Porto

Debruçado sobre o rio Douro, o Porto é uma das mais antigas cidades da Europa. Nasce e desenvolve-se durante a Idade Média, a partir da margem norte do Rio Douro. Um dos aspectos mais significativos do Porto e do centro histórico é o seu enquadramento paisagístico, fruto da harmonia das suas linhas e da sua estrutura urbanística, que constituem um conjunto de rara beleza. A cidade foi classificada como Património da UNESCO em 1996.

Descobrir o Porto é ir ao encontro de muitas surpresas. Ao lado do carácter hospitaleiro e conservador há uma cidade contemporânea e criativa. As marcas deste “saber estar” sentem-se nas ruas, na arquitetura e nos monumentos, nos museus, nos espaços de lazer, nas esplanadas e nas zonas comerciais. (in http://www.cm-porto.pt)

Site oficial de Turismo do Porto

Alfândega Nova do Porto

Edifício de tipologia neoclássica, construído no âmbito da linha anglo-palladiana, no século XIX, segundo projecto do engenheiro Jean F. G. Colson. Apresenta duas fachadas, uma virada para o Douro e outra para a cidade. De salientar as soluções estruturais que recorreram à utilização do ferro em conjugação com outros materiais – pedra, tijolo ou madeira – consoante a funcionalidade dos diferentes espaços. Em 1987 foi decidida a instalação no edifício do futuro Museu dos Transportes e Comunicações, pertencente à Associação com o mesmo nome. Como tal, foram iniciadas obras de restauro e adaptação, de acordo com o projecto do arquiteto Eduardo Souto Moura. A Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações (A.M.T.C) disponibiliza ainda um Centro de Congressos e Exposições, distribuído pelos vários espaços da Alfândega, e um Centro de Formação.

Centro de Congressos da Alfândega do Porto