de software na NDrive, Nonius Software, Microsoft Development Center Copenhagen, Vitasensis S.A. e consultor e formador na Portal D’Ideias. Foi também director de desenvolvimento numa multinacional na área de gambling.
                                        Lançou, em 2011, o livro C++ Programming: Good Principles for Excellent Endings. Actualmente dedica-se aos projectos e à gestão do Instituto Onda Technology, e lecciona Linux e Programação em C++ no CINEL. o Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação.

                                            Eng. Manuel Padilha

                                            LEIC 1999

                                            “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (I) – Gestão e Liderança”


                                            Manuel Padilha, engenheiro informático pela FEUP, atualmente desempenha funções de CTO e Diretor de Desenvolvimento no grupo@work, uma empresa nacional que faz desenvolvimento e implementação de software de gestão.
                                            Noutra encarnação trabalhou numa startup que viu nascer e morrer no espaço de um ano, e numa multinacional sueca cotada em bolsa. Já foi administrador de redes e sistemas, consultor, programador, team leader e gestor de produto. Só é feliz com teclas debaixo dos dedos e pessoas à volta.

                                                Eng. Marco Sousa

                                                LEIC 1994

                                                “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (II) – Empreendedorismo”


                                                Entrei para a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação na FEUP no ano de estreia em 1994 e terminei o curso em 1999.
                                                Na saída da faculdade passei por 2 experiências profissionais (de cerca de um ano cada) na Esoterica e na Critical Software em Coimbra.
                                                Em 2002, e atrávés do projecto arcadenoe.pt, arrancamos com a actividade da Memória Visual como empresa de desenvolvimento de aplicações web e mobile. Sempre com uma forte componente de design associada.
                                                Actualmente a empresa tem 15 funcionários, vários projectos próprios com alguma exposição como o site de animais de estimação “arcadenoe.pt” e o portal de automóveis “autoviva.com”. A empresa exporta cerca de 75% do que produz para o Reino Unido, Espanha e Áustria.
                                                Paralelamente, e com outros colegas da LEIC e amigos de longa data, arranquei com o website zerozero.pt que é actualmente o 4º orgão de comunicação social online em Portugal e a maior base de dados de futebol do mundo. O projecto transformou-se rapidamente numa empresa que tem cerca de 20 trabalhadores, 8 domínios diferentes e uma sucursal no Rio de Janeiro.
                                                No entanto, o meu “projecto” mais importante é a minha família que conta já com 5 elementos… o que transforma qualquer momento da vida num evento!

                                                    Eng. Rui Martins

                                                    LEIC 2000

                                                    “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (II) – World Wide Jobs”


                                                    O Rui actualmente trabalha no Skype para a Microsoft, em Londres.
                                                    Concluiu o MIEIC na FEUP em 2006. Durante o curso trabalhou como investigador no INESC e desempenhou o cargo de presidente do Núcleo Universitário do IEEE da Universidade do Porto. Realizou o estágio profissional de final de curso na Microsoft, em Copenhaga.
                                                    Na sua vida profissional o Rui também trabalhou durante 5 anos no Google em projetos como YouTube, Android e Search.

                                                        Eng. Simão Castro

                                                        LEIC 2004

                                                        “Percursos Profissionais do Engenheiro Informático da FEUP (II) – World Wide Jobs”


                                                        Entrou na Licenciatura em Engenharia Informática e Computação em 2004, por transferência da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
                                                        Durante o seu percurso na FEUP fez parte de vários grupos académicos, entre os quais o BEST e a Rádio Engenharia, integrou a equipa do Grande Auditório da FEUP e trabalhou a tempo parcial no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores como parte da equipa de apoio técnico. Ao abrigo do Programa Erasmus esteve seis meses na Dinamarca e seis meses na Holanda, onde realizou o seu projecto de Mestrado.
                                                        Terminou o curso em 2009, mudando-se logo de seguida para Cambridge, no Reino Unido. Desde então trabalha na UNEP-WCMC, uma colaboração entre uma instituição sem fins lucrativos Inglesa (WCMC), e o Programa
                                                        Ambiental das Nações Unidas (UNEP na sigla em inglês). Começou nesta empresa como “Web Developer”, passando a “Analyst Developer” em 2012. Neste cargo tem responsabilidades de gestão de projectos e gestão de equipas, sendo que quando tem tempo também contribui para o desenvolvimento dos projectos. Nestes últimos dois anos tem trabalhado em grande parte no desenvolvimento da base de dados taxonómica oficial da “Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção” (CITES).
                                                        Apesar de estar a viver em Inglaterra tem mantido viva a sua ligação à FEUP. Representou a UNEP-WCMC na Feira de Emprego da FEUP em 2012, esteve presente no 3ºCiclo de Palestras AlumniEI-FEUP em 2013 e, mais recentemente, integrou a equipa de Embaixadores Alumni FEUP no Reino Unido no ano lectivo de 2013/2014.

                                                            Eng. Vasco Ferreira

                                                            Ambisig

                                                            “O Engenheiro Informático da FEUP enquanto profissional: impacto, expetativas e tendências”


                                                            Licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico. CEO da Ambisig – Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica, empresa criada em 1994, que se dedica ao desenvolvimento de soluções para a administração pública e para o sector empresarial, actuando principalmente ao nível da Gestão de Qualidade.

