Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).

Resumo
O Ciclo de Estudos proposto, da responsabilidade dos Departamentos de Engenharia Civil da FEUP e da FCTUC, definindo-se como um projeto de excelência ao nível do 2º ciclo de Bolonha, visando a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da Geotecnia, pretendendo que os estudantes adquiram uma sólida formação de base e competências diversas nessa área, ganhando, aqueles que ainda não estejam inseridos, uma importante vantagem competitiva para a inserção no mercado de trabalho, nacional e internacional, e, os outros, valorizando os seus conhecimentos e potenciando a sua própria competitividade na área específica de atuação.

Plano de estudos

Condições de acesso
Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Civil, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas ou áreas afins à natureza do curso.
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional cientificamente relevante.

Diurno

Número de vagas

Diretor
Pedro Alves Costa

Objetivos gerais
Este Mestrado proposto pretende criar uma oferta formativa avançada na área da especialização da Geotecnia para Eng. Civis,Eng. Geólogos e Eng. de Minas, tendo como principais objetivos:

- Dotar os estudantes adquiram uma sólida formação de base e competências diversas na área geotécnica
- Dar aos estudantes uma vantagem competitiva na área geotécnica, para inserção no mercado de internacional e, particularmente, no mercado lusófono
- Preparar os estudantes com conhecimentos e ferramentas para uma carreira na área de investigação em geotecnia

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências)
Pretende-se que, no fim do ciclo de estudos, os estudantes tenham adquirido conhecimentos teóricos fundamentais, que lhes possibilitem fortalecer a capacidade de compreensão e análise de obras geotécnicas de diversa índole, e desenvolvido competências que lhes permitam:

- Reconhecer, identificar e caracterizar os maciços naturais interessados pelas obras;
- Definir estratégias e técnicas de intervenção que, em caso de necessidade, possibilitem o melhoramento ou reforço dos maciços;
- Conceber, dimensionar e construir diversos tipos de obras geotécnicas;
- Instrumentar, observar e interpretar o comportamento dos maciços e de estruturas geotécnicas;
- Avaliar e propor soluções para problemas Geotécnicos de cariz ambiental, interagindo com profissionais de áreas afins;
- Avaliar a eficácia das soluções geotécnicas à luz dos conceitos de sustentabilidade, análise de ciclo de vida e economia circular;
- Desenvolver a capacidade de investigação e de pesquisa no domínio da Geotecnia.