No âmbito da adequação das formações de ensino superior ao novo modelo de organização preconizado no Processo de Bolonha, a Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP evoluiu para um ciclo de estudos integrado conducente à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil. 

Objetivos:

O Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil é uma formação abrangente, que procura dotar os alunos de uma base sólida, rica nas Ciências Básicas e nas teorias que enformam os grandes domínios tradicionais da Engenharia Civil, complementado com uma especialização numa área mais específica. Sob o ponto de vista profissional, os Mestres Integrados em Engenharia Civil devem possuir a capacidade para projetar, desenvolver, fiscalizar, coordenar e controlar obras, quer públicas, quer privadas. 

Saídas Profissionais:

As principais saídas profissionais de um Mestre Integrado em Engenharia Civil situam-se, a nível de intervenção pública, no âmbito da construção de edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico, enquanto que no domínio privado se direcionam sobretudo para edifícios de habitação, edifícios industriais e as variadas infraestruturas. 

Áreas de especialização:

O último ano curricular do Curso ramifica-se em sete grandes áreas de especialização: Materiais e Processos de Construção, Estruturas, Geotecnia, Construções, Planeamento, Vias de Comunicação e Hidráulica. 

Programas de Intercâmbio:

A ligação da FEUP com universidades estrangeiras através de programas de mobilidade (ERASMUS, com várias universidades europeias, e MOBILE, com universidades brasileiras) tem permitido a permuta de estudantes, sendo possível que o curriculum de um semestre (o segundo semestre do quarto ano ou primeiro semestre do quinto ano) possa ser integralmente substituído por igual período numa escola estrangeira. 

No âmbito de um protocolo entre a FEUP e a École des Ponts - ParisTech (anteriormente designada École National des Ponts e Chaussées - ENPC), aos candidatos, estudantes do MIEC, que são selecionados para este programa, permite a obtenção do diploma de segundo ciclo simultaneamente nas duas escolas: grau de "Ingénieur" pela ENPC e grau de "Mestre" em Engenharia Civil pela FEUP (mais informações: duplo diploma).

Regras de Avaliação

A Comissão Científica do MIEC, após consulta da Comissão de Acompanhamento, aprovou as Regras de Avaliação das unidades curriculares do MIEC, que complementam o Regulamento Específico de Avaliação de Discentes da FEUP (veja aqui). 

_______________________________________________________ 

Inscrições nas Turmas

_______________________________________________________

Unidade Curricular de DISSERTAÇÃO - 2017/2018

Calendário e Instruções Gerais - 2º semestre 

O calendário de ações e as instruções gerais da unidade curricular Dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, para o ano letivo 2016/2017, podem ser consultadas aqui.

Os ficheiros em formato .doc com a formatação e instruções para a produção das diversas partes dos documentos podem ser obtidas aqui.

_______________________________________________________

Concurso de Temas de Dissertação - 2º semestre de 2017/2018 - 2ª fase

Para consulta dos interessados, os temas sobrantes de Dissertação do MIEC para desenvolvimento no 2º semestre já estão disponíveis:

Materiais e Processos de Construção

Construções Civis

Estruturas

Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente

Vias de Comunicação

 

Dissertações em Ambiente Empresarial 

As empresas que queiram cooperar com o MIEC na orientação de trabalhos a realizar no âmbito da unidade curricular de Dissertação, poderão propor temas a serem desenvolvidos em ambiente empresarial. 

Para este efeito disponibiliza-se formulário de proposta de temas, assim como as normas de funcionamento das unidades curriculares de dissertação dos mestrados integrados da FEUP e minuta de contrato para a realização de dissertação em ambiente empresarial, que deverão ser preenchidos em triplicado. 

Os ficheiros relacionados com esses documentos podem ser obtidos aqui.