aprofundamento e renovação do conhecimento relativamente à problemática da auto-avaliação em Agrupamentos de Escolas e sua articulação com a melhoria da qualidade das escolas e da educação;
concepção de dispositivos metodológicos pertinentes para a produção de avaliação e acompanhamento, em contexto de Agrupamento;
reflexão sobre os efeitos produzidos pela auto-avaliação e sua articulação com as transformações nas identidades profissionais dos professores;
reflexão sobre a relação entre a auto-avaliação em Agrupamentos e as dinâmicas dos respectivos ciclos de vida organizacionais.
Objectivos específicos
Contribuir para a promoção, nos Agrupamentos, de uma cultura de auto-avaliação, exigência e responsabilidade, tendo em vista o incremento da qualidade dos processos de educação e dos resultados;
Identificar e compreender as lógicas de acção dos agrupamentos e dos professores face à construção do processo de auto-avaliação;
Compreender de que forma a auto-avaliação pode constituir um contributo para a melhoria da qualidade das escolas e a melhoria da educação;
Conhecer as representações que a comunidade educativa de Agrupamentos tem em relação à auto-avaliação;
Identificar relações entre as representações dos actores sobre auto-avaliação e os dispositivos e instrumentos utilizados;
Analisar efeitos da auto-avaliação nas dinâmicas de desenvolvimento de projectos estruturantes da missão educativa dos Agrupamentos;
Analisar os efeitos das práticas avaliativas ao nível da compreensão e melhoramento das práticas educativas e ao nível organizacional em Agrupamentos;
Identificar influências de processos de auto-avaliação de Agrupamentos na construção identitária dos professores nos vários ciclos de ensino.
Dispositivo metodológico
O trabalho de acompanhamento das equipas dos Agrupamentos parceiros inspira-se nos pressupostos da abordagem clínica – proximidade e atenção à singularidade dos sujeitos – e contempla, não só a formação que resulta deste tipo de interacção, como a recolha e análise de informação.
As reuniões de trabalho/formação decorrem de um processo de colaboração entre as equipas (equipa da FPCE-UP e equipa de auto-avaliação de cada agrupamento). Nestes encontros pretende-se (re)construir um modo próprio de conceber e desenvolver a auto-avaliação e contribuir para a promoção de uma cultura de avaliação de auto-avaliação, exigência e responsabilidade, visando a melhoria da qualidade do ensino, das escolas e da educação.
Para a recolha de informação recorrer-se-á a grupos de discussão, análise documental, entrevistas individuais e em grupo, inquéritos por questionário e diários de bordo. As análises de conteúdo e de discurso serão procedimentos privilegiados na análise dessa informação.
Divulgação científica
A difusão da actividade e resultados do projecto de investigação far-se-á através de:
Organização de encontros e debates com os actores sociais e as instituições directamente envolvidos no trabalho de investigação (professores, alunos, famílias, representantes do poder local, directores de escolas/ agrupamentos de escolas, membros da comunidade local, membros de organizações culturais,...);
Organização de conferências e seminários com membros da comunidade científica com o objectivo de discutir temas relevantes para o desenvolvimento do projecto e para aprofundar o conhecimento cientifico;
Apresentação dos resultados do projecto (parciais e finais) à sociedade civil;
Comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais com o objectivo de debater ideias e reflexões produzidas durante o projecto;
Publicação de artigos em jornais científicos nacionais e internacionais;
Publicação de um livro com as conclusões do projecto de investigação e o conhecimento adquirido;
Construção e manutenção de sítio web para discutir, informar e formar sobre a temática nuclear do projecto de investigação.