Informações à Comunidade FEUP
(última atualização: 26 fevereiro de 2021)
Arranque Ano Letivo:
Comunicados do Diretor da FEUP
2021-02-26
Para permitir a realização da época extraordinária de exames para os estudantes que a partir de 22/janeiro (inclusive) faltaram às avaliações do 1º semestre, o Conselho Pedagógico considera que deve ser alterado o calendário de atividades letivas do 2º semestre 2020/21, agendando de 6/abril a 17/abril (inclusive) um período extraordinário de avaliações presenciais em que não haja aulas.
Com a prevista adaptação dos mestrados integrados a novos ciclos de estudo, que se iniciam em setembro de 2021, não se afigura adequado realizar essas provas em julho após as avaliações de 2º semestre, visto poder condicionar o início do ano letivo seguinte.
A solução apresentada de seguida altera as duas semanas de interrupção inicialmente previstas para o 2º semestre, passando as semanas de férias da Páscoa e da Semana Académica para o período de 6 a 17 de abril. As (novas) semanas de interrupção serão utilizadas para a realização da referida época extraordinária de exames.
Como consequência a FEUP decidiu atualizar o Calendário Académico 2020/21:
- Passam a ser períodos letivos, com aulas, a semana anterior à Páscoa, de 29/março a 1/abril (inclusive), e a Semana Académica, de 3/maio a 7/maio (inclusive).
- No dia a seguir à Páscoa, 5/abril, não há qualquer atividade letiva. De 6/abril a 17/abril (inclusive) não há aulas, sendo tal período reservado para as provas de avaliação presenciais extraordinárias de substituição das provas do 1º semestre que tenham sido realizadas a partir do dia 22 de janeiro (inclusive). Este período extraordinário de avaliações a seguir à Páscoa é destinado aos estudantes que faltaram a estas provas do 1º semestre.
- O primeiro ano dos ciclos de estudo de licenciatura e mestrado integrado podem usar ainda a semana 19/abril a 24/abril, já com atividades letivas, para terminar as avaliações extraordinárias mencionadas no ponto anterior, não devendo, no entanto, ser interrompidas as aulas. Se possível e necessário, as aulas dessa semana poderão ocorrer a distância.
- As avaliações presenciais dos sábados 10, 17 e 24 de abril poderão ocorrer de manhã, e também de tarde se necessário (caso o contexto legal assim o permita), em horários a definir.
Com os meus melhores votos,
João Falcão e Cunha
Diretor
2021-02-15
Entre os dias 29 de janeiro e 12 de fevereiro (duas semanas) o grupo de monitorização da situação COVID-19 na FEUP registou 5 novos casos positivos confirmados pelas autoridades sanitárias (ver tabela e gráfico com a evolução reportada, de seguida).
Todas as atividades da FEUP estão agora a decorrer a distância, com exceção das necessárias e permitidas pela legislação do estado de emergência, e nas quais se incluem algumas avaliações presenciais que estavam pendentes. A calendarização da época extraordinária para compensação de faltas a exames do 1º semestre por motivos relacionados com COVID-19 será em breve definida após a próxima reunião do Conselho Pedagógico.
De acordo com as informações que têm sido partilhadas por membros do governo nos meios de comunicação não se espera que a situação de confinamento se altere significativamente até ao final do período da Páscoa. Assim é de esperar que as atividades de Ensino-Aprendizagem não possam em geral ser realizadas presencialmente pelo menos até essa altura.
Apesar da melhoria dos indicadores relativos à pandemia em especial na Região Norte, no Porto e na FEUP, tendo por base os casos reportados, a situação continua a exigir a manutenção de todas as medidas de segurança já amplamente divulgadas. O regresso às atividades presenciais depende também de cada um de nós.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho no final da mensagem uma imagem da pintura (sem título) oferecida à FEUP em setembro de 2017 pelo seu autor Noel Langa (1938-, Moçambique).
2021-02-01
Entre os dias 22 e 29 de janeiro o grupo de monitorização da situação COVID-19 na FEUP registou 13 novos casos positivos confirmados pelas autoridades sanitárias (ver tabela e gráfico com a evolução reportada no final deste texto).
Esta semana continuam as provas de avaliação presencial. Até sexta-feira, 5 de fevereiro inclusive, deverão estar concluídas todas as provas, com exceção das do 1º ano de alguns ciclos de estudo.
- Segundo Semestre com atividades a distância a partir de 8 de fevereiro
A partir de dia 8 de fevereiro terá início o 2º semestre, com exceção do 1º ano de alguns ciclos de estudo, sendo todas as aulas a distância, pelo menos até às férias de Páscoa.
- Encerramento das instalações da FEUP de 6 a 14 de fevereiro
Recordo ainda a toda a Comunidade que devido a uma intervenção no sistema de abastecimento de água todas as instalações da FEUP estarão encerradas entre 6 e 14 de fevereiro, visto não haver possibilidade de utilização das instalações sanitárias.
Durante este período todas as atividades, incluindo ensino, investigação e serviços, deverão decorrer a distância, sempre que possível.
- Dissertações e estágios de mestrado
A «Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência» do MCTES-DGES (ver aqui, 2021-01-21) indica:
«[…] o acesso a laboratórios e infraestruturas científicas deve ser garantido para a realização de trabalhos de investigação em curso, inadiáveis, nomeadamente no âmbito de teses».
Considera-se assim que os trabalhos de dissertação de mestrado devem continuar, quando possível adaptado a trabalho a distância, e sempre de acordo com a Direção do Ciclo de Estudos. As atividades experimentais presenciais necessárias à prossecução dos objetivos devem ser mantidas.
Os trabalhos de dissertação e estágios em curso em instituições externas à FEUP – empresas, institutos e outras organizações – devem continuar de acordo com o plano de trabalhos inicialmente previsto, cumprindo as regras em vigor nessas instituições. No caso de serem necessárias alterações aos projetos, compete à Direção do Ciclo de Estudos a sua aprovação sob proposta do orientador.
- Exames de épocas especiais
A época extraordinária de provas presenciais do 1º semestre, aberta a todos os estudantes que por qualquer motivo não tiveram possibilidade de as realizar nas semanas correntes e desde o dia 22 de janeiro, será oportunamente anunciada.
Os exames relativos à “Época especial para conclusão de ciclo de estudos, 1ª chamada” e à “Época destinada a estudantes portadores de estatuto legalmente aplicável” deverão ser marcados em acordo com o calendário previsto inicialmente, podendo vir a ser adiados caso seja necessário. As condições de realização das provas são as mesmas usadas nas provas de época normal e de recurso, nomeadamente no que respeita ao tempo de duração que continua a ser de 90 minutos por prova.
- Lançamento de classificações
As classificações relativas às avaliações em curso devem ser publicadas nos termos respetivos em acordo com o estipulado no calendário letivo da FEUP 2020/21.
Recomendações de segurança continuam em vigor dentro e fora da FEUP
Mantêm-se a necessidade de respeitar todas as regras de segurança em vigor, em particular de afastamento físico e o uso de máscara, e evitando aglomerações antes e depois das avaliações presenciais.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho Joy de Arash Fouladvand e com Niaz Nawab (ambos de Teerão, residentes em Paris), pela Orchestre Philarmonique de Paris-Est.
2021-01-25
Como foi comunicado, mantêm-se as avaliações presenciais planeadas, tendo sido considerado que esta é a melhor e mais justa opção para todos estudantes, em especial os que só agora estão a terminar o semestre.
Como é fundamental evitar aglomerações de pessoas, em especial no edifício B, a equipa de seguranças da FEUP foi reforçada, já a partir de amanhã, terça-feira, dia 26 de janeiro. Os seguranças têm indicações expressas para dispersarem as aglomerações nos acessos às salas de exames e nos corredores e de reportarem à Direção os casos que considerem graves.
Foi já relembrado aos docentes e vigilantes que devem seguir as recomendações em vigor, muito em especial:
– Distribuir os estudantes pelo total de salas reservadas, de forma homogénea e evitando salas com diferentes concentrações de estudantes, e divulgar atempadamente essa distribuição. Se necessário devem ser solicitadas previamente mais salas.
– Chegar antecipadamente às salas de exames – pelo menos 15 minutos antes da hora marcada – e colocar “kits” de avaliação nas mesas. Esta medida permitirá que os estudantes não se aglomerem à entrada da sala, para entrarem, podendo sentar-se à medida que vão chegando.
– Evitar a circulação de papel ou de outros objetos pelos estudantes, por exemplo enunciados e lista de presenças.
Se se mantiverem as situações de aglomerações nas entradas e saídas das salas e nos corredores, a Direção da FEUP será obrigada a reconsiderar o encerramento do período de avaliações em curso, e o adiamento das provas presenciais em falta para datas não definidas, com grande prejuízo para todos os que venham a ser afetados.
É muito importante respeitar as regras de segurança em vigor. As autoridades de saúde pública têm reiteradamente confirmado que não houve qualquer surto de COVID-19 com origem na FEUP e estou certo que todos desejamos que assim continue.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho Depende de Nós do album “The Heart of the Matter” de Jane Monheit (EUA, 1977; letra).
2021-01-22
De forma resumida, e de acordo com a posição unânime do seu Conselho Pedagógico, a FEUP, dentro da estrita legalidade, e reforçando significativamente as medidas de segurança, irá manter as provas de avaliação em regime presencial previstas para as próximas semanas, salvaguardando as expectativas dos seus estudantes, mas garantindo, sem necessidade de justificação, o acesso a uma época extraordinária de avaliação, em período a definir, aos estudantes que faltem às próximas provas.
Considerando o Art. 3º do Decreto n.º 3-C/2021, de 22 de janeiro, que altera o Art.º 31.º-A, n.º 1 al. c), que determina a suspensão das «atividades letivas e não letivas presenciais das instituições de ensino superior, sem prejuízo das épocas de avaliação em curso», e na sequência da mensagem com as conclusões da reunião desta manhã do Conselho de Diretores da U. Porto (de: covid‑19@reit.up.pt; 2021-01-22; 16:02), o Conselho Pedagógico da FEUP reuniu extraordinariamente, por Zoom, estando também presentes os diretores dos 1º e 2º ciclos de estudo.
A reunião do Conselho Pedagógico tinha como ponto único da agenda analisar a decisão do Conselho de Diretores da U. Porto relativamente à sua adaptação ao caso da FEUP, ou seja para decidir sobre a conclusão das provas de avaliação presenciais previstas para as próximas semanas e a partir de segunda-feira dia 25 de janeiro.
