Muito embora haja uma preocupação crescente com a qualidade da construção, traduzida pela introdução de regulamentação específica na área do conforto, verifica-se que os edifícios construídos nos últimos anos não apresentam a qualidade esperada. Pode mesmo afirmar-se que há alguns milhares de fogos, construídos recentemente, com patologias muito graves que condicionam a sua utilização. 
A complexidade crescente das construções, a falta de sistematização do conhecimento, a inexistência de um sistema efectivo de garantias e de seguros, a velocidade exigida ao processo de construção, as novas preocupações arquitectónicas, a aplicação de novos materiais, a inexistência na equipa de projecto de especialistas em física e tecnologia das construções são causas fundamentais da não qualidade dos edifícios. 
Um contributo para a sistematização da informação será a elaboração de um Catálogo de Patologias que o Grupo de Estudos da Patologia da Construção – PATORREB está a desenvolver, coordenado pelo Laboratório de Física das Construções da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP e que tem a participação de mais sete Universidades portuguesas: IST, UNL, FCTUC, UM, UBI, UA e UTAD. 
O Corpo Editorial constituído por especialistas na área da Patologia e Reabilitação de Edifícios, constitui o alicerce para um trabalho de qualidade que se pretende realizar. 
O Grupo de Estudos – PATORREB disponibilizará gratuitamente o acesso ao site a todos os alunos das Instituições envolvidas.


Responsável:
Prof. Vasco Peixoto de Freitas


Contacto:
PATORREB
Laboratório de Física das Construções - LFC
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Email: patorreb@patorreb.com
Tel. +351 22 508 1478
Fax +351 22 508 1940


Link: www.patorreb.com