Laboratório de Alta Tensão

História

Em 2000, com a mudança de instalações da Faculdade de Engenharia da rua dos Bragas para o polo da Asprela, foi possível dar início à criação do Laboratório de Alta Tensão (LAT).

Em 2007, o LAT recebeu o primeiro equipamento de ensaio de alta tensão - um gerador de choque de 500 kV, cedido pela empresa Solidal. Neste ano, foram realizadas as primeiras aulas práticas da cadeira de TAT, envolvendo ensaios dielétricos de isoladores ao choque atmosférico.

Surge em 2008 um projeto para complementar o LAT com a instalação de um equipamento de ensaio à frequência industrial, com base em unidades transformadoras de 200 kV, cedido pela EFACEC, após desativação de um dos seus laboratórios. Este projecto não teve seguimento, dado que em 2009, a CERISOL manifesta à FEUP a sua intenção de deslocar as suas instalações fabris e abre a possibilidade de cedência ao LAT da FEUP do equipamento existente no seu laboratório, de que se destaca um gerador de choque de Marx de doze andares (1200 kV), de fabrico Heafely, e um transformador de ensaios à frequência industrial da marca Phenix de 600 kV e 0,5 A.

A instalação na FEUP destes novos equipamentos exigia uma adequação e otimização das instalações do LAT, quer a nível estrutural, quer a nível da instalação elétrica, operação que foi possível concluir em 2013.

Topo