2013 | PROJETO | Vincere: Ciências e Engenharia em português

Vincere: Ciências e Engenharia em português

O projecto “Ciências e engenharia em português: vídeo e interacção”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretendeu capacitar os docentes da FEUP na criação autónoma de conteúdos vídeo para apoio às suas aulas, criar conteúdos vídeo como recursos pedagógicos e avaliar o impacto da utilização desses vídeos na aprendizagem dos estudantes. Considerando que os vídeos podem libertar tempo na aula para outras actividades, em particular para interactividade na sala de aula, foi implementado e avaliado o peer instruction. Estas actividades inserem-se numa estratégia de desenvolvimento da qualidade do ensino e de inovação e capacitação institucional com o objectivo de um maior sucesso da aprendizagem.

Acção de formação no âmbito do projeto

Acção de formação no âmbito do projeto

O projecto decorreu durante o ano de 2013, na fase inicial procedeu-se à divulgação do mesmo, à sua apresentação à comunidade FEUP, à realização de 8 acções de formação que abrangeram 55 formandos e à elaboração de tutoriais de apoio à realização de vídeos, elaboração de vídeos tutoriais de apoio à implementação quer de vídeos quer de peer instruction. Numa segunda fase, procedeu-se à gravação de 77 vídeos internamente, com apoio do bolseiro do projecto, e de 30 vídeos gravados com apoio de uma produtora. Os vídeos foram colocados no canal Vincere do Youtube. A componente peer instruction foi implementada em paralelo tendo envolvido 755 estudantes, sete unidades curriculares, quatro docentes e quatro mestrados integrados. A fase seguinte consistiu: i) na avaliação dos conteúdos vídeo através das estatísticas do analytics no YouTube, onde se destaca um número de visualizações superior a 25 mil, quase mil horas servidas, apenas dois meses depois do canal ter sido anunciado e de apenas ter sido publicitado na FEUP; ii) na análise dos resultados das respostas às perguntas de peer instruction, no exame final e na análise de depoimentos dos estudantes mediante entrevista que permitiu perceber que os estudantes valorizaram o peer instruction pois desenvolve outras competências, como a produção de argumentos e a organização de raciocínio, a que se associa o esforço de verbalização e discussão dos conceitos adquiridos que sistematiza e aprofunda o domínio conceptual da ciência a aprender.

Os resultados revelaram uma grande aderência da população docente ao projecto demonstrada na afluência da participação nas várias iniciativas de divulgação do mesmo e nas formações realizadas. O projecto superou o número de vídeos criados previstos, tendo-se verificado, posteriormente, a necessidade do apoio logístico aos docentes na realização dos vídeos e o apoio logístico aos estudantes na utilização de tablets e na resolução de problemas. Verificou-se ainda que os vídeos de maior qualidade foram, naturalmente, os realizados pela produtora. O tempo de visualização médio de 2m22s para cada vídeo revela ainda que a interacção com os vídeos é complexa, sendo necessário um estudo aprofundado desta.

alguns vídeos do vincere

Outro resultado sobre o qual é necessário reflectir e explorar futuramente é a distribuição das visualizações, em termos de país de origem, que revelou um impacto importante na CPLP, tendo em conta que o canal apenas foi anunciado à comunidade da FEUP. Tal facto coloca estes conteúdos numa situação de prioridade nas pesquisas de conteúdos vídeo das populações de países de língua portuguesa.

Finalmente, e existindo já as condições criadas para a sustentabilidade da continuação da criação de vídeos como recurso pedagógico de apoio ao ensino, a FEUP continuará a sensibilizar os docentes para a utilização deste recurso, a promover o apoio aos docentes na realização dos mesmos e que continuará a efectuar estudos sobre o impacto da utilização deste recurso no ensino da engenharia.

Datas janeiro de 2013 a dezembro de 2013

Equipa:

PI Paulo Garcia

Equipa Abel Dias dos Santos, Alfredo Soeiro, Ana Aguiar, Ana Mouraz (FPCEUP), Ana Palmero, António Augusto Fernandes, António Torres Marques, Armando Araújo, Armando Jorge de Sousa, Carlos Soares, Cristina Ribeiro, Diana Urbano, Eliana Manuel Pinho, Fernando Gomes de Almeida, Filomena de Almeida, Gabriel David, Isilda Silva, João Canas Ferreira, João Carvalho, João Paulo de Sousa, José António Barros Basto, José Bessa Pacheco, Luís Almeida, Luís Vieira, Manuel Joaquim Oliveira, Maria Helena Braga, Maria José Marques, Paula Milheiro Oliveira, Raimundo Delgado, Renato Natal Jorge, Sofia TorrãoVítor Marinho (bolseiro de investigação)

Referência 122015

Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian

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