O Conselho Pedagógico da FEUP considera que as avaliações presenciais em curso culminam o trabalho de Ensino-Aprendizagem de um 1º semestre completo, por parte de estudantes e docentes, com o apoio de investigadores e técnicos. Todos trabalharam desde o início do ano académico com a expectativa de realizar a avaliação com a possibilidade de acesso a duas épocas, normal e de recurso, com regras idênticas e definidas à partida.
O Conselho Pedagógico reconhece também que existe uma situação de pandemia com um nível de enorme preocupação na Sociedade em geral e na nossa comunidade em particular, muitas vezes envolvendo familiares mais fragilizados.
Assim, e após terem sido ouvidos os presentes na reunião, o Conselho Pedagógico da FEUP deliberou:
- Que seja aceite em termos gerais a decisão do Conselho de Diretores da U. Porto, confirmando assim a decisão da realização das provas de avaliação presenciais previstas para as próximas semanas.
- Que seja garantido o acesso a uma época extraordinária de avaliação a todos os estudantes que não participem em provas de avaliação presenciais nas próximas semanas, sem necessidade de justificação. O período para esta época extraordinária de avaliação será definido assim que possível pelo Conselho Pedagógico, salvaguardando a necessidade de ocorrência antes do início do próximo ano académico.
- Que sejam reforçadas as medidas de segurança na FEUP para as provas, nomeadamente: (i) diminuindo o número de estudantes nas salas de exame, através do aumento do número de salas para cada exame; (ii) reforçando o número de seguranças a patrulhar os corredores de acesso às salas, para evitar as aglomerações antes e após provas; (iii) melhorando a higienização das salas entre exames; (iv) reforçando a necessidade de seguir as regras definidas para gestão dos exames por parte dos docentes; e (v) reforçando a necessidade de manutenção do distanciamento físico, antes e após exames, por parte de todos os intervenientes, nomeadamente dos estudantes.
O Conselho Pedagógico considera ainda que será de manter a data prevista para o início do 2º semestre, assumindo que a atual situação de confinamento se irá manter para além das próximas duas semanas. Todo o processo de Ensino-Aprendizagem do 2º semestre deverá ser replaneado para o modo a distância.
A Direção da FEUP irá implementar as deliberações acima enunciadas pelo Conselho Pedagógico, salvaguardando as expectativas dos seus estudantes. Será garantido, sem necessidade de justificação, o acesso à época extraordinária de avaliação, em período a definir, aos estudantes que faltem às provas das próximas semanas. Além disso serão reforçadas as medidas de segurança na FEUP.
Votos de um bom fim-de-semana,
João Falcão e Cunha
Diretor
2021-01-21
O Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior publicou hoje, 21 de janeiro, uma nova «Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência» (ver aqui), onde consta:
«[…] recomenda-se que, no âmbito da sua autonomia de gestão, pedagógica e científica, as instituições científicas e de ensino superior:
[…]
- Adequem os procedimentos de mitigação de risco de contágio por COVID-19 nas situações em que a realização de atividades de avaliação presencial seja considerada essencial e não exista possibilidade de adiamento das mesmas;
[…]
- Recomenda-se ainda que:
- as bibliotecas, cantinas e residências permaneçam operacionais, reforçando as medidas de segurança e garantindo serviços de entrega de refeições;
[…]
- o acesso a laboratórios e infraestruturas científicas deve ser garantido para a realização de trabalhos de investigação em curso, inadiáveis, nomeadamente no âmbito de teses;
- os trabalhos de júris no âmbito das carreiras de pessoal docente e não docente, bem como a apresentação e avaliação de dissertações e teses académicas, podem e devem funcionar com recurso a meios de videoconferência […]»
Após consulta à Reitoria da U.Porto, e ouvida a AEFEUP, a Direção da FEUP considera essencial a realização das atividades de avaliação presencial em curso amanhã e sábado para terminar a época normal de exames. Considera-se que, para tais provas, os estudantes e docentes da FEUP já terão feita toda a sua preparação, e que o seu cancelamento iria provocar desigualdade de oportunidades e tratamento, sobretudo para os estudantes afetados pela interrupção.
Para mitigar o risco de contágio por COVID-19 vão ser disponibilizadas, sempre que possível, mais salas e mais vigilantes.
Os estudantes que não se sentirem em condições para realizar os exames desta sexta-feira ou sábado, ou que sejam impedidos de efetuar a deslocação à FEUP, continuarão a ter acesso a duas épocas futuras desses exames.
A Biblioteca irá manter-se aberta amanhã, dia 22 de janeiro, funcionando de acordo com as regras já em vigor.
Os laboratórios e unidades de investigação devem manter os trabalhos de investigação em curso, que sejam inadiáveis, nomeadamente no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Todos os júris planeados devem ser realizados com recurso a meios de videoconferência.
As decisões relativamente ao funcionamento a partir de segunda-feira, nomeadamente a eventual antecipação e/ou recalendarização do início das atividades letivas do 2º semestre e a recalendarização e o eventual adiamento de avaliações da época de recurso, estão a ser concertadas no contexto da U.Porto, e em breve serão anunciadas.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
2021-01-18
Entre os dias 8 e 15 de janeiro o grupo de monitorização da situação COVID-19 na FEUP registou mais 21 casos positivos confirmados pelas autoridades sanitárias.
No dia 2021-01-14 o Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tornou pública uma «Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência» (ver aqui), onde consta:
“No que se refere à atividade das instituições científicas e de ensino superior, o decreto que regulamenta a modificação e a prorrogação do estado de emergência é claro em garantir a continuidade das atividades letivas e de I&D nessas instituições nos mesmos termos em que têm vindo a ocorrer. Está assegurado o funcionamento das instituições e garantida a autorização das deslocações de estudantes, docentes, investigadores e colaboradores para as instituições, incluindo para a frequência de formação e realização de exames. […]”
Assim reitero a mensagem de que o cumprimento por toda a Comunidade FEUP de todas as medidas recomendadas e em todas as situações, em especial o uso de máscaras, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, e que os exames presenciais possam decorrer de acordo com o que está planeado.
A permanência na FEUP deverá limitar-se sempre ao essencial, nomeadamente para o exames presenciais, investigação laboratorial e tarefas de apoio e manutenção.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
Italo Calvino (1923-1985): «Seis Propostas para o Próximo Milénio» [Leveza, Rapidez, Exactidão, Visibilidade, Multiplicidade e Consistência]; 1988:
“Por isso o justo emprego da linguagem é, para mim, aquele que permite o aproximar-se das coisas (presentes ou ausentes) com discrição, atenção e cautela, respeitando o que as coisas (presentes ou ausentes) comunicam sem o recurso das palavras.
O exemplo mais significativo de um combate com a língua nessa perseguição de algo que escapa à expressão é Leonardo da Vinci: os códices de Leonardo são um documento extraordinário de uma batalha com a língua, uma língua híspida e nodosa, à procura da expressão mais rica, mais sutil e precisa.” (em Exactidão).
2021-01-11
Entre os dias 1 e 8 de janeiro o grupo de monitorização da situação COVID-19 na FEUP registou mais 18 casos positivos confirmados pelas autoridades sanitárias. Existe nestes últimos dias um aumento de casos reportados.
De acordo com a informação publicamente disponível, a atividade presencial na FEUP irá manter‑se, mesmo durante o novo período de confinamento que terá medidas mais rigorosas e que irão ser anunciadas em breve pelo governo.
Assim reitero a mensagem de que o cumprimento por toda a Comunidade FEUP de todas as medidas recomendadas e em todas as situações, em especial o uso de máscaras, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, e que os exames presenciais possam decorrer de acordo com o que está planeado.
Apesar do recente esclarecimento do Ministério da Saúde – DGES sobre ventilação e arejamento dos espaços nas escolas face à presente situação meteorológica, ver aqui, a FEUP não irá dar indicação para se fecharem janelas e portas durante os exames presenciais. No entanto, se os docentes e vigilantes numa sala tiverem o acordo prévio de todos os presentes podem fechar as janelas no início das provas. Devem ainda garantir que as janelas serão reabertas no final da prova, para que no final do intervalo seguinte a sala esteja completamente arejada.
Relativamente à utilização de espaços para estudo na FEUP, indica-se a Biblioteca visto ter condições para uma gestão da segurança adequada às condições presentes. As salas de estudo, com tal função antes da pandemia, não oferecem condições de gestão de segurança adequada: algumas não têm possibilidade de arejamento e outras têm uma capacidade muito pequena que inviabiliza a sua boa gestão. Todas as salas adequadas estão a ser usadas para aulas, ou neste período para exames presenciais. Apela-se assim a que o uso da Biblioteca para estudar seja apenas para quem não tem condições para tal na sua residência, não sendo de todo aceitável manter na Biblioteca mesas ocupadas sem utilização.
A permanência na FEUP deve assim ser limitar-se ao essencial, nomeadamente para as aulas e exames presenciais, investigação laboratorial e tarefas de apoio e manutenção.
Gostaria de vos desejar a continuação de muito bom ano, com saúde. E reitero os votos de exames bem-sucedidos, para estudantes e docentes!
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho Bello Amore de Ornella Vanoni (1934). Pela primeira vez na história do Festival de San Remo, Ornella Vanoni foi agraciada “Prêmio pelo Conjunto da Obra”.
2021-01-05
Desde 18 de Dezembro de 2020 até ao início desta segunda-feira, 4 de janeiro, foram reportados apenas 3 casos positivos de COVID-19 ao nosso grupo de monitorização. Isto deve-se provavelmente a falhas de notificação, pelo que se reforça a necessidade de reportar todos os casos positivos e de isolamento profilático.
Como o período de provas de avaliação presenciais está agora a começar, e irá durar algumas semanas, é importante lembrar as regras a serem seguidas: aqui. Visto ser necessário manter as portas das salas abertas, apela-se a que se evite a permanência na proximidade das salas de exames, e ainda que seja mantido silêncio nos corredores para não perturbar quem está em exame.
Gostaria de vos desejar um ano novo muito bom, com saúde e muitas realizações pessoais e profissionais. Para estudantes e docentes, muito em especial, votos de exames bem-sucedidos!
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
“No dia de Ano Novo / se olhar para trás fico só / como numa noite de outono”
Matsuo Bashô (1644-94): «O eremita viajante [haikus – obra completa]»; 1ª Ed. Portuguesa: 2016.
