Este projecto baseou-se no estudo das actuais plataformas de integração das aplicações Oracle para a área de negócio da venda a retalho (Oracle Retail). Foi estudada a plataforma utilizada à data de início do projecto e a plataforma da nova versão destas aplicações, lançada durante o estágio (Abril de 2008). Foram ainda estudadas as tecnologias "Fusion Middleware", em particular a orquestração de processos baseados em Web Services e XML, e o sistema de filas de espera deste middleware, compatível com a actual plataforma de integração das aplicações "Oracle Retail".

Após o estudo de todas estas plataformas e tecnologias, entrou em desenvolvimento, como parte integrante do projecto, um protótipo de integração das aplicações "Oracle Retail". Este baseou-se numa junção destas tecnologias, em particular na utilização de Web Services para comunicação com bases de dados e filas de espera de mensagens de integração. Este sistema, implementado na nova plataforma, compatível com tecnologias "Fusion Middleware", forneceu o bus de integração para o protótipo, que se baseou num caso de integração entre duas aplicações "Oracle Retail", representando um caso generalista, que englobe a maior parte dos cenários de integração.

Após a implementação do protótipo, foi avaliada a sua execução. Nessa avaliação, foi ainda comparado este método inovador com a actual plataforma de integração das aplicações "Oracle Retail".

Com a implementação deste método, baseado na junção de tecnologias Oracle recentes, será possível inovar a forma como se integram as aplicações Oracle. Esta integração pode não se resumir apenas à área do retalho, mas possivelmente a outras aplicações Oracle, devido ao uso de Web Services para comunicação de componentes e do sistema de filas de espera Oracle AQ.

 
Topo