                                                                Prof. Alda Pereira

                                                                Universidade Aberta

                                                                “O impacto das tecnologias no Ensino da Engenharia Informática”


                                                                Doutorada em Ciências da Educação, dedica-se atualmente à investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), na Universidade Aberta (Portugal). Foi Professora Associada, Vice-reitora, Diretora do Instituto Coordenador de Investigação e Diretora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta.
                                                                Coordenou diversos projetos de investigação, a exemplo do projecto Elearning e Avaliação no Ensino Superior – @ssess.he, financiado pela FCT e participou em diversos projetos internacionais, financiados pela União Europeia. Coordenou o Programa de Doutoramento em Educação e o Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Lecionou diversas unidades curriculares de graduação e de pós-graduação em regime online e tem orientado diversas teses de doutoramento e dissertações de mestrado.
                                                                Autora de várias publicações e artigos, em particular no campo da Educação Online, de livros para o ensino superior e manuais para o Ensino Básico e Secundário no campo do Ensino das Ciências, tem participado em diversos Congressos e Reuniões Científicas, com apresentação de comunicações.

                                                                    Prof. José Nuno Oliveira

                                                                    Universidade do Minho

                                                                    “O impacto das tecnologias no Ensino da Engenharia Informática”


                                                                    Professor no Dept. de Informática da Universidade do Minho e investigador do HASLab / INESC TEC & U.Minho. Membro do IFIP WG 2.1 (Algorithmic Languages and Program Calculi) e da Associação Formal Methods Europa (FME).

                                                                    Interesses de investigação:

                                                                    • Métodos formais
                                                                    • Álgebras de programação
                                                                    • Programação funcional


                                                                    Área de publicação recente:

                                                                    • Aplicação das álgebras relacional e linear à especificação de sistemas de software complexos.


                                                                    Ensino:

                                                                    • 30 anos de ensino de métodos formais (desde 1984)
                                                                    • Actualmente as disciplinas de:
                                                                      • Cálculo de Programas (1º ciclo, 2º ano)
                                                                      • Especificação e Modelação (2º ciclo, 1º ano)
                                                                      • Métodos Coalgébricos no Desenvolvimento de Software (3º ciclo, Programa MAP-i)


                                                                        Prof. Pedro Veiga

                                                                        Universidade de Lisboa

                                                                        “A Engenharia Informática nas Bodas de Prata da EIC na FEUP”


                                                                        Pedro Veiga, nascido na Amadora em 1952.

                                                                        Graus académicos:

                                                                        • Licenciado em Engenharia Electrotécnica, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 1975
                                                                        • Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 1984
                                                                        • Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 1992


                                                                        Actividades actuais:

                                                                        • Professor Catedrático, Departamento Informático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 1993
                                                                        • Fundador e Presidente do capítulo Português da Internet Society, desde 2011
                                                                        • Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros,
                                                                          desde 2010


                                                                        Actividades passadas:

                                                                        • Pró-reitor da Universidade de Lisboa, responsável pelos Sistemas de Informação
                                                                          (2009-2013)
                                                                        • Presidente da FCCN (1997-2013)
                                                                        • Gestor do domínio Internet de Portugal, o .PT (1997-2013)
                                                                        • Representante de Portugal no Conselho de Administração da ENISA (2004-2012)
                                                                        • Gestor do Programa Operacional Sociedade da Informação (2000-2002)
                                                                        • Presidente do Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros (2003-2006)
                                                                        • Membro da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação (1996-2000)
                                                                        • Investigador do INESC (1980-1996)
                                                                        • Cientista Visitante no EU Joint Research Centre (Ispra/Italy), 1990


                                                                        Interesses de investigação presentes:

                                                                        • Protocolos de redes, Segurança Informática
                                                                        • Governação da Internet

                                                                            Prof. Ricardo Machado

                                                                            Ordem dos Engenheiros

                                                                            “O impacto das tecnologias no Ensino da Engenharia Informática”


                                                                            Professor Catedrático do Departamento de Sistemas de Informação e Director do Centro de Investigação ALGORITMI, ambos subunidades orgânicas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Director do Programa Doutoral em Sistemas Avançados de Engenharia para a Indústria, em parceria com a Bosch Car Multimedia Portugal. Regente das disciplinas de Análise e Concepção de Sistemas de Informação e de Gestão de Projectos de Sistemas de Informação. Orientador de mais de 50 alunos de mestrado e de doutoramento. Autor de 4 patentes industriais e de mais de 150 publicações científicas. Organizador de cerca de 40 e membro da comissão de programa de mais de 100 eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador e investigação sénior de mais de 50 projectos de I&DT nacionais e europeus. Coordenador do Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia Informática (CEIRN) da Ordem dos Engenheiros. Coordenador do grupo de trabalho da Ordem dos Engenheiros que redigiu da 1a versão dos actos de Engenharia Informática em Portugal. Membro sénior do IEEE. Recebeu o prémio 2009 IEEE MGA Achievement Award. Para mais pormenor, consultar aqui.