“Ano Novo” 143º Haiku: 1683
Versão romanizada do original japonês:
Ganjitsu ya / omoeba sabishi / aki no kure
[primeiro dia do ano / quando pensar solitário / noite de outono]
2020-12-21
No período de duas semanas entre 4 de dezembro e 18 de dezembro, o grupo de monitorização da situação COVID-19 na FEUP registou mais 22 casos positivos confirmados pelas autoridades sanitárias.
Em termos comparativos, a incidência de novos casos na FEUP mantém-se inferior à média da U.Porto.
Também durante as férias, o cumprimento por cada um de nós de todas as medidas recomendadas e em todas as situações muito contribuirá para o regresso à atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
A Rainha Vermelha diz a Alice: “Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar. Se quiser ir a alguma outra parte, tem de correr no mínimo duas vezes mais rápido!”
Lewis Carroll (1832-98): «Alice Através do Espelho», 1871.
2020-12-07
No período de duas semanas entre 20 de novembro e 4 de dezembro, o grupo de monitorização da situação COVID-19 na FEUP registou mais 31 casos positivos confirmados pelas autoridades sanitárias.
Em termos comparativos, a incidência de novos casos na FEUP é um pouco inferior à média da U.Porto.
De acordo com a Task Force COVID-19 U.Porto, nas duas semanas anteriores a 25 de novembro a média de novos casos na U.Porto foi de cerca de 40 por 10.000 membros da comunidade académica, enquanto o número equivalente no município do Porto foi de 101,9 (ou seja, 1.019 casos por 100.000 habitantes).
O cumprimento por toda a Comunidade FEUP de todas as medidas recomendadas e em todas as situações muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção. É em especial importante manter o distanciamento físico em todas as situações, particularmente nos corredores antes da entrada para as salas, nas aulas e nas provas de avaliação.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Recomendo o livro de Karl Popper (1902-1994) «A Lógica da Pesquisa Científica», 1934 (1ª edição).
2020-11-23
Na sequência das novas regras decretadas pelo Governo, no contexto do Estado de Emergência, todas as atividades académicas que estavam planeadas para as segundas‑feiras 30 de novembro e 7 de dezembro terão de ser reprogramadas. Todos os exames presenciais na FEUP nos sábados 28 de novembro e 5 de dezembro deverão estar concluídos até às 13 horas, e os que estavam previstos para a tarde serão reprogramados.
Os novos planos para as atividades académicas afetadas serão comunicados o mais rapidamente possível. Sempre que necessário, os docentes devem comunicar aos estudantes a eventual reprogramação das atividades letivas, de forma coordenada com os diretores dos ciclos de estudos.
Nas segundas-feiras de 30 de Novembro e 7 de Dezembro o acesso aos edifícios da FEUP será no mesmo período dos sábados (das 7h30 às 20h30).
Entre 13 e 20 de novembro (sextas-feiras, 17h30), o grupo de acompanhamento da situação COVID-19 na FEUP registou mais 14 casos positivos confirmados pelas autoridades de saúde. Reitero assim a mensagem de que o cumprimento por toda a Comunidade FEUP de todas as medidas recomendadas e em todas as situações, em especial o uso de máscaras, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho Duo des Fleurs da ópera Lakmé, 1883, de Léo Delibes (França, 1836-1891). Um excerto desta música foi utilizada neste anúncio da British Airways em 1989.
2020-11-16
2020-11-11
Na sequência do recolher obrigatório decretado pelo Governo, no contexto do Estado de Emergência, todas as provas de avaliação e aulas presenciais que terminariam depois das 13h00 no próximo sábado 14 de novembro, vão sofrer as seguintes alterações:
- Provas de avaliação: antecipadas para sexta-feira 13 de novembro, à mesma hora e na mesma sala (não se encontraram outras alternativas viáveis a esta antecipação).
- Aulas: passam a funcionar a distância, no mesmo horário.
Relativamente às atividades presenciais previstas para depois das 13h00 no sábado 21 de novembro, e sábados seguintes, estão ainda a ser analisadas alternativas para a realização das provas de avaliação.
O grupo de acompanhamento da situação COVID-19 na FEUP registou mais 20 casos positivos confirmados pelas autoridades de saúde. Esta informação refere-se ao período de 30 out. a 6 nov. (sextas-feiras, 17h30). O registo de novos casos semanais permite acompanhar de forma mais objetiva a situação na FEUP visto não estarmos a receber informação de alta de todas as pessoas da Comunidade que estiveram infetadas.
São relevantes as mensagens publicadas na semana passada sobre declarações do Ministro João Pedro Matos Fernandes, que tutela os transportes públicos no Governo (por exemplo: “Matos Fernandes não conhece nenhum caso de infeção nos transportes” ou “Ministro do Ambiente nega sobrelotação nos transportes e risco acrescido de contágio da Covid-19”).
O cumprimento de todas as medidas recomendadas por toda a Comunidade FEUP, em todas as situações, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho Gracias a la Vida, 1967, de Violeta Parra (Chile; letra em espanhol).
2020-11-02
O grupo de acompanhamento da situação COVID-19 na FEUP registou um total de 104 casos positivos confirmados pelas autoridades de saúde (de novo mais 16 casos do que os reportados na passada segunda-feira). Esta informação refere-se à nossa Comunidade e ao período desde o início do ano letivo até às 17h30 de sexta-feira passada. Dos 104 casos reportados pelo menos 31 já foram dados como recuperados.
A U.Porto e a FEUP aguardam da DGES informações sobre as medidas a tomar nas instituições de Ensino Superior na sequência das decisões do Governo que entram em vigor esta quarta-feira.
Realço ainda, de acordo com as informações das autoridades de saúde pública «[os] casos que nos foram comunicados esta semana, e após contacto com todos, não foram identificados potenciais fontes de contágio dentro das instalações da faculdade e/ou transmissão entre estudantes em contexto letivo» [2020-10-29].
O cumprimento de todas as medidas recomendadas por toda a Comunidade FEUP, em todas as situações, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
2020-10-26
O grupo de acompanhamento da situação COVID-19 na FEUP registou 88 casos positivos confirmados pelas autoridades de saúde (mais 16 casos do que os reportados na passada segunda-feira). Esta informação refere-se à nossa Comunidade e ao período desde o início do ano letivo até às 17h30 de sexta-feira passada.
Reitera-se a necessidade de uso de máscara e a importância da etiqueta respiratória em todo o Campus, incluindo todos os momentos de apresentação de trabalhos e de comunicação nas aulas.
O consumo de alimentos no Campus da FEUP deverá cumprir todas as disposições de segurança em vigor, nomeadamente higienização prévia das mãos e afastamento físico.
Por todas as razões, recomenda-se que se evite fumar junto de outras pessoas, muito em particular no Campus da FEUP. Deverão sempre garantir-se as disposições de segurança e higiene em vigor, em particular de afastamento físico.
Como foi já referido, e na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020 de 22 de outubro, a U.Porto está a envidar esforços para que as declarações necessárias para justificar as deslocações possam ser obtidas automaticamente, por parte de docentes, investigadores, técnicos e estudantes, da página pessoal do Sigarra.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho Manga de Mayra Andrade (letra, em crioulo cabo-verdiano). Esta cantora recebeu em 2008 o prémio da BBC Radio 3 World Music – Melhor Revelação.
2020-10-23
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020 de 22 de outubro, relativa às medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, não limita as deslocações para participação em atividades letivas ou laborais, havendo apenas uma recomendação de teletrabalho sempre que seja possível. Deste modo, não existe qualquer impedimento à deslocação dos estudantes ou trabalhadores da U.Porto que residam naqueles concelhos para exercerem as suas atividades.
Por outro lado, a resolução de restringir a circulação entre concelhos a nível nacional, de 30 de outubro a 3 de novembro, também ontem anunciada pelo Governo, ainda não foi publicado em Diário da República. Assim, neste momento não é possível saber quais as exceções que serão permitidas, nomeadamente as relativas às atividades letivas ou laborais, pelo que creio ser prematuro tomar decisões relativamente às atividades previstas para esses dias.
Em qualquer dos casos […] estamos a envidar esforços para que as declarações necessárias para justificar as deslocações possam ser obtidas automaticamente, por funcionários e estudantes, na página pessoal do Sigarra.
2020-10-23
Caros docentes, investigadores e técnicos da FEUP,
Na sequência da divulgação das resoluções aprovadas hoje no Conselho de Ministros, que determinam medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade decorrente da pandemia da doença COVID-19, todos os docentes, investigadores e técnicos que residam nos referidos concelhos podem adoptar o regime de teletrabalho, sempre que as suas funções o permitam e em coordenação com o respetivo superior hierárquico na FEUP.
Esta autorização será válida enquanto as medidas especiais estiverem em vigor.
Cumprimentos,
João Falcão e Cunha
2020-10-19
O grupo de acompanhamento da situação COVID-19 na FEUP registou 72 casos positivos de COVID-19 confirmados pelas autoridades de saúde. Esta informação refere-se ao período desde o início do ano letivo até às 17h30 de sexta-feira passada, no âmbito da nossa Comunidade de cerca de 10.000 pessoas: estudantes, docentes, investigadores, técnicos e outros colaboradores.
Reitero a importância de todos os casos suspeitos ou confirmados serem reportados de acordo com o procedimento referido na mensagem que enviei no dia 2020-10-05 (disponível em www.fe.up.pt/covid19), e que se resume de seguida.
É recomendada a evicção escolar e laboral de todos os que apresentem sintomatologia indicativa de doença infeciosa, em particular COVID‑19, mesmo que ligeira.
No caso de os sintomas serem detetados na FEUP, a pessoa em causa deve:
- Através do tel.: 912 233 377 ou feup@fe.up.pt manter informados os responsáveis na FEUP sobre a sua situação.
- Dirigir-se para a sala de isolamento A044, por baixo do Grande Auditório, Edifício A, no piso da entrada principal da FEUP.
- Contactar o SNS 24 – tel.: 808 24 24 24 – e seguir as indicações dadas.
No caso de os sintomas serem detetados fora da FEUP ou de ter estado em contacto próximo e durante mais de 15 minutos com alguém com infeção confirmada, deve ser contactado imediatamente o SNS 24 – tel.: 808 24 24 24 – seguindo as indicações.
Com o objetivo de minimizar o risco de contágio nas instalações da FEUP e facilitar o rastreio de contactos pelas Autoridades de Saúde, solicita-se que quem tenha um teste COVID-19 positivo informe imediatamente:
- Estudante: Diretor de seu Ciclo de Estudos ou coordenador do Programa de Mobilidade.
