Experiência Global e Dia Mundial da Água

É já de amplo conhecimento que uma das actividades centrais de celebração do Ano Internacional da Química, 2011- Química, nossa vida nosso futuro, é a Experiência Global ( EG)- Água, uma solução Química, que tem vindo a ser preparada ao longo o último ano.

Foram preparados protocolos para  a realização de 4 actividades:

1. O pH das águas do  Planeta,

2. Águas Salgadas,

3. Destilador Solar

4. Água Límpida e Desinfectada.

Encontram-se disponíveis, em permanente actualização,   em inglês, a língua original, no sítio da Internet water.chemistry2011.org, que foi desenvolvido especialmente para gerir a EG e que aguarda a visita de professores e alunos que queiram participar no que se espera venha a ser  a maior experiência química de sempre. PASSEM A PALAVRA, pois a EG foi pensada  para unir os participantes em torno de algumas actividades que ilustram o papel da Química na resolução de questões relativas à qualidade da água e ao seu tratamento.

Estão já feitas as traduções em Português de alguns dos protocolos (1 e 2), e os outros estão em marcha, disponibilizando-se à medida que forem concluídas. Existem também já   versões resumidas de 1, 2 e 3, que estão disponíveis no sítio do Centro Ciência Viva do Lousal, http://www.lousal.cienciaviva.pt/actividades/, onde a EG está em mostra permanente para realização com os visitantes.

Estão também disponíveis oportunidades adicionais para facultar o acesso à participação na EG, no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, http://www.dqb.fc.ul.pt.

No dia 22 de Março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, as facilidades do sítio da Internet deverão estar plenamente funcionais e abertas à inscrição de todos. A realização da EG poderá ser feita ao longo do Ano Internacional da Química, 2011, para que, no final, no encerramento, possamos festejar e transmitir uma imagem de dinamismo que se prolongue para além de 2011.

Downloads:

pH.pdf