No passado dia 11 de novembro a FEUP marcou presença na Feira de Formação e Emprego realizada no Colégio Alemão do Porto, destinada a facultar aos alunos um contacto privilegiado com as várias áreas de formação do ensino superior. O Departamento de Engenharia Civil esteve representado pelo projeto ELBigMAC (Educational Laboratory Big Machine), um projeto de investigação celebrado em parceria com o programa europeu Eramus+.
O ELBigMAC tem como objetivo demonstrar aos estudantes pré-universitários que uma casa é, de facto, uma grande máquina, motivando-os a interrogaram-se sobre o papel e versatilidade da profissão de Engenheiro Civil.
Desta vez, os alunos do Colégio Alemão tiveram a oportunidade de perceber como também as Realidades Virtual e Aumentada se podem integrar na atividade de um Engenheiro Civil. Nesta visita, foi demonstrado aos estudantes como se podem identificar as diferentes especialidades de um projeto de Engenharia Civil. Para isso, foi exibido um jogo de Realidade Virtual e a uma aplicação de Realidade Aumentada desenhada para o smartphone. No final da atividade, houve ainda oportunidade para experimentar a construção de uma casa virtual recorrendo a comandos gestuais captados pelo sensor Leap Motion e visualizados através de Oculus Rift.
Um agradecimento à presença do NTIEC (Núcleo de Tecnologias de Informação na Engenharia Civil) na apresentação dos conteúdos de Realidade Aumentada aos alunos nesta primeira apresentação do ELBigMAC.