- Docente ou investigador: Diretor do seu Departamento.
- Técnico ou outro colaborador: Diretor do seu Serviço.
- Dirigente: Direção da FEUP.
A FEUP contacta diariamente com a Task-Force e assim é desnecessária a comunicação para covid-19@reit.up.pt.
Realço ainda que «[todos] os casos de infeção por SARS-CoV-2 detetados na comunidade académica da U.Porto são sujeitos a um inquérito epidemiológico realizado pelas Autoridades de Saúde Pública, as quais estão em articulação permanente com a Universidade do Porto. É com base na informação transmitida por essas autoridades que se pode afirmar que, até à data, não existe evidência de que tenha havido qualquer surto com origem nas instalações da U.Porto» [Task Force COVID-19 U.Porto, 2020-10-16].
O cumprimento de todas as medidas recomendadas por toda a Comunidade FEUP, em todas as situações, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Reitero os melhores votos de um excelente semestre, muito em particular aos novos estudantes na FEUP.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
PS: Partilho a canção Romaria – Elis Regina (letra, em português) de uma extraordinária cantora!
2020-10-12
A FEUP tem um grupo de acompanhamento da situação COVID-19 que está em contacto permanente com as autoridades de saúde pública e com a Task-Force da U.Porto e tem vindo a implementar as medidas propostas por estas entidades.
A nossa Comunidade envolve cerca de 10.000 pessoas, entre estudantes, docentes, investigadores, técnicos e outros colaboradores, havendo desde o início do ano letivo até ao momento cerca de 40 casos positivos de COVID-19 confirmados, que nos foram comunicados.
De acordo com a informação de que dispomos, da autoridade de saúde pública, o contexto dos contágios observados na FEUP não está relacionado com as atividades letivas mas sim com encontros e convívios que terão ocorrido nos últimos dias e semanas, fora dos espaços da FEUP. De facto, até à data, não foi identificado qualquer caso de contágio nas instalações da FEUP ou da Universidade do Porto.
Continua assim a ser imprescindível que todos cumpram as normas e recomendações de proteção contra a COVID-19, não só no Campus da FEUP mas também fora do contexto académico e de trabalho, onde o risco de contágio é superior se não forem sempre adotadas todas as medidas recomendadas.
Algumas das medidas fundamentais para reduzir o risco de contágio:
- Manter o distanciamento físico em todos os contactos.
- Usar máscara no Campus da FEUP, no interior e exterior dos edifícios.
- No exterior ao Campus da FEUP, usar máscara sempre que o distanciamento físico adequado não seja possível.
- Lavar ou higienizar as mãos frequentemente, antes e depois de aulas, reuniões e outros contactos sociais.
- Higienizar os equipamentos, especialmente teclados e ratos, antes da sua utilização.
- Não partilhar objetos pessoais, incluindo telemóveis e computadores pessoais.
- Evitar aglomerados de pessoas e contactos sociais desnecessários.
No caso de surgimento de sintomas, ainda que ligeiros, ou em caso de contacto próximo e desprotegido com pessoa infetada com COVID-19, não se desloque ao local de estudo ou trabalho e contacte a Linha SNS24 tel.: 808 24 24 24 para saber o que deve fazer.
Mais informações em www.fe.up.pt/covid19. No contexto da FEUP poderá reportar qualquer situação para o telefone 912 233 377 ou para direcao.feup@fe.up.pt.
O cumprimento de todas as medidas recomendadas por toda a comunidade da FEUP, em todas as situações, muito contribuirá para que se mantenha a atividade académica no nosso Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Reitero os melhores votos de um excelente semestre, muito em particular aos novos estudantes na FEUP.
Cordialmente,
João Falcão e Cunha
Diretor
FEUP: www.fe.up.pt/covid19
U.Porto: https://up.pt/covid-19/
2020-05-08
O Conselho Executivo da FEUP aprovou as diretivas seguintes para vigorarem a partir
de dia 18 de maio: ver aqui.
A partir do próximo dia 11 de maio, e como exceção, podem ir sendo retomadas algumas
atividades, desde que existam condições de segurança, sob a responsabilidade dos
diretores de departamento e de serviço, e da direção da FEUP.
Votos de um fim-de-semana agradável, com todo o cuidado e em segurança!
João Falcão e Cunha
Diretor
2020-05-01
Na sequência da posição do MCTES e do Sr. Reitor da U.Porto, e tendo por base as mais recentes recomendações da “Task Force COVID-19” da U.Porto (TFC-19; recomendações aqui), a FEUP está a definir um plano para a retoma das atividades presenciais, garantindo os mais elevados padrões e procedimentos de segurança. Para tal foram constituídos três grupos (ver ponto 5) que estão a trabalhar nesse plano.
De seguida resumem-se algumas das decisões já tomadas pelo Conselho Executivo, depois de auscultados os órgãos de gestão e coordenação da FEUP, em particular os conselhos Científico e Pedagógico.
——————————————-
- Semestre em curso sem mais aulas presenciais
Foi decidido que não serão retomadas as aulas presenciais, incluindo as aulas de laboratório. Tal aplica-se a todos os ciclos de estudo que são geridos pela FEUP.
Esta decisão deve-se a várias razões, mas em especial a motivos de equidade, visto que um número significativo de estudantes das regiões autónomas e internacionais regressaram a suas casas, e não é possível antecipar ligações aéreas fáceis.
——————————————-
- Retoma de atividades presenciais prevista entre 11 a 18 de maio
As seguintes atividades presenciais serão progressivamente retomadas, mantendo o trabalho a distância com rotatividade, quando possível:
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mail – FEUP -… https://mail.google.com/mail/u/0?ik=bcd36e62ee&view=pt&searc…
- Atividades laboratoriais que não possam ser realizadas a distância no âmbito de projetos de investigação, estágios e prestação de serviços, com prioridade para a conclusão de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento; desde que os diretores dos departamentos ou unidades de investigação envolvidos o permitam e quando tiverem condições para o efeito.
- Provas de avaliação presencial (ver ponto 3).
- Atendimento presencial necessário nos serviços centrais e departamentais, incluindo biblioteca e CICA/Helpdesk UPDigital.
- Todas as outras atividades que não possam ser realizadas a distância.
- Todas as atividades necessárias para garantir que as atividades 1 a 4 se possam realizar presencialmente.
As atividades 1 e 2 só serão retomadas depois de estarem disponíveis na FEUP os novos equipamentos e materiais já encomendados pela FEUP no âmbito de concurso de aquisição da U.Porto, assim como preparados os procedimentos de segurança em saúde pública recomendados pela TFC-19 e que estão a ser adaptados à FEUP.
Com a necessária antecedência serão feitas comunicações com datas e mais detalhes à medida que se considere existirem as condições de segurança.
——————————————-
- Provas de avaliação presencial
As aulas a distância do 2o semestre terminam como previsto em 29 de maio e o período de avaliação presencial (exames) irá decorrer entre 15 de junho e 24 de julho.
Entre 30 de maio e 14 de junho apenas deverá haver avaliações a distância de tipo distribuído (submissão ou discussão de trabalhos, por exemplo, não sendo de realizar exames a distância no Moodle ou outras plataformas).
As provas de avaliação presencial para estudantes com estatutos especiais e para conclusão de curso – que já se deviam ter realizado e que não foi possível fazer a distância – serão efetuadas entre o dia 18 de maio e 9 de junho. Continua a ser possível realizar estas provas a distância, se tal for viável.
Será dado acesso às épocas de avaliação presencial de setembro aos estudantes que tenham dificuldades em regressar à FEUP antes de 15 de junho. Este acesso será igualmente permitido aos estudantes de grupos de risco ou em outras situações formalmente justificadas.
As condições e procedimentos de acesso a estas épocas serão definidas oportunamente.
No caso do primeiro ano dos programas de doutoramento, o “Projeto de Tese” e outras unidades curriculares com avaliação por apresentação de trabalhos podem ser avaliados mais tarde, desde que a distância.
No caso de estudantes de mobilidade IN que já regressaram será estudada a hipótese de os nossos exames serem feitos nas suas instituições de origem, com supervisão local, mas a decisão de viabilidade compete aos coordenadores de mobilidade de cada ciclo de estudos.
——————————————-
- Dissertações de mestrado
O calendário e processo normal de preparação, submissão e avaliação mantém-se em vigor, assim como a recomendação que os respetivos júris ocorram até final de julho.
No caso de não ser de todo possível cumprir esse prazo, o adiamento da submissão das dissertações de Mestrado e sua avaliação na época especial de setembro-outubro 2020 fica sujeito ao seguinte calendário:
5 junho:………… Submissão ao Diretor de CE de pedido de prolongamento justificado pelo estudante e orientador.
12 junho:………. Submissão pelo Diretor de CE aos serviços académicos das listas com pedidos, com o seu acordo e parecer favorável do seu Diretor de Departamento.
21 setembro:….. Submissão da versão definitiva a ser presente ao júri, antes da apresentação pública.
16 outubro:……. Data limite para a realização das apresentações públicas.
30 outubro:……. Entrega de versão final da dissertação.
O procedimento recomendado para facilitar a realização dos júris a distância está a ser preparado.
——————————————-
- Grupos de Trabalho
Para preparar o plano para retoma das nossas atividades o Conselho Executivo da FEUP constituiu os seguintes grupos que estão a preparar diretivas mais completas:
Grupo 1 – Instalações e procedimentos de segurança
Prof. Carlos Rodrigues, Prof.a Ana Sofia Guimarães, Eng.o António Vasconcelos, Eng.a Paula Rego, José Araújo (MIEQ – Vice-presidente da AEFEUP).
Grupo 2 – Atividades laboratoriais e avaliações presenciais
Prof. António Ferreira, Prof. Augusto de Sousa, Prof. Francisco Vasques, Prof.a Ana Camanho, Prof. Manuel Simões, Prof. Luís Filipe Malheiros, Eng.a Susana Gaio, Manuel Trindade (MIEC – Presidente da AEFEUP), Hélder Nunes (PDEQB) e Inês Gomes da Silva (MIEMM).
Grupo 3 – Gestão dos serviços e atendimento presencial
Prof.a Ana Maria Mendonça, Prof.a Carla Teixeira Lopes e José Araújo (MIEQ – Vice- presidente da AEFEUP).
Com base no trabalho destes grupos, que será também objeto de consulta prévia junto das estruturas de gestão e coordenação da FEUP, deverão ser finalizados planos específicos para a retoma de atividades presenciais, a preparar por cada departamento, ciclo de estudos, serviço e outras unidades.
