CURSO INTERNACIONAL DE VERÃO - PORTO - FEUP

Introdução à Engenharia Ferroviária  3 - 8 de Julho 2017

Nos dias 3 a 8 de julho de 2017, está previsto realizar-se, na FEUP, o curso de Verão “Introdução à Engenharia Ferroviária”.  As candidaturas estão abertas até 6 de junho.

O curso será lecionado em inglês e aborda as seguintes temáticas:

Sistemas ferroviários e componentes de via;
 Projetos e processos ferroviários;
Traçado de via: definição dos parâmetros, especificações e interoperabilidade;
Forças na via-férrea;
Dimensionamento da via-férrea convencional;
Efeitos de temperatura em carris de barra longa soldada;
Avaliação geométrica da qualidade da via;
Operações de manutenção;
Interação dinâmica veículo-via;
Controlo operacional ferroviário.

A equipa docente é constituída pelos professores Cecília Vale, António Fidalgo Couto, António Topa Gomes e Rui Calçada da FEUP.

Estão previstas visitas técnicas e culturais no âmbito do curso: linha de metro, estação de S. Bento, Centro de controlo operacional e oficinas de manutenção de comboios (locais em confirmação) e visita ao Douro em comboio histórico.

Inscrição: 650 EUR.

As candidaturas estão abertas até 6 de junho de 2017 em  https://sigarra.up.pt/feup/pt/cand_geral.informacao_relevante_cans_view?pv_processo_id=905604

INTERNATIONAL SUMMER COURSE - PORTO - FEUP

Introduction to Railway Engineering - 3rd to 8th July 2017

The Faculty of Engineering of University of Porto (FEUP) offers a Summer Course in “Introduction to Railway Engineering” from 3rd to 8th July 2017 . The course will be taught in English.

The topics of the course are:

Railway systems and track components;
Railway projects and processes: an overview;
Horizontal and vertical track geometry: parameter definition, specifications and interoperability;
Track forces;
Track structural design;
Temperature effects in CWR rails;
Geometric track quality assessment;
Maintenance operations;
Dynamic vehicle-track interaction;
Rail operational control.

In the scope of the course, technical visits and cultural visits are included:

- visit to a Metro of Line (in confirmation); - visit to São Bento Railway Station (confirmed); - visit to a Operational Command Center (in confirmation); - visit to a railway vehicle workshop (confirmed).

The course also includes a trip to the Douro region in a historical train.

Course fee: 650 EUR.

Applications are open until 6th June 2017 at https://sigarra.up.pt/feup/en/CAND_GERAL.CONCURSOS_CAND_ABERTOS_VIEW?pv_curso_id=13821

Data:
16/05/2017