Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).
  • Engenharia Civil 
    Projetamos o Futuro

Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra - ETAR de Sobreiras

Fora de Portas, Engenharia Civil à Mostra - ETAR de Sobreiras

A ETAR de Sobreiras, localizada na freguesia de Lordelo do Ouro, é uma das duas ETAR existentes na cidade do Porto. Ocupa uma área de 1,6 ha e apresenta uma envolvente habitacional densa. Iniciou a sua atividade no ano 2003, foi dimensionada para servir uma população equivalente de projeto de 200.000 habitantes e para tratar um caudal médio diário de 54.000 m3/dia. 
Contrariamente à maioria das ETARs, que apresentam os vários órgãos em construções separadas e ao mesmo nível, a ETAR de Sobreiras é uma ETAR compacta em que os vários órgãos e reservatórios se encontram num mesmo edifício, dispostos em diferentes níveis de forma a otimizar os processos de tratamento das águas residuais. O efluente que chega à cota baixa é inicialmente elevado para a cota alta, sendo a partir daí a circulação gerada pela ação da gravidade, desnivelando sequencialmente os diferentes órgãos intervenientes no processo. São apresentadas as linhas gerais da conceção da estrutura do edifício que resultou no projeto de execução da obra. 
O processo de tratamento abrange três linhas fundamentais: a linha líquida, a linha de lamas e a linha de desodorização. A linha líquida é constituída por gradagem, desarenamento, desengorduramento, decantação primária lamelar, tratamento biológico por lamas ativadas, filtração terciária em areia e desinfeção UV. As lamas biológicas são espessadas por flotação, misturadas com as lamas primárias removidas, seguindo-se um processo de desidratação por centrifugação e estabilização química com cal. Dadas as características da instalação e da envolvente habitacional, o ar poluído é tratado em torres de lavagem química. 

Orientação: Prof. Joaquim Figueiras (FEUP) e Eng. Elza Ferraz (Águas do Porto, EM)

Duração: 2h

Palestra: 17h00 às 18h00
Visita: 18h00
N.º máximo de participantes: 35 px
Local de encontro: ETAR de Sobreiras – R. de Paulo da Gama 470, 4150-589 Porto

Organização: FEUP, Departamento de Engenharia Civil, Reitoria da U.Porto e Porto Innovation Hub 

Recomendações importantes:
- Aconselhável o uso de calçado impermeável/botas de água e roupa confortável.
- A visita às instalações requer a subida e descida de escadas, pelo que não se aconselha a visita a pessoas com mobilidade reduzida. O local da palestra tem acessibilidade física.

Nota: as atividades Fora de Portas são destinadas ao público em geral. Para a participação dentro de outro âmbito deverá ser solicitada previamente autorização, indicando o propósito dessa visita. 
Acesso livre, mediante inscrição prévia.

Esta atividade requer inscrição prévia.

Fotos já disponíveis aqui!

Data: 
29/11/2018