——————————————-
Todas as medidas adotadas pela FEUP durante a presente crise podem vir a ser revistas com base em novas orientações que venham a ser recebidas.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem, e protegerem os outros.
Reitero os agradecimentos pela forma exemplar como todos têm trabalhado na situação de crise em que nos encontramos, e que certamente vai continuar a exigir de todos a adaptação a novos desafios e a coragem para persistir.
Estou seguro que temos as infraestruturas adequadas, a experiência necessária, e uma cultura comum que nos irá permitir ultrapassar os problemas. Os conhecimentos que estamos a adquirir podem vir a ser muito úteis no futuro e a contribuir para uma FEUP melhor, e, se os soubermos aplicar, para uma sociedade também melhor e mais feliz.
Votos de um fim-de-semana agradável, apesar da falta de liberdade, e em segurança!
João Falcão e Cunha
Diretor
“Temos de fazer planos para a liberdade, e não apenas para a segurança, pela única razão de que apenas a liberdade pode tornar a segurança segura.”
Karl R. Popper (1902-1994), A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos
2020.04.21
O Sr. Reitor da U.Porto dirigiu muito recentemente uma mensagem de correio eletrónico à comunidade académica, que incluía um resumo dos conselhos e recomendações que constam da ata de uma reunião recente do CCMEUP (aqui). A mensagem do Sr. Reitor vem na sequência de um comunicado do MCTES (aqui).
Como solicitado pelo Sr. Reitor, a FEUP proporá o mais rapidamente possível um plano de medidas para levantamento progressivo das medidas de contenção atualmente existentes, garantindo o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes e as normas técnicas em vigor. Este plano deve ser consistente com os conselhos específicos da Task Force COVID-19 da U.Porto, que aguardamos.
Dada a nossa dimensão, e a complexidade dos problemas que enfrentamos, este plano não será tão fácil e rápido de preparar como seria de esperar e como gostaríamos.
Ainda assim, é importante notar que devido ao número muito elevado de dissertações de mestrado em curso só excecionalmente será aceite que as mesmas se prolonguem para além de julho de 2020, incluindo as respetivas provas públicas, tal como tem vindo consistentemente a ser comunicado.
Votos de muito boas atividades durante a semana, seguida de um muito bom fim-de- semana, sempre em segurança!
João Falcão e Cunha
Diretor
- Pode ler aqui uma entrevista que dei à Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
Também pode ouvir Avril au Portugal por Yvette Giraud (letra, em francês), adaptada de Coimbra, por Amália Rodrigues.
2020.04.14
Espero que o período da Páscoa vos tenha permitido a realização de atividades interessantes e bons momentos com tranquilidade.
Não havendo atualização significativa em relação à semana anterior aproveito para apresentar alguns esclarecimentos.
Gravação de aulas por docentes ou estudantes
Na sequência de algumas questões levantadas sobre a gravação de aulas nas plataformas de educação a distância, e atendendo a um parecer da Encarregada de Proteção de Dados da U.Porto, a FEUP tem a seguinte posição:
Considerando que em praticamente todos os Ciclos de Estudo há estudantes que não dispõem, em permanência, de acesso à Internet em condições adequadas, a gravação de aulas deve ser efetuada sempre que possível para garantir o direito à igualdade de oportunidades de êxito escolar dos estudantes. No caso de algum estudante considerar que não deseja que as suas intervenções sejam gravadas deve manter o seu microfone e/ou câmara de vídeo desligados, e procurar interagir com os docentes de forma assíncrona. No caso de um docente considerar que não tem condições para disponibilizar gravações das suas aulas deverá validar com o Diretor do Ciclo de Estudos a forma alternativa de interagir com os estudantes que não possam acompanhar a aula de forma síncrona.
Apenas cada docente pode gravar a sua aula não sendo permitido pelo RGPD qualquer outra pessoa fazê-lo sem a sua autorização prévia.
As gravações de aulas em que há registos de participação de estudantes devem ser guardadas nas plataformas da FEUP ou da U.Porto (por exemplo: Sigarra ou Moodle,
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mail – FEUP -… https://mail.google.com/mail/u/0?ik=bcd36e62ee&view=pt&searc…
para que fiquem apenas acessíveis aos estudantes inscritos na UC) e não podem ser reutilizadas em outros contextos. A manutenção de gravações em outras plataformas, pressupõe que sejam apagadas todas as intervenções dos estudantes (o que se compreende possa ser complicado). Quando tal não for viável deve ser apagada a gravação da aula.
Informação sobre iniciativas com envolvimento da FEUP
Refiro de seguida algumas iniciativas em que colaboradores da FEUP e das suas unidades de investigação estão envolvidos, com a participação de outras instituições.
- a) Diários de uma pandemia – Estudo da evolução da COVID-19 pela mão dos cidadãos. Novos resultados: aqui. Indicadores das respostas: aqui.
- b) Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para a gestão das camas COVID‐19 em instituições de saúde.
- c) Ajuda a estudantes internacionais a suportar isolamento social.
Notas finais
Todas as medidas adotadas pela FEUP durante a presente crise podem vir a ser revistas com base em novas orientações que venham a ser recebidas.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem, e protegerem os outros.
Votos de boas atividades esta semana, ainda em vossas casas ou alojamentos!
João Falcão e Cunha
Diretor
«Toda a obra escrita é a expressão dum conhecimento limitado. Mas todo o conhecimento limitado está aberto a novas particularidades, até que se apresente a súbita vontade de não ir mais longe.»
Agustina Bessa-Luís (1922-2019) – fonte: a confirmar.
2020.04.06
Em resposta à situação excecional e de emergência em que vivemos, as atividades da FEUP transitaram na quase totalidade para um paradigma de educação e trabalho a distância.
Nesta situação a U.Porto e a FEUP mantêm que se deve procurar terminar o ano letivo até final de julho.
Na reunião do CCMEUP do passado dia 31 de março, é feita a recomendação do “reforço, sempre que possível, da avaliação distribuída, para permitir acompanhar mais de perto o processo de aprendizagem a distância”. Esta medida visa evitar que os estudantes sejam avaliados apenas por um único exame final. Assim, e se for possível efetuar adequada avaliação a distância, as UC devem agora prosseguir com as avaliações que possam contribuir para que neste semestre seja atribuída classificação final aos estudantes.
A FEUP está particularmente preocupada com os estudantes que não têm neste momento as melhores condições para continuar a trabalhar a distância e está a procurar identificar todos os casos. Se tiver conhecimento de alguma dessas situações deve informar o Diretor do respetivo Ciclo de Estudos ou a Direção da AEFEUP. Pode ainda indicar o contato desse estudante aqui.
A FEUP tudo fará, dentro da legalidade e da capacidade disponível, para apoiar todos os membros da sua comunidade a ultrapassarem esta crise, mantendo uma política de igualdade de tratamento para todos, independente da nacionalidade.
A FEUP está assim a contribuir para o “subsídio de emergência” da U.Porto para estudantes (nacionais e internacionais) afetados pela pandemia: ver aqui.
Relativamente aos estudantes internacionais, de mobilidade ou de grau, tudo se fará para garantir modalidades de ensino e de avaliação que tenham em atenção as condições e as limitações existentes. Nos processos de educação a distância em curso deverá ser considerada a possível diferença horária com os locais de residência, nomeadamente através da disponibilização de gravações de materiais de ensino.
Refiro de seguida algumas iniciativas em que colaboradores da FEUP e das suas unidades de investigação estão envolvidos, com a participação de outras instituições.
- a) Diários de uma pandemia – Estudo da evolução da COVID-19 pela mão dos cidadãos. Primeiros resultados: aqui.
- b) Desenvolvimento de um sistema de análise de radiografias pulmonares para identificar a sua conformidade com a infeção por COVID-19.
- c) PNEUMA – Protótipo de “ventilador de campanha para pandemias” ou “ventilador pandémico”.
- d) Ajuda a estudantes internacionais a suportar isolamento social.
O «FEUP World» desta tarde dará mais informações sobre algumas destas iniciativas.
Envio de seguida a atualização de informação sobre:
- Avaliações: relatórios de trabalhos, mini-testes, exames, exames finais e outros exames
- Situações de mobilidade In e Out e Estudantes deslocados de casa – portugueses ou internacionais
- Notas finais
Sobre os restantes assuntos mantem-se a informação já enviada em 2020-03-29:
- Aulas não presenciais de Licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos
- Dissertações e estágios de mestrado
- Júris de doutoramento e agregações
- Concursos, incluindo contratação de técnicos, docentes e investigadores, e progressão de docentes.
- Atendimento pelos serviços centrais, secretariados dos cursos e dos departamentos
- Funcionamento dos laboratórios e atividades de investigação
- Deslocações de docentes, investigadores e técnicos
- Encerramento das instalações
- Avaliações: relatórios de trabalhos, mini-testes, exames, exames finais e outros exames
Na sequência das recomendações referidas do CCMEUP deverá ser reforçada a componente de avaliação distribuída. A avaliação deste tipo pode ser desde já iniciada/retomada em cada UC para evitar, sempre que possível, a avaliação por um único exame final. É pois incentivada a realização de trabalhos individuais ou de grupo, assim como provas feitas em plataformas confiáveis.
Também podem ser feitos exames orais a distância, por exemplo para conclusão de curso, se estiverem reunidas condições técnicas e administrativas necessárias, e se os envolvidos – estudante, docentes e diretor do CE – aceitarem previamente essa possibilidade. Todas as provas orais devem também ser realizadas por um júri com pelo menos dois docentes.
Espera-se que em breve haja mais recomendações da U.Porto sobre a realização de exames a distância.
Relembra-se que as Férias da Páscoa são para manter, considerando o que foi referido na mensagem da semana passada. No entanto, no dia 13 de abril, segunda-feira, foi dada tolerância de ponto pelo Governo, ficando ao critério dos docentes a lecionação de aulas.
- Situações de mobilidade In e Out e Estudantes deslocados de casa – portugueses ou internacionais
Mantém-se a informação da semana anterior e reforça-se a indicação para os estudantes deslocados, portugueses ou internacionais, no caso de necessitarem de apoio da FEUP, contatarem o Diretor do seu CE, a Unidade de Cooperação coop@fe.up.pt ou o Gabinete de Orientação e Integração goi@fe.up.pt.
- Notas finais
Todas estas medidas podem vir a ser revistas com base em novas orientações que a FEUP venha a receber.
Esta mensagem foi previamente validada pelo Grupo de Crise da FEUP.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem, e protegerem os outros.
