Os objectivos deste projecto direccionam-se no sentido de provar que é possível usar especificações de linguagens XML e as tecnologias associadas ao XML na criação de relatórios. O actual motor de geração de relatórios da Sage foi criado há mais de 15 anos e tem sido utilizado desde então. Por ser rudimentar, mostrou-se necessária uma melhoria.

A capacidade de exportar relatórios para outras plataformas de geração de relatórios comerciais é um passo crucial para a evolução de um ERP da Sage: o (Sage Next). Assim, o recurso a uma linguagem XML para definir os relatórios irá aumentar a sua portabilidade. Para fazer uma nova arquitectura de criação de relatórios foram escolhidas algumas tecnologias XML, uma linguagem de programação e uma ferramenta de geração de relatórios. Posteriormente, uma linguagem XML baseada na RDL (Report Definition Language) da Microsoft foi desenvolvida: a SRDL (Sage Report Definition Language). Para provar que a SRDL criada tinha a complexidade desejada, foi feito um processo de conversão dos relatórios do antigo motor de geração para a nova plataforma. Em seguida, uma aplicação foi desenvolvida usando a API (Application Programming Interface) de uma ferramenta de criação de relatórios comercial para gerar os relatórios convertidos.

Após terminar a maioria dos componentes da arquitectura, foram testados quatro relatórios distintos. Todos os resultados foram bem sucedidos, provando que com o SRDL criado é possível criar relatórios com uma ferramenta diferente, mantendo a mesmo aspecto visual. Futuramente, mais testes serão feitos com o desenvolvimento de um componente que irá alimentar o novo motor de geração de relatórios com dados reais de diversos tipos de bases de dados.

 
Topo