Mensagem de erro

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /usr/users1/dec/dec/public_html/includes/file.phar.inc).
  • Engenharia Civil 
    Projetamos o Futuro

PRÉMIO PROFESSOR JOÃO LOPES PORTO

PRÉMIO PROFESSOR JOÃO LOPES PORTO

Prémio anual a atribuir à melhor dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, ramo de Construções Civis da Faculdade de Engenharia da Universidade Do Porto.

Decidida que foi a criação de um prémio, o nome que o mesmo deveria ter surgiu de forma natural e imediata. O nome de quem acompanhou o crescimento da Secção de Construções Civis durante mais de quatro décadas, partilhando o seu saber, a sua sensatez, a sua visão completa do mundo da engenharia, da ciência, da sociedade, do país. A pessoa que sempre tinha a interrogação ideal para que as decisões fossem mais acertadas; que sempre partilhava as suas experiências quando considerava que poderiam ser úteis para o grupo e para a Faculdade; que nunca recusava contribuir com a sua parte em alturas de maior esforço, mesmo que a senioridade lhe pudesse dar um indiscutível direito de se escusar. A pessoa que tinha a sua porta sempre aberta e a atenção disponível, para um estudante, para um colega, para quem fosse. Uma das referências mais marcantes do que, hoje, é a Secção de Construções Civis. O Prémio tinha de ter o nome do Professor João Lopes Porto.

 

Consulte aqui o regulamento.

 

JOÃO LOPES PORTO, breve nota biográfica

Nasceu a 24 de Janeiro de 1941, na freguesia da Sé Nova, em Coimbra. 
Foi aluno distinto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo concluído a Licenciatura em Engenharia Civil com a classificação de 17 valores.

Em 1964, foi nomeado Assistente Extraordinário desta Faculdade, tendo passado à categoria de 2º Assistente em Abril de 1965. Em 1990, passou à categoria de Professor Associado Convidado e em 2010, à de Professor Catedrático Convidado.

O Professor João Lopes Porto teve um percurso de grande relevância, quer na Universidade, quer no desempenho de múltiplas funções de serviço público. Foi Deputado da Assembleia da República de 1976 a 1985, Secretário de Estado das Obras Públicas em 1978, Ministro da Habitação e Obras Públicas, de Janeiro de 1980 a Janeiro de 1981, e Diretor Geral da empresa “Metro do Porto, S.A.” desde a sua fundação em 1994 até 2000.

Ao longo de vários anos, foi responsável, no Departamento de Engenharia Civil da FEUP, pela regência de quase uma dezena de disciplinas em cursos de Mestrado e Licenciatura, na área de Construções Civis. Salienta-se a disciplina de Segurança Contra Incêndios em Edifícios da qual foi o primeiro regente.
Teve uma actividade intensa na Ordem dos Engenheiros onde desempenhou vários cargos, nomeadamente: membro da Comissão de Acreditação de Cursos em Engenharia Civil; Presidente da Mesa da Assembleia Regional e membro do CAC. Foi ainda Membro Conselheiro e Especialista em Engenharia de Segurança.

Foi autor de diversas publicações em áreas da Engenharia Civil, sendo de salientar a sua reflexão sobre a Regulamentação Portuguesa de Segurança Contra Incêndios, na sequência da sua participação no grupo de trabalho que elaborou essa regulamentação.

A sua capacidade de comunicação e amabilidade no contacto com os estudantes ainda hoje é reconhecida por todos. O seu excepcional desempenho em todas as suas múltiplas funções, as suas invulgares qualidades de professor e toda sua carreira demonstraram uma inexcedível dedicação à FEUP.
Faleceu a 23 de Abril de 2014.
 

 

Data: 
16/06/2015