Votos de continuação de muito boas atividades, em particular no vosso alojamento, e de uma Páscoa feliz e com saúde!
João Falcão e Cunha
Diretor
«Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.»
Clarice Lispector (1920-77): «Felicidade Clandestina», 1971
2020.03.29
Considerando as previsões recentes da DGS é muito provável que não seja possível retomar as aulas presenciais, nomeadamente as laboratoriais, até ao final deste semestre.
A U.Porto e a FEUP consideram que mesmo ocorrendo essa situação excecional se deve procurar terminar o ano letivo até final de julho, com avaliações sumativas eventualmente realizadas a distância (em moldes a definir) que permitam a atribuição de classificações finais aos estudantes.
Espera-se assim neste semestre, muito excecional, vir a adaptar os objetivos de ensino‐aprendizagem a esta realidade para garantir que os estudantes não são prejudicados, muito em particular os que anteviam terminar o seu curso e obter o seu grau até ao final deste ano letivo. Desta forma não se comprometerá também o início do próximo ano 2020/21 em setembro, com mais normalidade.
A FEUP está particularmente preocupada com os estudantes que não têm neste momento as melhores condições para continuar a trabalhar a distância e está a procurar identificar todos os casos. Se tiverem conhecimento de alguma dessas situações devem informar o Diretor do respetivo Ciclo de Estudos ou a Direção da AEFEUP.
A FEUP tudo fará, dentro da legalidade e da capacidade disponível, para apoiar todos os membros da sua comunidade a ultrapassarem esta crise, mantendo uma política de igualdade de tratamento para todos independente da nacionalidade.
A FEUP é sensível à preocupação manifestada por alguns estudantes com o eventual incumprimento no pagamento das propinas. Embora não tenha competência legal ou administrativa para as suspender ou alterar, a FEUP trabalhará em conjunto com a U.Porto e o MCTES para encontrar as soluções mais adequadas de forma a permitir o prosseguimento dos estudos e o sucesso educativo dos estudantes.
Refiro de seguida iniciativas em que colaboradores da FEUP e das suas unidades de investigação estão envolvidos, com a participação de outras instituições.
- a) Desenvolvimento de viseiras para proteção dos profissionais de saúde: impressão 3D das hastes e recolha de acetatos transparentes e rígidos para o fabrico das viseiras; para utilização em hospitais centrais e centros de saúde.
- b) Impressão 3D de armações para óculos de proteção.
- c) Diários de uma pandemia – Estudo da evolução da COVID-19 pela mão dos cidadãos.
- d) Protótipo de um novo ventilador eficiente.
- e) Protótipo de um novo concentrador de oxigénio eficiente.
- f) Ajuda a estudantes internacionais a suportar isolamento social.
O «FEUP World» desta próxima segunda-feira dará mais informações sobre algumas estas iniciativas.
Envio de seguida a atualização de informação sobre:
- Aulas não presenciais de Licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos
- Dissertações e estágios de mestrado
- Concursos, incluindo contratação de técnicos, docentes e investigadores, e progressão de docentes.
- Situações de mobilidade In e Out e Estudantes deslocados de casa – portugueses ou internacionais
- Notas finais
Sobre os restantes assuntos continua válida a informação enviada em 2020-03-22:
- Avaliações: relatórios de trabalhos, mini-testes, exames, exames finais e outros exames
- Júris de doutoramento e agregações
- Atendimento pelos serviços centrais, secretariados dos cursos e dos departamentos
- Funcionamento dos laboratórios e atividades de investigação
- Deslocações de docentes, investigadores e técnicos
- Encerramento das instalações
- Aulas não presenciais de Licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos
Está em curso a análise de todos os relatórios da atividade educativa a distância em todos os Ciclos de Estudo da FEUP.
Uma análise preliminar aponta para muito poucas unidades curriculares que não estão em atividade (excluindo os laboratórios) e muito poucos estudantes sem acesso a Internet para acompanhamento de aulas e trabalhos.
Entretanto o calendário letivo mantém-se em vigor, com as seguintes exceções:
– As Férias da Páscoa são para manter, mas podem ser utilizadas para realizar trabalhos individuais ou de grupo, preparar as atividades das semanas seguintes ou para revisitar temas que os estudantes e docentes considerem relevantes. Não deverão ser introduzidos assuntos novos. O dia 13 de abril, segunda-feira, habitualmente reservado para visitar familiares depois da Páscoa, pode ser usado para atividades letivas, considerando a proibição de viajar para fora da área de residência.
– Considerando que a FAP cancelou as atividades na semana da Queima das Fitas, a U.Porto e a FEUP consideram que não há justificação para suspender as atividades letivas, estando assim a semana ativa para ensino-aprendizagem.
- Dissertações, estágios de mestrado e júris
Reforça-se a informação da mensagem da semana passada: os projetos de dissertação devem ser adaptados a trabalho remoto. Deve assim ser negociada a alteração de objetivos e métodos, ou, se necessário, acordado novo tema entre todas as partes envolvidas: estudante, orientador na FEUP, Diretor de CE e organização externa, se aplicável. No caso da organização externa se vir impossibilitada de manter apoio ao projeto, pode ser acordado novo tema.
O principal objetivo é não prejudicar os estudantes para que o júri final possa ocorrer antes do final de julho de 2020, permitindo concretizar de seguida perspetivas de emprego.
Situações excecionais devem ser validadas pelo Vice-Presidente do Conselho Pedagógico ou pela Direção da FEUP.
- Concursos, incluindo contratação de técnicos, docentes e investigadores, e progressão de docentes.
Novos concursos podem voltar a ser propostos, se houver condições para o efeito.
- Situações de mobilidade In e Out e Estudantes deslocados de casa – portugueses ou internacionais
Mantém-se a informação da semana anterior e reforça-se a indicação para os estudantes deslocados, portugueses ou internacionais, no caso de necessitarem de apoio da FEUP, contatarem o Diretor do seu CE, a Unidade de Cooperação coop@fe.up.pt ou o Gabinete de Orientação e Integração goi@fe.up.pt.
- Notas finais
Todas estas medidas podem vir a ser revistas com base em novas orientações que a FEUP venha a receber.
Esta mensagem foi previamente validada pelo Grupo de Crise da FEUP e foi dado conhecimento prévio à “Task-Force COVID-19” da U.Porto.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades de saúde para se protegerem, e protegerem os outros.
Votos de continuação de muito boas atividades, no local de vosso alojamento em especial,
João Falcão e Cunha
Diretor
«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.»
2020.03.13
Podem ser dispensados da presença na FEUP todos os docentes, investigadores e técnicos que verifiquem qualquer uma das seguintes condições:
– ser portador de alguma vulnerabilidade especial que aumente o seu risco em relação ao COVID-19;
– ter que permanecer em casa a acompanhar filhos até 12 anos, por força da suspensão das atividades escolares presenciais;
– ter outra situação que, depois de avaliada pela Direção da FEUP, justifique a permanência do colaborador no seu domicílio.
Estas ausências da FEUP podem ser em regime de faltas justificadas ou em regime de trabalho à distância ou teletrabalho.
Todas as situações acima mencionadas devem ser devidamente justificadas. As justificações deverão ser apresentadas logo que possível, caso a sua apresentação no momento da dispensa de presença não seja viável.
Os restantes colaboradores da FEUP que possam realizar as suas atividades em regime de trabalho à distância ou teletrabalho poderão também prosseguir as suas atividades normais nas suas residências, devendo permanecer disponíveis e contactáveis durante o período normal de trabalho. Nesta situação excecional, entende-se por período normal de trabalho, o período das 9h-12h30 durante a manhã, e durante a tarde os períodos das 13h30 às 17h00 ou das 13h30-18h00, respetivamente para os colaboradores com contrato em regime de Funções Públicas e em regime de Direito Privado.
A permanência de um técnico ou investigador em regime de trabalho à distância tem que ser aprovada pelo seu superior hierárquico.
Todos os serviços da FEUP, quer se trate de serviços centrais, quer serviços departamentais, devem continuar a garantir a sua disponibilidade, nomeadamente para o atendimento não presencial. Assim sendo, cada um dos responsáveis pelos serviços centrais e departamentais deve submeter à Direção da FEUP um plano de serviços mínimos para o respetivo serviço, bem como um plano de rotatividade que assegure a presença na FEUP dos colaboradores indispensáveis para assegurar o funcionamento desses serviços mínimos.
Todas as justificações de ausência de técnicos e investigadores devem ser inseridas diretamente no módulo de assiduidade. Posteriormente serão dadas mais indicações sobre a forma de justificação de cada uma das situações especiais anteriormente mencionadas.
Cumprimentos,
João Falcão e Cunha
Diretor da FEUP
2020.03.09
Na sequência dos últimos desenvolvimentos relacionados com o COVID-19 a Direção da FEUP deliberou:
– Todos os eventos previstos na FEUP até dia 13 de abril 2020 (exceto atividades letivas) devem ser adiados ou cancelados. Este prazo poderá vir a ser alargado.
– Fechar as instalações da FEUP aos fins-de-semana e feriados, e nos dias úteis entre as 22h e as 7h (em vigor a partir de hoje, 9 março 2020). Não será permitida a permanência nas instalações durante esses períodos.
– Cancelar/revogar as autorizações para deslocações a Congressos e outros eventos públicos, fora e dentro do país (situações excecionais devem ser colocadas ao Conselho Executivo).
Informações adicionais:
– Lavar as mãos frequentemente, em particular antes e depois de usar computadores públicos e outros equipamentos de uso partilhado.
– Sempre que as instalações sanitárias estiverem sem sabão ou toalhetes (se existirem dispensadores), informar os serviços responsáveis através do e-mail: stm@fe.up.pt, ou pelo telefone 220 414 739 apenas entre as 8:00-20:00.
– Os procedimentos para justificação e relevação de faltas (de todos os abrangidos pelas recomendações oficiais) serão comunicados em breve.
Relembramos a necessidade de seguir as medidas básicas de higiene recomendadas
Cumprimentos | Best wishes,
João Falcão e Cunha
Diretor da FEUP
2020.06.30
A atividade da FEUP em geral, e as provas de avaliação presencial em particular, têm decorrido como previsto sendo assim de saudar o esforço de estudantes, docentes e técnicos da FEUP para garantir a segurança de todos.
