Hoje, 14 de junho de 2018, às 12h00, na sala Prof. Joaquim Sarmento do DEC (G129), irá ser proferida pelo Prof.João da Costa Pantoja (Universidade de Brasília) a palestra intitulada “Metodologia probabilística para avaliação da segurança e durabilidade de estruturas de betão armado”, com duração de 1 hora.
João da Costa Pantoja
Professor na área de estruturas e reabilitação do patrimônio edificado na Universidade de Brasília-UnB. Investigador de Pós-doutoramento no CONSTRUCT-DEC da FEUP. Projetista e perito estrutural com 28 anos de experiência.
Metodologia probabilística para avaliação da segurança e durabilidade de estruturas de betão armado
A complexidade dos fenômenos de degradação e sua interação com a resposta estrutural dificulta muito a formulação de métodos onde os parâmetros químicos/físicos e problemas mecânicos sejam diretamente acoplados. Alguns modelos muito refinados foram desenvolvidos nos últimos anos, mas estão longe de serem aplicados a casos práticos das construções e edificações. Assim, formulações simplificadas são necessárias, onde as duas abordagens - o estudo dos fenômenos de degradação e avaliação da resistência estrutural e correspondente nível de segurança, interajam de forma eficiente.
A metodologia proposta nesse trabalho para a avaliação de estruturas de betão armado é aplicada ao estudo de caso de um edifício comercial com a presença de danos por corrosão. Ambos os aspectos físico-químicos e de deterioração mecânica detectados no processo de inspeção da estrutura serão considerados na análise estrutural através de uma hierarquia de elementos estruturais e seu respectivos caminhos de carga. Uma escala de valores de índices de confiabilidade presente nos códigos normativos atuais e aplicada a estruturas existentes é adotada e acoplada ao modelo de integridade de cada elemento estrutural. Assim, a obtêm-se de um fator de integridade dos elementos estruturais que afetarão as propriedades mecânicas e seções transversais da estrutura e, consequentemente, os níveis locais e globais de segurança da estrutura. São feitas e apresentadas verificações tanto no campo de forças como de deslocamentos. Os resultados do estudo de caso mostram que o método fornece uma análise da deterioração e suas causas acoplada ao nível de segurança da estrutura, com uma abordagem conservadora via medida da resistência residual. O método se torna uma ferramenta útil para uma avaliação preliminar e possível tomada de decisão na reabilitação de estruturas de betão armado submetidas ao processo de deterioração.