O Laboratório de Acústica tem a sua origem na década de 1960 no então denominado Laboratório de Acústica e Ultrassons criado no seio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto por um investimento do Instituto de Alta Cultura. Transita no início dos anos setenta para o Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto (CECUP). Em 1990 é integrado no Instituto da Construção (IC) onde conhece uma grande dinamização na sequência de um investimento de modernização e apetrechamento em equipamento. Em termos orgânicos, trata-se de um Laboratório do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, associado à Secção de Construções Civis. 
O objeto central do Laboratório de Acústica é o estudo e a análise do comportamento acústico de materiais e componentes da construção, no que se refere à sua adequação às solicitações e à melhoria das suas características e da sua envolvente direta. Em termos gerais abrange as áreas da Acústica Ambiental e de Edifícios. 
O trabalho desenvolvido situa-se especialmente na investigação tecnológica. Esta posição do LAfeup permite apoio aos trabalhos experimentais das teses em curso, bem como dar resposta a solicitações exteriores de caracterização de materiais e componentes. 

Coordenador: 
A. P. Oliveira de Carvalho
Contacto: 
Laboratório de Acústica - LAfeup Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Rua Dr. Roberto Frias 4200-465 Porto Email: acustica@fe.up.pt Tel. +351 22 508 1525 Fax +351 22 508 1525 / 1940