Devido ao crescente número de utilizadores de informação empresarial que se encontram afastados do seu escritório, torna-se necessário suportar novas formas de acesso a essa informação.

O aparecimento e o desenvolvimento fulgurante de novos equipamentos, como os telefones móveis e os assistentes pessoais, vieram contribuir para o suporte deste cenário de mobilidade.

Também os sistemas SCADA/DMS possuem cenários de utilização em que o uso destes dispositivos de pequeno porte é vantajoso. A utilização destes dispositivos mais pequenos, mais baratos, mas com limitações como a capacidade de apresentação ou a largura de banda suportada, exige às empresas um esforço na geração de novas interfaces para estes equipamentos.

O objectivo desta tese é apresentar uma arquitectura, que suporte a interacção com um sistema SCADA/DMS, utilizando dispositivos variados com independência de localização. Esta arquitectura facilita a geração de interfaces para novos tipos de equipamentos bem como a sua manutenção.

Da pesquisa tecnológica realizada, resultou uma arquitectura que utiliza a Web, em que o XML é o elemento comum, conferindo-lhe capacidades que resultam das características do XML. A clara separação entre a camada de apresentação e a camada de lógica de negócio, e a facilidade de interoperação são as duas mais significativas.

Os serviços Web, tecnologia baseada em XML e assente em standards como o SOAP e o WSDL, são utilizados para permitir a integração com a arquitectura de componentes. A camada de apresentação foi realizada utilizando uma variante do padrão MVC, o Front Controller. Este padrão permite desenvolver uma lógica de apresentação caracterizadas pela reutilização e rapidez de desenvolvimento.

Com base na arquitectura proposta, foi implementada uma aplicação que permitisse avaliar e explorar a arquitectura proposta. Verificou-se que os resultados são satisfatórios, cumprindo-se os requisitos que resultam do enunciado da tese: a independência de localização e a independência de dispositivo de interacção.

Demonstrou-se, desta forma, que é possível suportar a interacção sobre o sistema SCADA/DMS, com independência de localização e de dispositivo.