MESHO

Os elevados níveis de sinistralidade verificados nos vários sectores produtivos nacionais, evidenciam estruturas de prevenção de riscos deficientes, ou inexistentes, em muitos locais de trabalho. Embora existam situações em que se podem considerar triviais as soluções para os evitar, a diversidade e a complexidade das situações encontradas no mundo laboral cada vez menos se compadecem com soluções generalistas, desenquadradas das situações concretas no contexto da própria empresa.

A solução do problema passa pela existência de técnicos reconhecidos, devidamente qualificados e empenhados em detetar os riscos e encontrar e implementar soluções que melhorem as condições de trabalho e evitem os acidentes. Só deste modo é possível melhorar o conforto, aumentar a produtividade e reduzir os custos diretos e indiretos, necessariamente inerentes a qualquer acidente.


O plano de estudos do MESHO compreende uma componente letiva (1º ano + 1 semestre) e uma dissertação (1 semestre) em duas áreas principais:

Tecnologia
Segurança e Emergência

Que diferem entre si na possibilidade de escolha de disciplinas de carater opcional. A especialização em Tecnologia é especialmente destinada a candidatos com 1º ciclo em engenharia ou áreas afins.
O estudante poderá escolher entre 0 e 30 ECTS entre as unidades curriculares opcionais, consoante a área escolhida.
O Grau de Mestre é obtido após conclusão e aprovação da dissertação numa destas duas áreas e permitirá requerer o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Técnico Superior em Segurança e Higiene do Trabalho (SHT) junto da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).
Aos candidatos é possibilitada a escolha do Orientador e do tema da Dissertação.

 

© Cláudio Barbosa