|
Escolha do Tema
A escolha do tema deveu-se essencialmente a um grande interesse da nossa parte pela área da gestão. Actualmente, o conceito
mais falado nesta área é o de inovação. A inovação é um conceito muito abrangente, que em linhas muito gerais, se define como
a aplicação do novo (novos conhecimentos/conceitos).
À medida que as empresas crescem, ganham competências no serviço que prestam aos seus actuais clientes. Nos negócios inovar
quer dizer aumentar o valor para o cliente, pelo qual a empresa será recompensada. Também é de referir que nem sempre a inovação
é boa para o cliente, podendo criar-se produtos que não interessam a ninguém. Para estes terem valor comercial, as inovações
têm de responder a necessidades emergentes dos clientes, situação em que os primeiros a terem sucesso no mercado serão os que
mais lucrarão.
É através desta linha de pensamento que especificamos o nosso tema para inovação nos produtos. Outro factor tido em
consideração, é a sociedade consumista em que estamos integrados e, como tal, as nossas preocupações centram-se no
conhecimento do tipo de produtos que o mercado nos oferece e aqueles que no futuro poderá vir a oferecer, de modo a que lhe
possamos dar valor e consequentemente pagar por eles.
O objectivo por nós proposto foi, a aquisição de novos conhecimento sobre o tema em causa, e a fundamentação dos já existentes, dado que, como sabemos, hoje em dia as mutações efectuam-se a um ritmo muito veloz, pelo que é essencial uma actualização constante sobre todo o tipo de informação que é do nosso interesse. Só recorrendo a várias fontes de informação e através de pesquisas conseguimos concretizar esse mesmo objectivo.