Home :: Notícias :: Faculdade de Engenharia lança programa de divulgação de ciência
Monday, 31 October 2011 11:31

Faculdade de Engenharia lança programa de divulgação de ciência

Com o objetivo de disseminar o conhecimento científico junto de públicos mais vastos e não especializados, desmistificando a complexidade da ciência e da tecnologia e simplificando o conceito de engenharia, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estreia na próxima semana o primeiro programa “Engenharia num Minuto”.

Será o primeiro de um total de 250 programas. A rubrica, de um minuto, vai passar diariamente na grelha da RTP Informação, na Rádio Nova e também no Público Online que se juntaram à FEUP na qualidade de media partners do projeto. O “Engenharia num minuto” surge assim como projeto de criação de conteúdos de ciência e tecnologia, dirigido ao público em geral e de natureza não comercial, para difusão através da comunicação social.

O desafio dos investigadores da FEUP que colaboram no programa passa por conseguir “trocar por miúdos” algumas questões da atualidade (ex.: porque é que há umas casas que resistem aos sismos e outras não?), e ao mesmo tempo, dar a conhecer as últimas novidades e curiosidades tecnológicas. Sempre com o requisito de nunca ultrapassar um minuto.

A ideia de criar um programa com conteúdos científicos nasceu de uma candidatura da FEUP ao programa Media Ciência. O programa é co-financiado pelo FEDER, através do QREN, Programas Factores de Competitividade, COMPETE e por fundos nacionais através da Ciência Viva. A produção do programa está a cargo da NFactos.