Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).

Resumo
Reabilitar o património edificado é um dever da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento para o setor da construção. O leque de intervenções possíveis é muito alargado, incluindo a preservação do património monumental, a reabilitação profunda de edifícios antigos e a resolução de patologias de edifícios mais recentes. A intervenção no património edificado, quando efetuada corretamente, permite ganhos ao nível da segurança, durabilidade, eficiência energética e conforto.
O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE), com a duração de um ano letivo, oferece uma preparação tecnológica sólida e multidisciplinar, necessária à correta intervenção no património edificado. O diploma (não conferente de grau) inclui formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura.

Plano de estudos

Unidades curriculares
História do Património Edificado (1S), Patologia dos Materiais (1S), Patologia da Construção (1S), Construções em Madeira (1S), Estruturas de Alvenaria de Pedra (1S), Sustentabilidade da Construção e Reabilitação (1S), Reabilitação de Edifícios (2S), Manutenção de Edifícios (2S), Reabilitação de Estruturas e Fundações (2S), Arquitetura e Intervenção no Património (2S), Tecnologias de Paredes, Pavimentos e Coberturas (2S), Acústica em Reabilitação de Edifícios (2S)

Condições de acesso
Destina-se a Engenheiros Civis e Arquitetos que tenham completado o 2º ciclo do novo modelo de Bolonha ou que possuam uma licenciatura pré-Bolonha.

Horário
Diurno

Número de vagas
25

Idioma
Português

Diretor
Eva Sofia Botelho Machado Barreira

Objetivos gerais
O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado, no domínio da Engenharia Civil e Arquitetura, oferece uma preparação tecnológica sólida e multidisciplinar, necessária à correta intervenção no património edificado. O diploma inclui formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências)
Objetivo 1 – Estudo de patologia e dos processos que afetam a durabilidadede materiais e componentes, recorrendo a medidas e sondagens necessárias ao conhecimento das causas que estão na sua origem.
Objetivo 2 – Integração dos conhecimentos no projeto de reabilitação com uma perspetiva pluridisciplinar.
Objetivo 3 – Execução dos projetos de reabilitação e avaliação do desempenho em serviço do património edificado.

 

Durante o ano letivo de 2020/2021, o EARPE manterá o regime habitual de aulas presenciais (exceto se existirem indicações em contrário da Direção Geral de Saúde ou da Direção da FEUP). No entanto, devido à situação excecional decorrente da COVID-19, em casos devidamente justificados e aprovados pela Direção do Curso, poderá ser permitida a frequência à distância às Unidades Curriculares do primeiro semestre.