• Engenharia Civil
    Projetamos o Futuro

Prémio Acqualive 2017 distingue Prof. José Novais Barbosa

No quadro dos preparativos da Conferência Acqualive 2017, que terá lugar no próximo dia 16 de Março, é com grande alegria e satisfação que comunicamos a atribuição do Prémio Carreira AcquaLive 2017 ao Professor José Novais Barbosa, pelo Conselho Estratégico do Green Business Week.

• O Professor José Novais Barbosa nasceu no Porto, em 1940. Licenciou-se, em 1963, em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo completado o Doutoramento em Engenharia Civil, em 1969, na mesma Universidade.
  • Em 1964 iniciou a sua carreira académica, vindo a tornar-se, em 1971, Professor Extraordinário e Agregado e em 1979 Professor Catedrático de Hidráulica. Partilhou o cargo de Professor Catedrático, entre 1988 e 1990, com o de Presidente do Conselho Científico da Faculdade. Foi Vice-Reitor, entre 1992 e 1998, e Reitor, de 1998 a 2006, da Universidade do Porto.
  • O Professor José Novais Barbosa exerceu uma intensa actividade profissional como projectista e consultor, foi responsável científico por diversos projectos de investigação nas áreas da Hidráulica, Saneamento Básico e Ambiente. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional, durante cerca de 10 anos, Presidente da Direcção do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade do Porto (1987-1993) e Membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
  • Em 2007 proferiu a sua última lição na FEUP sobre "Hidráulica Geral e Funcionamento das Universidades", tendo sido distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade do Porto.
  • Desde Janeiro de 2007 desempenha as funções de Presidente da Direcção do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, sendo um grande dinamizador do crescimento e desenvolvimento deste projecto.
  • O UPTEC é uma estrutura criada para apoiar a transferência de conhecimento entre a Universidade e o Mercado, constituindo um decisivo instrumento de apoio da Terceira Missão da Universidade do Porto, materializando a valorização do conhecimento no mercado através do apoio ao desenvolvimento de projectos empresariais intensivos em conhecimento. O UPTEC contribuiu para o desenvolvimento de uma economia do conhecimento na Região Norte, promovendo a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa, capaz de atrair centros de inovação de empresas nacionais e internacionais.
  • O Professor José Novais Barbosa é também o coordenador do projecto “Viver a Inovação” da Universidade do Porto, que mereceu o primeiro lugar no concurso “Fomento do Empreendedorismo no Ensino Superior Português”, promovido pela COTEC (Associação Empresarial para a Inovação).
  • Com uma longa carreira académica e com forte ligação ao sector empresarial, a edição de 2017 do Prémio Carreira AcquaLive reconhece mais um vulto de reconhecido mérito na área da Hidráulica e Recursos Hídricos, que muito contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento e a sua transferência dentro e fora da Universidade.

A Parceria Portuguesa para Água, enquanto membro do Conselho Estratégico da Green Business Week congratula-se com a atribuição deste prémio e presta a sua homenagem a uma personalidade de singulares qualidades profissionais e humanas, que muito contribuiu para o desenvolvimento do sector da água.

A cerimónia de atribuição deste Prémio terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, na próxima 5ª feira, dia 16 de Março, culminando os trabalhos da conferência Acqualive. A apresentação do premiado será feita pelo Presidente da PPA – Prof. Francisco Nunes Correia.

Em anexo, enviamos versão actualizada do programa da Conferência, recordando que a participação é livre mas sujeita a prévia inscrição via o site da organização: http://greenbusinessweek.fil.pt/programa-de-eventos/

Data:
14/03/2017