Historial

A Tuna Feminina de Engenharia foi fundada a 3 de Novembro de 1991+1 por um grupo de alunas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que em comum tinham o gosto pela música e pela boémia estudantil. Constituída por alunas dos vários cursos ministrados na FEUP, a TUNAFE conjuga o respeito pela tradição Académica com a alegria e irreverência estudantil representando, para todos os seus elementos, uma forma saudável de estar na Faculdade, um escape para uma vida universitária exigente.

Desde a sua estreia no V Sarau Cultural de Engenharia, a TUNAFE já percorreu todo o país cantando e encantando quem a escuta, dignificando o bom nome da Faculdade de Engenharia e da Cidade do Porto. Para além das inúmeras viagens em Portugal, a TUNAFE tem, nos últimos anos, ultrapassado fronteiras, realizando algumas digressões fruto de muito trabalho e dedicação a um objectivo que se quer pela Tuna e para a Tuna. Desde a primeira digressão em Setembro de 1999 ao Arquipélago da Madeira, a TUNAFE cantou e encantou na Alemanha, Áustria, Holanda, Inglaterra, Liechenstein, Açores, Suiça, Bélgica e por último fez soar os seus acordes em terras espanholas e francesas.

A TUNAFE conta com dois CD’s editados: “Tudo Isto é Tuna” e, mais recentemente, “O Porto Adormece a Sonhar”. Estes foram dois projetos muito ambicionados e que reúnem o repertório da TUNAFE tendo uma década a separá-los e registando a tuna em dois momentos diferentes sem perder a sua identidade. Apresentam, portanto, música tradicional portuguesa, espanhola e ainda alguns originais.

Após doze edições do seu festival, a TUNAFE decidiu voar mais alto e aventurar-se na organização do seu XIII Tudo Isto É tuna no Coliseu do Porto, sendo a primeira tuna feminina a conseguir algo de tão gratificante.

Acima de qualquer norma ou regra é essencial a paixão pelo conjunto que a tuna representa: a vida académica, música, boémia e, especialmente, os pequenos gestos que vão solidificando as amizades encontradas a partir de um gosto comum, a exaltação à alegria de ser estudante – estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

É este o espírito vivido na Tuna Feminina de Engenharia e que marcou todas as suas gerações.

Ousamos então usufruir do direito de citar tão sábias palavras.

     “Se, ser estudante, é ter ânsia em saber e espírito jovem, ser tuno será exaltar em música e canto o ânimo de ser estudante e o vigor da juventude, virtudes a deverem ser permanentes e sem idade!”

Aureliano da Fonseca