PROJECTO DE DISSERTAÇÃO

Gabriela Meurer Lemes

Procter & Gamble - Porto Plant

Apresentação da Empresa

“Redução Energética - Optimização e Redução

do Consumo de Energia”

 

A Procter & Gamble - Porto Plant

A Procter & Gamble Porto nasceu através da aquisição, em Dezembro de 1989 da empresa Neoblanc, Produtos de Higiene e Limpeza, Lda. Esta empresa era já líder no mercado nacional da venda de lixívia e contava com uma fábrica com 14 anos de laboração em Matosinhos. Numa óptica de internacionalização e tendo em conta que o custo logístico da lixívia representa uma componente importante no custo final do produto, a Companhia acabou por decidir adquirir a empresa de Matosinhos, aproveitando a mais valia que a marca Neoblanc tinha em Portugal.

A fábrica do Porto beneficiou da experiência e formação de outra fábrica de lixívia (Bariano, em Itália). Rapidamente foram introduzidos novos sistemas de produção aliados à melhoria das tecnologias que dispunham. Através da experiência técnica e profissional conseguiu tornar-se numa referência para a Companhia (dentro do segmento da lixívia). Mais tarde, prestaria formação no Porto a várias equipas de fábricas da Companhia de outros países (México, África do Sul, Marrocos, Espanha, Brasil, Grécia e Turquia), que pretendiam iniciar e/ou melhorar a produção de lixívia.

A marca Neoblanc é líder do mercado nacional.

A Procter & Gamble

Em 1833, James Gamble, filho de irlandeses emigrados e co-proprietário de uma loja de velas e sabão, casou com Elizabeth Ann Norris, filha de Alexander Norris, um fabricante de velas já estabelecido. Alguns meses mais tarde, William Procter, pequeno fabricante de velas emigrado de Inglaterrra, casou com Olivia Norris, irmã de Elizabeth Ann. O sogro, reparando que os dois cunhados competiam pelas mesmas matérias primas sugeriu-lhes que entrassem juntos no negócio. Após vários anos concordaram. No dia 31 de Outubro de 1837, William Procter e James Gamble assinaram o acordo de sociedade que marcaria a fundação, em Cincinnati, EUA, da Procter & Gamble (P&G). Aplicando uma estratégia inovadora e uma forte compreensão das necessidades do consumidor, um pequeno negócio de família tornou-se num dos mais importantes negócios de bens de consumo do mundo.

A P&G distribui mais de 300 marcas a mais de 5 bilhões de consumidores em 140 países diferentes, conseguindo atingir, em 2004, vendas totais de mais de 39 mil milhões de dólares, contando com cerca de 110 000 empregados. A P&G tornou-se líder em numerosos sectores do mercado, como por exemplo: detergentes, produtos de limpeza, produtos de beleza, produtos farmacêuticos, fabrico de papel ou bens alimentares.

Cerca de 8000 investigadores trabalham nos 22 centros de investigação da empresa, em todo o mundo, e os seus esforços conduziram à criação de mais de 3800 novas patentes por ano.

Em Janeiro de 2005, a P&G anunciou a aquisição da Gillette, incorporando as marcas como Duracell, Braun e Oral-B e, dessa maneira, se tornando, o maior fabricante de produtos de consumo.

Em 2000, o mercado europeu era responsável por 30% das vendas totais, com mais de 28000 empregados em 35 fábricas e 6 centros de Pesquisa e Planeamento, e mais de 100 marcas em 31 países Europeus.

P&G