O Laboratório de Análise de Tráfego está integrado na Secção de Vias de Comunicação do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, constituindo-se como unidade de apoio ao ensino graduado (Mestrado Integrado em Engenharia Civil) e pós-graduado (Mestrado em Vias de Comunicação), à investigação e à prestação de serviços ao exterior. O LAT foi criado em 1991 na sequência da candidatura ao Programa Ciência promovido pela JNICT, por iniciativa do Prof. Américo Pires da Costa, tendo sido responsável desde o início até novembro de 2002. 
O objeto central deste laboratório é o estudo do tráfego e da segurança rodoviária, apoiando asatividades de ensino, investigação e extensão universitária. São objetivos específicos do LAT: 

  • Caracterização de infraestruturas rodoviárias e de correntes de tráfego; 
  • Desenvolvimento de métodos e técnicas para tratamento de problemas relacionados com a análise, o controlo e a gestão da mobilidade; 
  • Estudo do comportamento psico-fisiológico dos condutores e peões; 
  • Aplicação de novas tecnologias na gestão e controlo de tráfego. 


Para atingir estes objetivos o LAT está apetrechado com equipamento diverso, nomeadamente contadores de tráfego manuais e automáticos, medidores de velocidade, sistemas de automação e processamento digital de imagens vídeo e de um veículo instrumentado destinado à recolha de dados de tráfego e registo do comportamento do condutor. Dispõe ainda do Simulador de Condução DriS, com vista à análise de situações de difícil ou impossível reprodução em situações reais. 

Coordenador: 
José Pedro Tavares
Contacto: 
Laboratório de Análise de Tráfego - LAT Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Rua Dr. Roberto Frias 4200-465 Porto Tel. +351 22 508 2161 Fax +351 22 508 1902