homepage Estrelas FEUP Estudantes vencem Prémio SECIL de Engenharia Civil

Estudantes vencem Prémio SECIL de Engenharia Civil

Estudo sobre o "Comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária de pequeno vão para tráfego de alta velocidade" e "Projeto de uma ponte pedonal sobre a Via Estruturante da FEUP". Estes foram os temas de investigação de dois estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e que lhes valeram dois dos três prémios SECIL Universidades 2010, atribuídos este ano na categoria de "Engenharia Civil".

 

Orientado por Raimundo Delgado e Rui Calçada, Luís Diogo Silva estudou o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária de pequeno vão para tráfego de alta velocidade com o objetivo de dar resposta a um conjunto de novas exigências que o tráfego de alta velocidade impõe, principalmente nas pontes de pequeno vão, nomeadamente no que respeita às vibrações que tendem a surgir como consequência dos fenómenos de ressonância. Para tal, foi estudada a Ponte de Canelas, uma estrutura ferroviária situada na Linha do Norte, 5 km a Sul de Estarreja, próximo de Aveiro.

 

Para Pedro de Seixas Duarte, autor do "Projeto de uma ponte pedonal sobre a Via Estruturante da FEUP", o desafio foi conceber uma ponte pedonal suspensa que faça a ligação entre a FEUP e o edifício da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP), atualmente separadas por uma rua. Orientado por Álvaro Azevedo, o projeto desta ponte pretende dar resposta à necessidade de tornar mais acessível o edifício da AEFEUP, permitindo aos estudantes um maior usufruto dos serviços e espaços da associação de estudantes, tornando-a também parte integrante do campus.

 

Sobre o Prémio SECIL Universidades

O Prémio SECIL Universidades é atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros. Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, este galardão visa incentivar a qualidade do trabalho académico e promover o reconhecimento público de jovens provenientes das várias escolas portuguesas de Engenharia Civil e de Arquitetura. Cada um dos vencedores do prémio receberá, em data a definir em breve pela SECIL, um diploma e cinco mil euros.

29/09/2011

Newsletter ADN

Subscrever

Sabia que...

A FEUP desenvolveu o primeiro carro elétrico de competição e...
A FEUP é a escola portuguesa com mais alumni no CERN
Registámos 2000 notícias na Imprensa em 2011
A FEUP regista 91% de empregabilidade
O VOIP da FEUP é usado pela Casa da Música e pela UNICER
A FEUP é a maior faculdade da Universidade do Porto
A primeira mulher engenheira em Portugal formou-se na FEUP
A super-bock sem álcool é um produto FEUP
Maio/Junho
D S T Q Q S S
01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Para saber mais sobre tudo o que acontece na FEUP vá a www.fe.up.pt

Visite-nos nas redes sociais

FacebookLinkedinYoutube