Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).
  • Engenharia Civil 
    Projetamos o Futuro

Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra - Depósito de Água dos Congregados

As ações “Fora de Portas: Engenharia Civil à Mostra” numa organização conjunta entre a FEUP, a Reitoria da U.Porto e a Porto Innovation Hub contam, desta vez, com uma visita ao Depósito de Água dos Congregados.
É já no próximo dia 11 de outubro, 5.ª feira, pelas 17h, cujo início será no Anfiteatro da Cooperativa dos Pedreiros, com uma palestra conduzida pelo Prof. Joaquim Poças Martins (FEUP), Eng. José Padilha e Eng. Sara Cunha (Águas do Porto, EM).
 
No âmbito do Plano Geral das Instalações de Abastecimento de Água, realizado entre 1881 e 1886, da responsabilidade da Compagnie Générale des Eaux pour l’Étranger, foi construído o primeiro reservatório dos Congregados.
Após 1927, com a municipalização do serviço de abastecimento de água, foi introduzido um conjunto de melhorias no sistema, das quais se destacam, a construção da “Torre-Reservatório”, em 1938 e dos três reservatórios circulares, respetivamente nas décadas de 50 e 80 do século passado.
Já neste século tiveram lugar duas importantes intervenções:
2012/2013 – A construção da Estação Elevatória, no âmbito do Projeto “Porto Gravítico”;
2017/2018 – A Reabilitação e Requalificação do Reservatório dos Congregados – estruturas e circuitos hidráulicos, atualmente em curso.

Nesta visita vamos conhecer aquele que é o depósito mais alto da cidade, recentemente intervencionado para fazer parte do Porto Gravítico. Na conferência e na edição Sebentas d’Obra o Eng. José Padilha e a Engª Sara Cunha vão contar a história deste equipamento explicando o seu funcionamento inicial e como se ajustou com as obras recentes ao Porto Gravítico. O Prof. Joaquim Poças Martins vai explicar-nos os princípios do Porto Gravítico e de que modo a água se move silenciosamente pelo subsolo da nossa cidade. Na visita vamos perceber a dimensão desta infraestrutura e ver o Porto da sua cota mais alta.
 
Local de encontro: 17h na Cooperativa dos Pedreiros – Rua D. João IV, 1000, 4000-300 Porto
Duração prevista: 2h
 
Acesso livre, mediante inscrição prévia.
Esta atividade requer inscrição prévia.
 
Mais informações no site www.mostra.up.pt – secção Programa: Pós-Mostra

FOTOS JÁ DISPONÍVEIS AQUI.
 

Data: 
09/10/2018