Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).
  • Engenharia Civil 
    Projetamos o Futuro

Ep. 368 Nuno Ramos – H0ME ZERO

Ep. 368 Nuno Ramos – H0ME ZERO: Projeto quer desenvolver casas sustentáveis e auto-suficientes

Desenvolver casas sustentáveis e auto-suficientes a nível energético é o principal objetivo deste projeto.​

Nuno Ramos, docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do CONSTRUCT, está a desenvolver o projeto H0ME ZERO em copromoção com as empresas Dreamdomus e Magnum Cap que pretendem em conjunto trabalhar no desenvolvimento de uma casa que possa ser considerada como nZEB ou seja como uma casa de necessidades de energia quase zero.

“A ideia do projeto é construir em construção modular uma solução que combine as energias renováveis com uma inteligência de que a casa será dotada para que consiga ter não só uma elevada eficiência mas que garanta o conforto e a satisfação dos utilizadores e dessa forma contribuindo ainda mais para a eficiência final do edifício”, explica.

Neste momento está a ser construída uma habitação piloto onde vão ser implementadas as diversas componentes desenvolvidas no âmbito do projeto H0ME ZERO.

Dentro deste projeto foram já desenvolvidas uma série de componentes, desde soluções construtivas que depois vão ser adotadas no produto final, a algoritmos, sensores, e uma componente de armazenamento eléctrico.

Nuno Ramos espera que ainda durante o ano de 2018 seja possível construir um protótipo dessa habitação que vai combinar todas estas estratégias e que vai testar o seu potencial e ao mesmo tempo calibrar os vários componentes de programação de maneira a que o resultado seja o mais eficiente possível.

O projeto H0ME ZERO foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de copromoção. 

Ep. 368 Nuno Ramos - HoME ZERO

Data: 
22/10/2018