- Distanciamento e uso de máscara – MUITO IMPORTANTE
Compreende-se que o final do estado de emergência e o regresso à FEUP, para os exames em particular, permita o restabelecimento de relações sociais com proximidade física. No entanto não são aceitáveis algumas situações que se têm verificado no Campus da FEUP, dentro e fora dos edifícios, com grupos conversando sem o distanciamento mínimo adequado e sem uso de máscara ou outra proteção.
Para garantir a continuidade de todas as atividades presenciais em segurança é essencial o respeito pelas normas definidas, em particular do distanciamento mínimo adequado (em todas as situações) e do uso de máscara (no interior dos edifícios, e na proximidade com outras pessoas, mesmo no exterior dos edifícios).
- Atividades de restauração
Relembra-se que só está autorizada pela Direção da FEUP a atividade de restauração nos locais que cumpram todas as diretivas estabelecidas. Continua assim a não ser permitida a utilização de salas de refeições nos edifícios da FEUP, bem como a utilização de espaços de refeições dotados de micro-ondas, uma vez que não é possível assegurar condições de higienização e ventilação adequadas para garantir a segurança dos utilizadores.
- Início das aulas no 1º semestre 2020-21
Não há ainda certezas sobre como será o início do próximo ano letivo, visto não ser possível prever com confiança qual a situação de saúde pública a partir de setembro no Porto e nos locais de origem dos estudantes da FEUP, em Portugal ou no estrangeiro.
A FEUP está ainda assim a trabalhar para que as aulas do próximo ano letivo se iniciem em 21 de setembro, com o maior número possível recomendado de aulas presenciais, garantindo todas as diretivas e recomendações da DGS, do MCTES e da U.Porto que venham a vigorar. Como é do conhecimento público, as aulas do 1º semestre do 1º ano dos cursos de licenciatura e mestrado integrado terão início em 6 de outubro. O 1º ano destes cursos terá também prioridade pelo ensino presencial.
Para permitir flexibilidade, e para o caso de haver necessidade de reduzir a concentração de pessoas na FEUP, os horários das aulas estão a ser preparados para que todas as aulas previstas para os anfiteatros possam passar a decorrer a distância.
Relativamente ao 1º semestre do 1º ano de um número significativo de cursos de mestrado (não integrado) e de doutoramento espera-se que venha a ser possível que iniciem as suas atividades a distância, também a partir de 21 de setembro, evoluindo posteriormente para ensino presencial.
————–
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem, e para protegerem os outros, na FEUP e em todos os locais.
Votos de continuação de uma boa semana, em segurança!
João Falcão e Cunha
Diretor
2020.09.07
Venho desejar a todos um novo ano académico com muita saúde, pleno de satisfação e com muitos sucessos pessoais e profissionais e, ao mesmo tempo, agradecer toda a vossa dedicação para a continuada afirmação da FEUP.
As nossas atividades de educação, investigação e inovação são de importância ímpar para a sociedade. Esta qualidade é bem reconhecida de tal forma que continuamos a atrair os melhores projetos e estudantes. Tudo isto contribui para sermos cada vez mais uma referência no panorama nacional e internacional.
Lembro que se vive na FEUP num contexto multicultural onde a tolerância e o respeito pela dignidade pessoal de todos e pelo nosso ambiente é crucial na cultura que defendemos para a sociedade. A Comunidade FEUP não pode e não deve permitir no seu seio qualquer atitude por parte de quem quer que seja contrária a estes princípios, dentro e fora do nosso Campus.
Considerando a situação de pandemia em que vivemos o Conselho Executivo aprovou os seguintes documentos que entram em vigor no próximo dia 21:
- Plano de Funcionamento das Aulas no 1º semestre 2020-21
- Medidas e Procedimentos no Ano Letivo 2020-21
Segue-se um resumo do plano de funcionamento e das medidas adotadas.
Plano de Funcionamento das Aulas no 1º semestre
O contexto das atividades na nossa faculdade é muito diferente do das escolas do ensino pré-universitário:
- A atividade de investigação é muito significativa e há diversas estruturas de apoio à educação, investigação e inovação.
- Cada turma e aulas têm um número muito variável de estudantes.
- Não há grupos estáveis de estudantes por turma, nem a possibilidade de manter as salas fixas para cada turma.
As atividades letivas irão assim decorrer em ambiente misto, com aulas a distância (tipo A) e aulas presenciais (tipo B), modos já previstos na elaboração dos horários:
- Aulas do tipo A (em geral, as teóricas) vão funcionar integralmente a distância, devendo ser em modo síncrono a partir da FEUP.
- Aulas do tipo B (em geral, as práticas), presenciais. Nestes casos, as aulas podem ocorrer com toda a turma presente, se a sala atribuída permitir um distanciamento entre estudantes adequado, ou podem ter de ser separadas em dois grupos que terão aulas presenciais em semanas alternadas.
A realização de provas de avaliação presenciais de segunda a sexta-feira poderá ser exclusivamente feita nas salas e horários onde decorrem as aulas de tipo B. Para além desses horários, nos sábados entre 24 de outubro e 19 de dezembro, haverá a possibilidade de serem realizadas provas de avaliação presenciais. Será dada prioridade a provas de avaliação do 1º ano.
Medidas e Procedimentos a partir de 21 de setembro
Passa a ser obrigatório o uso de máscara em todo o campus da FEUP, no interior e exterior dos edifícios. O atendimento presencial, nos serviços e pelos docentes, pode ser recusado se não estiver a ser utilizada máscara. As aulas deverão ser interrompidas se algum estudante retirar a máscara.
É recomendada a evicção escolar e laboral absolutas de todos os membros da comunidade da FEUP com sintomatologia indicativa de doença, em particular COVID‑19, mesmo que ligeira. Qualquer pessoa nestas condições deverá contactar o SNS 24, 808 24 24 24 e seguir as indicações dadas. No caso de ter de ficar em casa deverá imediatamente informar o diretor de ciclo de estudos, departamento, serviço ou unidade a que esteja associado, e transmitir as recomendações dadas.
O acesso aos edifícios só é permitido em dias úteis entre as 7:30 e as 22:30 e aos sábados entre as 7:30 e as 20:30.
A Biblioteca estará aberta apenas para os membros da comunidade da FEUP e no período entre as 9:00 e as 18:00 dos dias úteis, devendo todos os utilizadores observar os procedimentos divulgados pelo serviço respetivo (SDI).
Nota final
Gostaria também de recomendar a utilização da aplicação STAYAWAY COVID. O desenvolvimento desta aplicação foi liderado por um professor da FEUP, no âmbito do INESC TEC, em colaboração com outras instituições.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem e para protegerem os outros.
Desejo ainda que as diversas atividades, de trabalho e para além dele, sejam cuidadosamente geridas para continuarmos a ser uma referência intelectual e moral, e que os novos estudantes sejam também muito bem recebidos e muito bem integrados nesta nossa cultura, com elevada exigência!
Melhores votos,
João Falcão e Cunha
Diretor
2020.09.15
Venho desejar a todos um novo ano académico com muita saúde, pleno de satisfação e com muitos sucessos pessoais e profissionais e, ao mesmo tempo, agradecer toda a vossa dedicação para a continuada afirmação da FEUP.
As nossas atividades de educação, investigação e inovação são de importância ímpar para a sociedade. Esta qualidade é bem reconhecida de tal forma que continuamos a atrair os melhores projetos e estudantes. Tudo isto contribui para sermos cada vez mais uma referência no panorama nacional e internacional.
Lembro que se vive na FEUP num contexto multicultural onde a tolerância e o respeito pela dignidade pessoal de todos e pelo nosso ambiente é crucial na cultura que defendemos para a sociedade. A Comunidade FEUP não pode e não deve permitir no seu seio qualquer atitude por parte de quem quer que seja contrária a estes princípios, dentro e fora do nosso Campus.
Considerando a situação de pandemia em que vivemos o Conselho Executivo aprovou os seguintes documentos que entram em vigor no próximo dia 21:
- Plano de Funcionamento das Aulas no 1º semestre 2020-21
- Medidas e Procedimentos no Ano Letivo 2020-21
Segue-se um resumo do plano de funcionamento e das medidas adotadas.
Plano de Funcionamento das Aulas no 1º semestre
O contexto das atividades na nossa faculdade é muito diferente do das escolas do ensino pré-universitário:
- A atividade de investigação é muito significativa e há diversas estruturas de apoio à educação, investigação e inovação.
- Cada turma e aulas têm um número muito variável de estudantes.
- Não há grupos estáveis de estudantes por turma, nem a possibilidade de manter as salas fixas para cada turma.
As atividades letivas irão assim decorrer em ambiente misto, com aulas a distância (tipo A) e aulas presenciais (tipo B), modos já previstos na elaboração dos horários:
- Aulas do tipo A (em geral, as teóricas) vão funcionar integralmente a distância, devendo ser em modo síncrono a partir da FEUP.
- Aulas do tipo B (em geral, as práticas), presenciais. Nestes casos, as aulas podem ocorrer com toda a turma presente, se a sala atribuída permitir um distanciamento entre estudantes adequado, ou podem ter de ser separadas em dois grupos que terão aulas presenciais em semanas alternadas.
A realização de provas de avaliação presenciais de segunda a sexta-feira poderá ser exclusivamente feita nas salas e horários onde decorrem as aulas de tipo B. Para além desses horários, nos sábados entre 24 de outubro e 19 de dezembro, haverá a possibilidade de serem realizadas provas de avaliação presenciais. Será dada prioridade a provas de avaliação do 1º ano.
Medidas e Procedimentos a partir de 21 de setembro
Passa a ser obrigatório o uso de máscara em todo o campus da FEUP, no interior e exterior dos edifícios. O atendimento presencial, nos serviços e pelos docentes, pode ser recusado se não estiver a ser utilizada máscara. As aulas deverão ser interrompidas se algum estudante retirar a máscara.
É recomendada a evicção escolar e laboral absolutas de todos os membros da comunidade da FEUP com sintomatologia indicativa de doença, em particular COVID‑19, mesmo que ligeira. Qualquer pessoa nestas condições deverá contactar o SNS 24, 808 24 24 24 e seguir as indicações dadas. No caso de ter de ficar em casa deverá imediatamente informar o diretor de ciclo de estudos, departamento, serviço ou unidade a que esteja associado, e transmitir as recomendações dadas.
O acesso aos edifícios só é permitido em dias úteis entre as 7:30 e as 22:30 e aos sábados entre as 7:30 e as 20:30.
A Biblioteca estará aberta apenas para os membros da comunidade da FEUP e no período entre as 9:00 e as 18:00 dos dias úteis, devendo todos os utilizadores observar os procedimentos divulgados pelo serviço respetivo (SDI).
