I Seminário Internacional
Auto-Avaliação de Escolas: Motivos e Sentidos
Dia 25 de Outubro de 2008 – Auditório I da FPCE/UP
No primeiro Seminário contámos com a eloquente e esclarecedora participação dos seguintes consultores do Projecto: Guy Berger, Professor Emérito da Universidade de Paris VIII; José Alberto Correia, Professor Catedrático da FPCE-UP e António Bolívar, Professor Catedrático da Universidade de Granada.
|
|
|
Conferência de Encerramento, Guy Berger, Paris VIII |
Perspectivas em debate, J. Alberto Correia, FPCE-UP |
Perspectivas em debate, António Bolívar, UGR |
A dimensão internacional do Seminário saiu reforçada pela presença de Sónia Kruppa, Professora Doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que nos contemplou com uma intervenção desafiante e implicada, que lhe é própria e que, tal como as anteriormente referidas, foi muito bem acolhida pela audiência.
|
Perspectivas em debate, Sónia Kruppa, USP |
Considerando de extrema importância a difusão do trabalho realizado e a realizar junto de entidades com um papel peremptório na Educação e, particularmente, a análise que as mesmas nos podem devolver, dirigimos um convite institucional à Direcção Regional de Educação do Norte e pudemos contar com a presença de António Leite, Vice-Director Regional.
|
|
Sessão de Abertura |
Audiência 1 |
As equipas de auto-avaliação dos vários agrupamentos de escolas parceiros assumiram principal protagonismo na primeira parte do Seminário, reconhecendo-se o interesse da partilha de experiências na (re)construção de caminhos e, neste caso específico, na reflexão em torno das razões que subjazem ao início de processos de auto-avaliação, os significados que lhe são atribuídos, nomeadamente para a melhoria da qualidade da educação, e as direcções já tomadas e a tomar no seu decurso. O momento de apresentação de comunicações constituiu uma excelente oportunidade para cada agrupamento, de um modo geral, se dar a conhecer – qual a sua localização, constituição e alguns dos seus elementos –, e compartilharem o seu percurso de auto-avaliação: de onde vêm, onde estão e para onde desejam ir? Colocaram em comum as suas opções metodológicas, enunciando alguns dos constrangimentos e dificuldades encontradas, mas também as “lições” daí aprendidas.
|
|
|
Representantes Equipas de Auto-Avaliação Agr Gondomar e Domingos Capela |
Representantes Equipas de Auto-avaliação Agr Campo e Ramalho Ortigão |
Comentário Manuel Matos, FPCE-UP |
|
A dimensão do inter-conhecimento e da partilha de experiências e saberes foi, aliás, a contribuição mais sublinhada pelos agrupamentos parceiros, que sentiam falta deste tipo de intercâmbio. No mesmo sentido, professores de outras escolas demonstraram interesse em integrar o Projecto ARQME ou pelo menos em manter contacto com os vários participantes, fazendo parte de uma rede de troca de perspectivas e vivências em auto-avaliação.
|
|
Sessão de Encerramento |
Audiência 2 |
Poster:
|
Diapositivos das comunicações apresentadas: |
|
Galeria de fotos
Voltar a Eventos Científicos