[Armazenamento e Recuperaçãos de Informação]

Pesquisa do Tema "Inovação nos Produtos"

em Fontes Diversas e Avaliação de Resultados


Introdução / Sistemas Utilizados / Escolha do tema 
Inovação nos produtos / Critérios Utilizados
As pesquisa realizadas nas diversas fontes
Conclusão / Documento Completo / Página Principal

Introdução

Este trabalho tem como objectivo explorar a diversidade de sistemas disponíveis para pesquisa de informação, elaborando uma reflexão sobre as características visíveis dos sistemas utilizados e a sua eficácia no fornecimento de informação.

A primeira fase do trabalho consistiu, ante mais, pela escolha do tema - "INOVAÇÃO NOS PRODUTOS". Após o tema definido, passou-se ao desenvolvimento do trabalho, propriamente dito, através da realização de pesquisas em fontes diversas. A procura de documentos relevantes para o tema em causa, foi efectuada utilizando:

As pesquisas foram realizadas, sempre que possível, tendo em atenção a Norma Portuguesa - NP 3715. Para cada uma delas foram avaliados os resultados usando os critérios de relevância e pertinência, assim como a indicação das taxas de recuperação e precisão.


Sistemas Utlizados

Bases de Referência e Texto Integral de Referências

As bases de referência, existentes na Web possuem como característica a de apenas conterem, como o próprio nome indica, uma referência aos documentos, isto é, em que se faz a descrição do documento (título, autor, assuntos, eventualmente resumos, local onde é publicado...), mas que não contém o texto integral.
As bases de texto integral do documento são aquelas onde se encontra o texto integral dos documentos e onde pode ser possível, em algumas delas, pesquisar ocorrências de palavras ou frases, no próprio texto.

Motores de pesquisa e Directórios

A Web possui vários milhões de páginas sobre milhares de temas. Naturalmente é impossível procurar um site particular sobre determinado tema, navegando através de hiperligações. No entanto a Internet possui um conjnto de índices de sites instalados em motores de pesquisa que permitem procurar diverso tipo de informação.
Há que referir, que nem todos os sites estão listados em todos os motores de pesquisa, nem um particular motor de pesquisa tem todos os sites indexados, mas utilizando vários motores é possível encontrar a informação desejada.
Existem dois tipos de motores de pesquisa de sites : os motores de pesquisa e os directórios.
Os motores de pesquisa fazem pesquisas periódicas à Internet registando, numa base de dados, vários aspectos como tópicos, títulos ou sumários.
Os directórios possuem uma lista de sites organizados por título como computadores, regiões, negócios, instituições,...


Escolha do Tema

A escolha do tema deveu-se essencialmente a um grande interesse da nossa parte pela área da gestão. Actualmente, o conceito mais falado nesta área é o de inovação. A inovação é um conceito muito abrangente, que em linhas muito gerais, se define como a aplicação do novo (novos conhecimentos/conceitos).
À medida que as empresas crescem, ganham competências no serviço que prestam aos seus actuais clientes. Nos negócios inovar quer dizer aumentar o valor para o cliente, pelo qual a empresa será recompensada. Também é de referir que nem sempre a inovação é boa para o cliente, podendo criar-se produtos que não interessam a ninguém. Para estes terem valor comercial, as inovações têm de responder a necessidades emergentes dos clientes, situação em que os primeiros a terem sucesso no mercado serão os que mais lucrarão.
É através desta linha de pensamento que especificamos o nosso tema para inovação nos produtos. Outro factor tido em consideração, é a sociedade consumista em que estamos integrados e, como tal, as nossas preocupações centram-se no conhecimento do tipo de produtos que o mercado nos oferece e aqueles que no futuro poderá vir a oferecer, de modo a que lhe possamos dar valor e consequentemente pagar por eles.

O objectivo por nós proposto foi, a aquisição de novos conhecimento sobre o tema em causa, e a fundamentação dos já existentes, dado que, como sabemos, hoje em dia as mutações efectuam-se a um ritmo muito veloz, pelo que é essencial uma actualização constante sobre todo o tipo de informação que é do nosso interesse. Só recorrendo a várias fontes de informação e através de pesquisas conseguimos concretizar esse mesmo objectivo.


Inovação nos Produtos

"Viaje pelo mundo dos produtos que lhe são familiares e daqueles que nunca conheceu. E aprenda quando deve avançar ou abandonar a ideia. Da próxima vez que tiver uma ideia brilhante, siga estes passos à risca....."

Robert M. McMath

Apenas duas em cada dez ideias de novos produtos chegam ao mercado e atingem os seus alvos de marketing. O sucesso não está apenas em conceber um novo produto, comercializá-lo e obter uma grande aceitação do público. Abandonar uma ideia inovadora, mas que está destinada a falhar, é também um sinal de sucesso e de eficiência no funcionamento da sua empresa. Nunca hesite em abandonar um produto fracassado, evitando que os custos fiquem fora do seu controlo.

Os produtos inovadores têm sucesso quando «tudo o que tem que dar certo dê».


Critérios Utilizados

Antes de iniciarmos a descrição dos vários sistemas de pesquisa de informação utilizados, achamos importante justificar o porquê da utilização das mesmas expressões nas diferentes pesquisas realizadas:

Natureza da linguagem de indexação:

Os termos de indexação para realizar as pesquisas, foram definidos utilizando linguagem natural e compostos de palavras. Nestes últimos a ligação entre os termos foi realizada com base em operadores booleanos que constituem o modelo lógico, nomeadamente AND e OR. Também foi utilizado o operador de existência +. Através destes operadores existem maiores facilidades de aproximação e de interpretação dos resultados de pesquisa, deste modo estes foram os eleitos para a construção das respectivas expressões.

Expressões utilizadas:

1. "Innovation in products";
2. "Innovation + products";
3. "Innovation and products";
4. "Innovation or products";


As pesquisas realizadas nas diversas fontes


	Infoseek.com  / Yahoo.com /  Sapo.pt /  Cusco.pt /  Dialogweb.com /  ProquestDirest.com /  Swestnet.com

"Infoseek.go.com"

Problemas que surgiram na avaliação de pertinência:

- A ordem de inspecção de documentos não foi tida em consideração para a pesquisa, dado que, o objectivo é a recolha de diferenciados pontos de vista sobre o tema.
- Muitos dos documentos inspeccionados, demonstraram ter muito pouco sobre o tema, pelo que, não foram incluídos nos resultados dos pertinentes (por exemplo, documentos desenvolvidos por empresas, onde publicitam os produtos que concebem e comercializam. Este tipo de informação não foi considerada importante, para o tipo de resultados que pretendíamos obter).
- Também houve documentos, cuja quantidade de informação relevante era mínima, mas por vezes com um conteúdo muito "rico", pelo que não foram excluídos dos resultados considerados relevantes. A situação contrária também sucedeu. Encontramos documentos que à partida pareciam interessantes, mas depois de bem analisados, concluímos que não serviam as nossas necessidades de informação.

Neste motor de pesquisa, utilizaram-se várias expressões, nomeadamente: