Antonio Reis

 

 

 

 

 

Júlio Appleton

Instituto Superior Técnico

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1971. Em 1976 concluiu o curso de Mestrado em “Concrete Structures and Technology” no Imperial College da Universidade de Londres. Em 1979 foi-lhe atribuído o grau de Doutor of Philosophy in Civil Engineering pela mesma universidade. Em 1984 foi aprovado por unanimidade nas provas de Agregação em Engenharia Civil (Estruturas de Betão) no IST.

De 1970 a 2011 foi docente do IST, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil desde 1986. Foi Presidente desse departamento no biénio 1987/1988, Presidente do Conselho de Administração da Fundec – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura no triénio 1995/1997 e Presidente do ICIST – Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção de Janeiro de 1999 a Março de 2001. Foi Presidente do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros no triénio 1995/1997 e Presidente da Direcção do GPPE – Grupo Português de Pré-Esforçado de 1988 a 2001.

Participou activamente na FIP – Fédération Internationale de la Précontrainte, tendo presidido à Comissão “Practical Design” de 1990 a 1998. Foi membro activo do CEB – Comité Euro International du Béton, tendo sido responsável pelo grupo de trabalho “Monitoring for Durability” de 1993 a 1998.

Desde 1979 participa na Comissão Técnica Nacional dos Eurocódigos Estruturais sendo, desde 1995, coordenador do grupo de trabalho do Eurocódigo 2 – Estruturas de Betão.

Em 2000 recebeu a medalha de mérito da fib – fédération internationale du béton e em 2006 a medalha de mérito do GPBE – Grupo Português de Betão Estrutural.

Publicou 240 trabalhos técnicos e científicos em revistas nacionais e internacionais e em actas de congressos. Orientou 9 teses de doutoramento e 28 teses de mestrado.

É Membro Conselheiro e Especialista em Estruturas (desde 1998) pela Ordem dos Engenheiros. Exerce desde 1971, em acumulação de funções, a actividade profissional como projectista de estruturas, sendo actualmente sócio do gabinete de projectos A2P Consult Estudos Projectos, Lda.

Dos projectos em que participou destacam-se as Torres de São Rafael e S. Gabriel no Parque das Nações, as estruturas do Centro Ismaeli de Lisboa, as Pontes sobre o Rio Lima (variante à EN 101), sobre a Ribeira de Temilobos (ligação do IP3 a Armamar), sobre o Rio Antuã em Oliveira de Azeméis, sobre o Rio Sado (Lanço Grândola Sul – Aljustrel), sobre o Rio Ocreza no IC8 (vão central de 190 metros), o Viaduto da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa em Odivelas e o Viaduto da A10 no nó com a A1, no Carregado.

Participou também em projectos de reabilitação e reforço, destacando-se intervenções na Estrutura da Central de Correios de Lisboa, no complexo da Lisnave da Mitrena, nos Silos da Silopor em Leixões, na Ponte Romana de Tavira, na Ponte da Arrábida, no Viaduto Duarte Pacheco e na Ponte sobre o Rio Cávado na EN 304.

Tem ainda realizado numerosos estudos e pareceres, e coordenado a revisão de importantes projectos, de que se destacam os Viadutos Norte e Sul da Ponte Vasco da Gama e a Ponte do Infante sobre o Rio Douro. Tem sido chamado a realizar diversas peritagens em Marrocos, nomeadamente a relacionada com a reabilitação da estrutura da zona envolvente da Mesquita Hassan II em Casablanca.