A FEUP Career Fair 2020 (FCF2020) realiza-se nos dias 12 a 15 de outubro de 2020, numa plafatorma on-line, acessível através do site www.fe.up.pt/careerfair.
A FEUP Career Fair é promovida pela Talent Unit da FEUP e integra-se no programa FEUP Career Path; a Comissão Organizadora é designada neste regulamento por CO.
A FEUP Career Fair integra várias atividades:

  • 12 e 13 de outubro:
  • Get Ready – Career Craft (atividades/workshops de preparação para a FCF2020 sobre emprego e soft skills) – em horários a designar e mediante inscrição prévia;
  • 14 e 15 de outubro:
  • Espaço-Empresas(stands das empresas em ambiente virtual) – 9h30 às 18h00.
  • Opening Session – KPMG (sessão informativa promovida pelo main sponsor) – 14 de outubro, às 14h30;
  • Flash Interviews (entrevistas de recrutamento, mediante inscrição prévia) – 14 e 15 de outubro, em ambiente virtual, horário acordado com a empresa.
  • Stand-Carreira(aconselhamento de carreira a estudantes e graduados) – 14 e 15 de outubro, das 9h30 às 18h00 em ambiente virtual.
  • Pitch me! (apresentação dos estudantes às empresas, mediante inscrição prévia) – 14 e 15 de outubro, 1 sessão por dia às 16 horas.
A participação dos estudantes e graduados nas atividades da FEUP CAREER FAIR é gratuita, mas implica inscrição on-line obrigatória no site do evento (www.fe.up.pt/careerfair), nos prazos indicados, acedendo ao menu ESTUDANTES/GRADUADOSInscrições.

A participação nas diferentes atividades da FEUP Career Fair 2020 está reservada a estudantes e graduados FEUP, pelo que, aquando do registo, é solicitado um email FEUP para validação.

4.1. Get Ready – CareerCraft

Get Ready! | CareerCraft é a designação do pré-evento da FEUP Career Fair que, em parceira com o Best Porto, pretende preparar os estudantes para a inserção no mercado de trabalho e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Consiste em sessões e workshops online dinamizados por empresas e formadores onde serão abordadas competências transversais úteis para o contacto empresarial.

A inscrição deve ser feita acedendo ao menu PROGRAMA – Get Ready! | CareerCraft.

4.2. Espaço-Empresas (stands)

4.2.1. Ambiente Virtual

O Espaço Empresas da FEUP Career Fair reinventa-se e passa, neste ano de 2020, do seu habitual corredor B para um ambiente virtual, possibilitando a todos os participantes poderem contactar com empresas das mais diferentes áreas de Engenharia.

Estarão presentes cerca de 80 empresas nacionais e internacionais com interesse em recrutar para as diversas áreas de Engenharia e outras como parceiras do evento. A divulgação e informações sobre as empresas na FEUP Career Fair (presença em qualquer modalidade) encontra-se no site do evento, no menu EMPRESAS – Empresas participantes.

Poderás aceder ao ambiente virtual da Feira no site oficial do evento em www.fe.up.pt/careerfair.

4.2.2. Corredor B

Adicionalmente, estarão presentes 12 empresas no Corredor B (nomeadamente as empresas Sponsor e FEUP Prime Partners). Os participantes poderão, assim, contactar com essas empresas presencialmente, devendo seguir todas as regras e recomendações de segurança da CO no que concerne à COVID-19. O acesso aos stands pode ser condicionado em função do número de pessoas presente.

4.3. Flash Interviews (mediante inscrição prévia)

As Flash Interviews consistem numa primeira entrevista de seleção e recrutamento com um caráter exploratório e destina-se aos estudantes e graduados, previamente selecionados pelas empresas e visa a real contratação, atribuição de estágios profissionais ou de projetos para dissertações de mestrado.

A seleção dos candidatos e marcação das entrevistas é da inteira responsabilidade das empresas, no dia e hora indicados pelas mesmas, contactando diretamente os candidatos e indicando-lhes qual a plataforma que deverá ser usada (ex. zoom, Skype, Google meets, etc.)

