Concurso "A Química entre Nós..."

A Bayer Portugal e a Comissão Nacional da Unesco desafiam os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo das escolas públicas do Concelho de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-nova, a concluir de uma forma original, através de texto ou de artes plásticas, o último capítulo dos livros de Maria Helena Henriques e de Maria José Moreno, “Terra Vita Sadia” versões Infantil e Juvenil.

A cerimónia de apresentação do concurso teve lugar no passado dia 12 de Dezembro no Centro de Interpretação de Monsanto, bem como a inauguração da Exposição Itinerante “A Química entre Nós…”, concebida no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química 2011, que irá percorrer, numa primeira etapa, diversas escolas do Concelho de Lisboa, aproximando a população escolar das conquistas desta ciência, que fazem parte do nosso dia-a-dia e que tanto têm feito pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento dos povos.

O objectivo é incentivar o interesse por esta ciência junto dos mais jovens, gerando entusiasmo em torno de uma abordagem criativa do conhecimento. O Concurso insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Química 2011 e pretende realçar as conquistas da Química, dando a conhecer as suas contribuições para o bem-estar da Humanidade.

Inscrições até 27 de Janeiro de 2012

ENQUADRAMENTO

Em Abril de 2008, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou a proposta de Proclamação pelas Nações Unidas de 2011 como Ano Internacional da Química (AIQ).

O Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011) pretende celebrar as conquistas no mundo da Química e suas contribuições para o bem-estar da Humanidade. Sob o mote Química, nossa vida, nosso futuro, o AIQ 2011 visa aumentar o reconhecimento público da Química, na satisfação das necessidades das Sociedades, incentivar o interesse pela Química entre os mais jovens e gerar entusiasmo para uma abordagem criativa desta área do conhecimento.

O Ano de 2011 coincide com a celebração de vários centenários, nomeadamente o 100 º Aniversário do Prémio Nobel da Química atribuído a Madame Marie Curie, permitindo, deste modo, realçar as contribuições dadas pelas Mulheres em prol da Ciência, as Comemorações do 100 º Aniversário da Bayer Portugal e da Sociedade Portuguesa de Química, bem como da Fundação da Associação Internacional de Sociedades de Química.

Estas celebrações têm como objectivo destacar as vantagens da colaboração científica nacional e internacional, bem como o potencial desta Ciência na apresentação de soluções para os problemas que as Sociedades de hoje enfrentam, a nível da saúde, do ambiente, da alimentação, entre outros.

Os eventos do AIQ 2011 pretendem demonstrar que a Química é uma Ciência criativa, indispensável para a promoção da sustentabilidade e para a melhoria do bem-estar das comunidades.

Assim, o AIQ 2011 integra-se nos objectivos das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), da Biodiversidade (2011-2020) e, ainda, do Ano Internacional das Florestas (2011).

É neste enquadramento que a Comissão Nacional da UNESCO e a Bayer Portugal promovem o Concurso Escolar A Química entre nós…, dirigido a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo dos estabelecimentos de ensino público do Concelho de Lisboa, numa parceria com:

- Câmara Municipal de Lisboa - Divisão de Gestão e Manutenção do Parque Florestal do Monsanto

- Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia - Ambiente

- Sociedade Portuguesa de Química / Comissão Nacional para o AIQ

- Comité Português para as Geociências (IGCP) da UNESCO e Comité Português para a Biodiversidade, criados sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO.

Para mais informações sobre:

- Regulamento

- Ficha de Inscrição