Nota final
Gostaria também de recomendar a utilização da aplicação STAYAWAY COVID. O desenvolvimento desta aplicação foi liderado por um professor da FEUP, no âmbito do INESC TEC, em colaboração com outras instituições.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem e para protegerem os outros.
Desejo ainda que as diversas atividades, de trabalho e para além dele, sejam cuidadosamente geridas para continuarmos a ser uma referência intelectual e moral, e que os novos estudantes sejam também muito bem recebidos e muito bem integrados nesta nossa cultura, com elevada exigência!
Melhores votos,
João Falcão e Cunha
Diretor
2020.10.05
Esta mensagem resume o que devemos fazer num caso de COVID-19 suspeito ou confirmado nos estudantes, docentes, técnicos, investigadores ou outros colaboradores.
Recomenda-se a leitura da seguinte página, onde está toda a informação detalhada:
Como já foi referido em mensagens anteriores, é recomendada a evicção escolar e laboral de todos os que apresentem sintomatologia indicativa de doença infeciosa, em particular COVID‑19, mesmo que ligeira.
No caso de os sintomas serem detetados na FEUP, a pessoa em causa deve:
- Através do tel.: 912 233 377 ou feup@fe.up.pt manter informados os responsáveis na FEUP sobre a sua situação.
- Dirigir-se para a sala de isolamento A044, por baixo do Grande Auditório, Edifício A, no piso da entrada principal da FEUP.
- Contactar o SNS 24 – tel.: 808 24 24 24 – e seguir as indicações dadas.
No caso de os sintomas serem detetados fora da FEUP, a pessoa em causa deve:
- Contactar o SNS 24 – tel.: 808 24 24 24 – e seguir as indicações dadas.
No caso de ter estado em contato próximo e durante mais de 15 minutos com alguém com infeção confirmada:
- Contactar o SNS 24 – tel.: 808 24 24 24 – e seguir as indicações dadas.
Com o objetivo de minimizar o risco de contágio nas instalações da FEUP e facilitar o rastreio de contactos pelas Autoridades de Saúde, solicita-se que as pessoas que tenham um teste COVID-19 positivo informem imediatamente:
- Estudantes: Diretor de seu Ciclo de Estudos ou coordenador do programa de mobilidade.
- Docentes e investigadores: Diretor do seu Departamento.
- Técnicos e outros colaboradores: Diretor do seu Serviço.
- Dirigentes: Direção da FEUP.
A identificação das pessoas com teste COVID-19 positivo será mantida sob sigilo, mas para facilitar o reporte à Autoridade de Saúde, cada Diretor que receba informação sobre um caso positivo deverá sempre enviá-la à Direção da FEUP, acompanhada dos detalhes relevantes, em particular os seguintes, desde os 3 dias anteriores ao teste positivo ou ao início da sintomatologia:
- Estudantes: Aulas presenciais em que participaram, outras atividades relevantes e listas de estudantes e docentes presentes (nomes e email).
- Docentes: Aulas presenciais em que participaram e listas de estudantes presentes (nomes e email); reuniões em que participaram e outras atividades relevantes; listas de pessoas presentes (nomes e email).
- Investigadores: Salas utilizadas, reuniões em que participaram e outras atividades relevantes; listas de pessoas presentes (nomes e email).
- Técnicos: Salas utilizadas, reuniões em que participaram e outras atividades relevantes; listas de pessoas presentes (nomes e email).
No caso de teste COVID-19 positivo ou recomendação de isolamento profilático, a Autoridade de Saúde deverá emitir um certificado para justificação de faltas na FEUP. O certificado deverá ser enviado ao respetivo Diretor.
A informação sobre uma pessoa com teste COVID-19 positivo ou em isolamento profilático é estritamente sigilosa. Apenas a Autoridade de Saúde pode dar conhecimento de casos concretos. Assim está vedada a divulgação pública na FEUP de informação sobre pessoas com COVID-19 ou em isolamento profilático. Por exemplo, só a Autoridade de Saúde pode informar os estudantes de uma turma, ano ou ciclo de estudos sobre eventual infeção de um(a) colega ou docente. O mesmo se aplica aos investigadores, técnicos e demais colaboradores.
Notas finais
As aulas presenciais devem terminar 10 minutos antes da hora marcada no horário e começar 10 minutos depois da hora marcada. Tal deve permitir 20 minutos de arejamento das salas e evitar os cruzamentos na entrada e saída das salas. Os docentes devem garantir que as janelas e as portas das salas estão sempre abertas.
Mantém-se o apelo a que continuem a cumprir todas as medidas determinadas pelas autoridades para se protegerem e para protegerem os outros. Muito em particular a:
- Utilização de máscara no Campus, incluindo espaços exteriores e esplanadas.
- Distanciamento social, dentro e fora dos edifícios.
- Distanciamento social nos trabalhos de grupo presenciais.
A utilização da aplicação STAYAWAY COVID é recomendada. O seu desenvolvimento foi liderado por um Professor da FEUP, no âmbito do INESC TEC, em colaboração com outras instituições.
A manutenção destes comportamentos por todos nós muito pode contribuir para que se mantenha a atividade no Campus, mesmo na ocorrência de casos isolados de infeção.
Reitero os melhores votos de um excelente semestre, muito em particular aos novos estudantes e colaboradores na FEUP,
João Falcão e Cunha
Diretor
FEUP: www.fe.up.pt/covid19
U.Porto: https://up.pt/covid-19/
2020.09.29
Segue decisão do Conselho Executivo tomada na reunião de 16 de setembro de 2020:
“13. Deslocações para participação presencial em congressos ou outros eventos científicos similares
O Conselho Executivo decidiu que as deslocações em serviço no país e no estrangeiro, que se destinam à participação presencial em congressos ou outros eventos científicos similares, podem ser retomadas, sendo as autorizações avaliadas caso a caso.”
Cumprimentos,
Fátima Araújo
Coordenadora Técnica do
Secretariado da Direção
22 041 3500
Resumo das principais medidas:
Utilização das Instalações
- É obrigatório o uso de máscara em todo o campus da FEUP;
- O acesso aos edifícios só é permitido em dias úteis entre as 7:30 e as 22:30 e aos sábados entre as 7:30 e as 20:30, devendo – sempre que existam portas automáticas – utilizar-se apenas estas portas;
- A Biblioteca estará aberta apenas para os membros da comunidade da FEUP e no períodoentre as 9:00 e as 18:00 dos dias úteis;
- Salas de Estudo (edifício B) e dos departamentos encerradas;
- Lotação dos espaços reduzida de forma a assegurar pelo menos 1 m de distância entre as pessoas;
- Utilização de elevadores apenas por pessoas com mobilidade condicionada;
- É recomendada a evicção escolar e laboral absolutas de todos os membros da comunidade da FEUP com sintomatologia indicativa de COVID-19, mesmo que ligeira;
Higiene e proteção
- Câmara Termográfica (entrada edifício A) para controlo de temperatura (sem registo de dados);
- Ventilação frequente dos espaços para permitir a renovação do ar;
- Barreiras de acrílico e desinfeção de superfícies e mãos no atendimento presencial;
- Higienização pelos utilizadores dos postos de trabalho nas salas de computadores;
- Reserva de máscaras descartáveis a disponibilizar em casos excecionais de lapso;
- Existência de dispensadores de solução antisséptica de base alcoólica (SABA);
Restauração
- As unidades de restauração da FEUP devem ter uma ocupação no máximo de 4 pessoas por cada 10 m2, garantindo distâncias de, no mínimo 1 m, preferivelmente 2 m entre pessoas;
- Distanciamento de pelo menos 2 m entre pontos de atendimento ao balcão.
Sessão de Esclarecimento
Apoio a estudantes:
- Todas as dificuldades no acesso a aulas remotas devem ser reportados aos Diretores de Curso para se analisar a possibilidade de apoio por parte da FEUP;
- Em caso de sentir níveis elevados de stress, ansiedade ou dificuldade em gerir preocupações, a FEUP tem um Gabinete de Orientação e Integração preparado para lidar com estas situações.Há também a Linha de Apoio Psicológico da U.Porto (220 408 408) disponível entre as 09h30 e as 14h30 e entre as 19h00 e as 00h00, de segunda a sexta-feira. Ao fim-de-semana, o serviço está disponível no horário noturno.
PROCEDIMENTO PERANTE CASO SUSPEITO
CASO SUSPEITO – DEFINIÇÃO
Pessoa da comunidade da FEUP (estudante, trabalhador docente ou não docente) que desenvolva um quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), e/ou febre (temperatura igual ou superior a 38.0ºC), e/ou dificuldade respiratória.
PROCEDIMENTO PERANTE UM CASO SUSPEITO NAS INSTALAÇÕES DA FEUP
O caso suspeito, se estiver na FEUP, deve:
- dirigir-se para a sala de isolamento – sala A044 , cujo acesso é feito pelo lado esquerdo do auditório, no piso zero, por baixo da rampa;
- se necessário (ex. dificuldade de locomoção) pode solicitar o apoio de um socorrista – contactos: https://sigarra.up.pt/feup/pt/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=21499 ;
- colocar uma máscara (disponível na sala) se a sua condição clínica o permitir;
- informar o responsável na FEUP, através do telefone 912233377;
- contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou, caso não seja possível estabelecer ligação, o Serviço de Saúde Ocupacional da U.Porto (entre as 9h e as 17h) através do telefone 220426643;
- se for validado como caso suspeito, deve dirigir-se ao local indicado pela Linha SNS24 para a realização do teste de diagnóstico laboratorial. Caso não seja possível ou por conveniência própria, pode solicitar ao responsável na FEUP o contacto com a Task-force da U.Porto para a COVID-19 para eventual encaminhamento para a realização do teste de diagnóstico no Centro Hospitalar Universitário do Porto; posteriormente, deve retornar ao domicílio (se possível não utilizando transportes públicos) e iniciar isolamento, sendo a evicção laboral/letiva justificada pelo médico de família.
- se não for validado como caso suspeito, deve dirigir-se para o seu domicílio e contactar o seu médico de família/assistente.
GESTÃO DO CASO SUSPEITO FORA DAS INSTALAÇÕES DA FEUP
Um caso suspeito que ocorra fora das instalações da FEUP, após contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) e ser validado para realização de teste, deve contactar e informar o responsável na FEUP através do telefone 912233377 ou direcao.feup@fe.up.pt e manter o responsável atualizado quanto ao resultado do teste.