As empresas inscritas nesta atividade podem ser consultadas no site do evento no menu PROGRAMA – Flash Interviews.

Condições de participação:

  • As inscrições para esta atividade encerram no dia 2 de outubro;
  • As ofertas vão estar publicadas na Bolsa de Emprego(BE) da FEUP mas também com acesso direto através do site da FCF2020, clicando no nome da empresa no menu PROGRAMA – Flash Interviews;
  • Os candidatos consultam as ofertas e formalizam a sua candidatura através dos contactos indicados pela empresa para esse efeito;
  • As empresas analisam as candidaturas e contactam diretamente os candidatos para marcação de entrevistas;
  • Apenas estudantes e graduados selecionados previamente para as entrevistas poderão participar;
  • Se os candidatos pretenderem ser entrevistados por mais do que uma empresa, podem fazer as candidaturas que entenderem, devendo depois gerir com as empresas o horário da realização das entrevistas por forma a não haver sobreposição;
  • Será da responsabilidade da empresa a indicação da data, hora e plataforma onde a entrevista se irá realizar.

4.4. Stand-Carreira

Stand-Carreira é um stand permanente de aconselhamento de carreira, representado por profissionais qualificados, e estará em funcionamento nos dias 14 e 15 de outubro das 9h30 às 18h00, em ambiente virtual.

Neste stand, estudantes e graduados podem receber, de forma rápida (até máx. 10 minutos), individualizada e imediata, informações e apoio para maximizar o seu percurso profissional.

Condições de participação:

O atendimento está dependente da disponibilidade do(s) técnico(s).

Não é necessário formalizar inscrição para esta atividade específica. Basta aceder à área virtual da FCF e procurar o STAND CARREIRA. Consultar as condições de apoio no interior.

4.5. Pitch me!

O Pitch me é uma iniciativa que permite aos participantes apresentarem-se às empresas presentes na FEUP Career Fair 2020 e, em 90 segundos apenas, falarem do seu percurso profissional, características pessoais, interesses, entre outros.

As condições específicas de participação e o método de inscrição devem ser consultadas no menu PROGRAMA – PITCH ME!.

Os participantes inscritos nas atividades que carecem de inscrição e que, por razões imprevistas, não possam participar, devem comunicar a sua desistência para o e-mail careerfair@fe.up.pt.
A participação de estudantes e graduados FEUP na FCF 2020 está isenta de qualquer tipo de custo.
Por questões logísticas a CO reserva-se o direito de alterar dias e horário das atividades. As alterações serão anunciadas no site da FCF nos submenus das respetivas atividades, pelo que estudantes e graduados inscritos devem consultar o site oficial do evento.
O evento será divulgado nos meios de comunicação social, na Homepage da FEUP (Notícias e Calendário), na Bolsa de Emprego da FEUP, por e-mail para os estudantes e graduados FEUP cujos contactos se encontram disponíveis no SIGARRA, nas páginas do facebook da FEUP e do FEUP CAREER PATH www.facebook.com/feupcareerpath e no FEUPLink no LinkedIn.

 

As associações/núcleos estudantis que colaborem na organização do evento farão a divulgação do evento através dos seus meios de comunicação.

Os dados recolhidos para efeitos de inscrição na FEUP Career Fair serão utilizados para a gestão logística do evento e as imagens fotográficas e de vídeo captadas durante o mesmo serão utilizadas para fins promocionais e noticiosos. Estes dados podem ainda ser usados na divulgação de futuras iniciativas relacionadas com a empregabilidade ou de aproximação entre a comunidade académica e as empresas participantes.

 

As informações relativas à política de proteção de dados do ambiente virtual onde a FEUP Career Fair 2020 irá decorrer (promovida pela EasyVirtual Job Fair), podem ser consultadas aquando do registo no evento.

A CO reserva-se o direito de alterar a todo o momento este regulamento.