English Version

HISTÓRIA

O Laboratório de Instrumentação para Medição (LIM) iniciou a sua actividade no período lectivo de 1999/2000 sob o propósito de dar apoio à disciplina de Instrumentação para Medição (I&D) leccionada no 3º ano da Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM) do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da FEUP.

As actividades desenvolvidas no LIM estão direccionadas para as medições de grandezas físicas, como o deslocamento, a deformação, a força, a pressão, o nível, a temperatura, a velocidade, as grandezas dimensionais e a intensidade de campo magnético. Também se desenvolvem actividades no que concerne à detecção de proximidade e nível, à sensorização e controlo de microposicionamento, ao desenvolvimento de instrumentação virtual para aquisição e controlo de dados e à transmissão remota, nomeadamente através da Internet.

O objectivo prioritário do LIM é o apoio ao Ensino, por isso têm-no posto em prática no âmbito da LEM (alargado ao programa Socrates/Erasmus), das licencitaturas em Engenharia Civil e Química, do ensino pós-graduado, como os mestrados em Tecnologias Multimédia e em Automação, Instrumentação e Controlo. Ainda colabora com o Gabinete de Apoio ao Ensino à Distância da Universidade do Porto, com o qual tem desenvolvido cursos de e-learning e está envolvido com outros serviços e departamentos da FEUP e faculdades da UP, tal como a de Nutrição, Ciências ou Letras. As colaborações também se estendem às universidades do Algarve, Aveiro e Minho. Embora recente, o LIM tem estado envolvido nas actividades de investigação e desenvolvimento, nomeadamente com outros departamentos da FEUP, como o DEC ou o DEQ.

No plano das colaborações para o exterior, registam-se os dias/semanas abertos da FEUP, a Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da UP, o ensino secundário, nomeadamente com as escolas de Fontes Pereira de Melo e de Águas Santas, e a Universidade Júnior. Contam-se também diversas actividades com o Insistituto de Recursos e Iniciativas Comuns da UP (IRICUP) no que toca essencialmente ao projecto Laboratórios Remotos@UP, do programa POSI.

Finalmente, e no âmbito dos projectos de iniciação à investigação científica na pré-graduação, o LIM também colabora com o Centro de Apoio à Indústria Metalomecânica (CATIM), com a firma Emílio de Azevedo Campos, António Moutinho, a Fundação Ilídio Pinho, a Caixa Geral de Depósitos, a National Instruments Portugal e com o Grupo de Medidas Ibéricas – estes dois últimos casos para acções de divulgação e formação.

Valid HTML 4.01 Transitional Valid CSS!